Graduação em Enfermagem à Distância

11 de agosto de 2016

Graduação em Enfermagem à Distância existe? – Esta é uma pergunta feita por muitas pessoas que desejam construir carreira na área de saúde. A dúvida vem se tornando cada vez mais frequente diante do avanço do sistema EAD.

Anúncios

Graduação em Enfermagem à Distância. (Foto: Divulgação)

Antes de revelar se existe ou não curso superior de enfermagem EAD, vamos conhecer um pouco sobre a carreira do enfermeiro.

Anúncios

A profissão de enfermeiro

O enfermeiro é responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. Ele presta assistência ao paciente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem.

As vagas de emprego para o enfermeiro estão concentradas principalmente no Sudeste e Sul do país. O salário inicial é de R$ 2.000,00.

Veja também: Escolas Técnicas de Enfermagem em SP

Anúncios

Graduação em Enfermagem à Distância: mito ou verdade?

O curso de graduação em enfermagem tem grande procura em todo o país, sendo responsável pela formação de profissionais que atuam na área de saúde. Apesar do ensino a distância está rompendo barreiras, ainda não existe um curso de nível superior em enfermagem que possa ser realizado 100% através do sistema EAD.

Enfermagem tem muitas disciplinas práticas, por isso não dá para ser totalmente à distância. (Foto: Divulgação)

A faculdade à distância de enfermagem, onde todas as disciplinas são cursadas em um ambiente virtual de aprendizagem, ainda não existe. O sistema EAD completo também não é realidade em outros cursos da área de saúde, como odontologia, medicina e psicologia. O MEC não aprova a graduação totalmente à distância porque a formação dos profissionais depende muito da prática. O que algumas instituições de ensino superior estão fazendo, no entanto, é apostar em cursos semipresenciais.

A educação semipresencial disponibiliza material de estudos em uma plataforma online, mas também exige que os alunos compareçam aos encontros nos polos presenciais para realizar atividades práticas e avaliações.

Algumas universidades já estão investindo no curso semipresencial de enfermagem, como é o caso da Estácio de Sá. A graduação é composta por 10 períodos, totalizando assim duração de 5 anos.

A Estácio tem um curso semipresencial. (Foto: Divulgação)

Entre as disciplinas do curso de enfermagem EAD Estácio, vale destacar: Anatomia, Biologia Celular, História da Enfermagem, Genética, Fisiologia Humana, Ensino Clínico, Patologia, Psicologia da Saúde e Nutrição. Nos dois últimos períodos, o aluno tem disciplinas reservadas para o seu projeto de TCC e precisa cumprir a carga horária de estágio obrigatório.

Cursos à distância de enfermagem

A Graduação em Enfermagem à Distância ainda não existe, mas os profissionais da área podem usar a internet para fazer algum curso de especialização. A UNINTER, por exemplo, oferece um curso de enfermagem do trabalho EAD, com duração de 9 meses de aulas e 3 meses de elaboração de TCC. O investimento é de 18 parcelas de R$ 188,00.

Quem busca cursos online de enfermagem deve conhecer o conteúdo do site Portal Educação, que abrange diferentes temas da área, como Urgência e Emergência, Instrumentador Cirúrgico, Feridas e Curativos, Saúde Coletiva e Anatomia Humana.

Enquanto não há uma Graduação em Enfermagem à Distância completa, aprofunde os seus conhecimentos com cursos online ou com uma pós EAD.

Anúncios

Outros artigos

SESI Petrópolis RJ cursos gratuitos

17 de julho de 2015

SESI Petrópolis RJ cursos gratuitos

SESI Petrópolis RJ cursos gratuitos para o segundo semestre de 2015 estão com as inscrições abertas, atendendo aos jovens e adultos que residem na cidade da região s...

Curso de Panificação Gratuito

6 de março de 2017

Curso de Panificação Gratuito

Em busca de um Curso de Panificação Gratuito? Então saiba que existem várias iniciativas que permitem se profissionalizar gratuitamente nessa área. Nessa matéria, ir...