Formação Pedagógica EAD – Cursos Para Professores

A formação pedagógica é uma necessidade para qualquer educador, afinal, ele precisa dominar os métodos de ensino para transmitir conhecimentos aos alunos. Independente da disciplina lecionada ou perfil do alunado, o professor deve possuir uma base pedagógica forte para realmente cumprir o papel de educar.

Várias instituições de ensino superior já promovem o curso de formação pedagógica a distância para tornar o currículo do professor ainda mais completo. O Governo tem incentivado os projetos de capacitação gratuita e investido nos pólos de apoio ao sistema EAD para levar a formação pedagógica a professores de todo o Brasil.

O embasamento pedagógico é a chave para formar um bom profissional na área da educação, capaz de apresentar conhecimentos e propor atividades que estimulem os alunos. Como o curso se apresenta na maioria das vezes no formato a distância, as instituições apostam num material didático moderno para as aulas e uma tutoria pronta para esclarecer todas as dúvidas.

A formação pedagógica EAD melhora não só a qualidade das aulas, mas também serve de título de especialização para que o professor mude de cargo dentro do contexto da educação (assumindo a função de coordenador ou diretor). Antes de se submeter à formação complementar, é importante que os professores conheçam o curso e a entidade de ensino com detalhes.

A UAB (Universidade Aberta do Brasil) mantém parceria com as principais instituições de Ensino Superior do país para prover vários cursos à distância, inclusive aqueles voltados para a formação pedagógica. A proposta da UAB também tem como objetivo a inclusão acadêmica, levando os cursos de graduação em lugares onde não há universidades (como as cidades interioranas do nordeste). Dessa forma, o sistema EAD é a melhor forma de capacitar professores e melhorar a qualidade da Educação no Brasil.

Na modalidade de Formação Pedagógica, a UAB promove os cursos de Artes Visuais (UNIVASF) e Ciências Pedagógicas (UNIVASF). No contexto educacional, ainda existem outros cursos gratuitos para professores, como: Educação para Diversidade, Mídias na Educação e Produção de Material Didático. A maioria dos cursos de embasamento pedagógicos corresponde a especialização, exceto as licenciaturas que capacitam o aluno a ensinar uma dada disciplina.

Instituições particulares de Ensino Superior também promovem a formação pedagógica à distância por preços acessíveis, sendo um programa de extensão universitária ou pós. A UNITAU e Ulbra são entidades que se enquadram nesse perfil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *