Faculdades de Jornalismo no Estado de SP

O jornalista é o profissional da notícia, pois ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão. Ele precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens.

Para a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o jornalista tem uma grande responsabilidade já que, ele atua como um agente de mediação social, que se sobrepõe aos aspectos técnicos e práticos de suas atividades. Por isso, o curso investe numa sólida formação social, ética e humanística, com disciplinas que contextualizam os fatos socioculturais e a evolução do pensamento, assim como os aspectos históricos, éticos, políticos, estéticos e técnicos do jornalismo, criando subsídios para o desenvolvimento do espírito crítico do profissional e propiciando aos alunos conhecimentos específicos e profundos dentro da área de estudo.

O curso de jornalismo na universidade presbiteriana Mackenzie é regido por regime Letivo semestral, duração mínima de 8 semestres e duração máxima de 12 semestres com períodos de 1ª à 4ª Etapa vespertino e 5ª à 8ª etapa matutino. Para saber mais sobre a universidade entre no link:  http://www.mackenzie.br/jornalismo.html.

A Unesp também possui curso de Jornalismo em Sp oferecendo anualmente no vestibular 40 vagas no período diurno e 50 vagas no período noturno. A carga horária do curso corresponde a 2.880 horas/aula, com duração mínima de 4 anos e máxima de sete. A relação candidato/vaga do Curso nos últimos vestibulares da Unesp está disponível no endereço eletrônico www.vunesp.com.br.

O curso de jornalismo da Univap, reconhecido pelo MEC, foi criado em 1997 com objetivo de formar profissionais para o mercado de trabalho regional e nacional. A maior parte dos alunos já atua como estagiários nos veículos de comunicação, assessorias de imprensa e agências, sendo que muitos alunos formados pelo curso de jornalismo da Univap ocupam posições de destaque em veículos de imprensa e emissoras de TV locais e nacionais. A carga horária mínima do curso é de 2.700 horas e você sai com habilitação em Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo. Para saber mais entre no link:  http://www.univap.br/graduacao/fcsac/jorna/fcsac_jorna.php e confira.

As Faculdades Integradas Rio Branco são mais uma iniciativa da Fundação de Rotarianos de São Paulo, entidade sem fins lucrativos e criada em 1946 por associados do Rotary Club São Paulo, também oferece curso de jornalismo. A proposta básica das Faculdades Integradas Rio Branco partiu do conceito de que a formação do profissional deve ser projetada para quando ele efetivamente assumir suas responsabilidades. Em outras palavras, eles preparam o profissional para além das realidades de hoje, para o cenário do futuro. Se você ficou interessado na metodologia da faculdade entre no site: www.riobrancofac.edu.br e confira de perto as diversas possibilidades de investir no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *