Inscrições ENCCEJA 2020

O ENCCEJA  é um facilitador da formação do cidadão brasileiro que não teve oportunidade de concluir etapas da Educação Básica de Nível Médio e Ensino Fundamental na idade certa, é uma prova realizada todos os anos onde os candidatos são aprovados por competências ou matérias.

O Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos foi criado com base no material de estudos do EJA ( Educação de Jovens e Adultos) desta maneira a prova tem as mesmas competências das matérias ministradas nesta modalidade de ensino brasileira, além disso a realização do exame pode ser feita em concomitância as aulas do EJA que podem ser na modalidade presencial ou de educação a distância.

Através do exame ENCCEJA os candidatos podem ser aprovados de duas maneiras total ou parcial que é a aprovação em uma ou mais matérias, é comum os candidatos fazerem o exame ao mesmo tempo que cursam a modalidade EJA de Educação de Jovens e Adultos, desta maneira mesmo que não consigam a aprovação total, o candidato cursa apenas as matérias que faltam para a conclusão do curso de Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

ENCCEJA

Inscrições ENCCEJA 2020

O edital de abertura de inscrição para o ano de 2020 (dois mil e vinte) deve ser publicado em breve, os candidatos que fizeram inscrição no ano de 2019 (dois mil e dezenove) e não comparecerão a prova terão que fazer Justificativa da Ausência na Página do Participante ENCCEJA, o login e senha para acesso a página do participante ENCCEJA é o mesmo cadastrado durante a inscrição do participante.

Os candidatos que já são inscritos poderão fazer nova inscrição através do site do INEP, é necessário informar as matérias aprovadas de exames anteriores, já os candidatos que vão se inscrever pela primeira vez no ENCCEJA 2020 devem entrar na página Inscrições do ENCCEJA , veja o passo a passo:

  1. Digite o endereço do site do INEP (www.inep.gov.br) ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), na “Página Inscrições do ENCCEJA inicie o cadastramento informando o Número do CPF e a data de nascimento clique “Enviar”.
  2. Continue preenchendo todas as informações solicitadas.
  3. Informe qual será a etapa de certificação que deseja concluir total ou parcialmente: Ensino Médio ou Ensino Fundamental.
  4. Escolha uma cidade ou Zona para realização da prova presencial.
  5. Indique uma instituição de ensino, você pode optar por uma escola estadual próxima a sua residência ou a escola onde cursa o EJA, esta instituição será responsável pela emissão do Certificado de Ensino Médio ou Certificado de Ensino Fundamental e respectivo Histórico de Notas do Aluno.
  6. Responda o Questionário Socioeconômico.
  7. Conclua o questionário cadastrando a senha de acesso para a “Página do Participante ENCCEJA”. Boa Sorte na prova!

Documentos Necessários

Os candidato que fizerem a inscrição online devem ter em mãos todos os documentos necessários para agilizar o preenchimento da ficha, também é recomendado que o candidato informe-se sobre as matérias que já está aprovado, a confirmação das informações será realizada após a prova, no caso da aprovação parcial ou total no exame.

No dia da prova o candidato deverá apresentar documento com foto ao aplicador do exame na sala e local que será informado através da Página do Participante ENCCEJA.

Veja, os documentos necessário para inscrição na Página do INEP: CPF, RG, Certificado de Reservista, Certificado de Dispensa de Incorporação, Data de Nascimento e Endereço (separe uma conta de luz , telefone ou águas será necessária a apresentação na data da matricula), os candidatos menores de 18 (dezoito) anos podem apresentar comprovante de residência com nome dos pais.

No dia da prova poderão ser apresentados os seguintes documentos, desde que possua foto: Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, Cédula de Identidade (RG) e Passaporte.

Quem pode participar do ENCCEJA 2020

As provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos são realizadas todos os anos em dois formatos para o Ensino Médio e Ensino Fundamental, os candidatos interessados em participar do exame deve fazer inscrição no site do INEP e possuírem idade de 16 (dezesseis) ou 18 (dezoito) anos completos ou mais.

Para realizar a prova do Ensino Fundamental é necessário 16 (dezesseis) anos completos ou mais, o critério é estabelecido pela legislação brasileira para egresso no EJA de Ensino Fundamental, desta maneira o cidadão com menos de 16 (dezesseis) anos somente poderá concluir esta etapa da educação na Modalidade Básica com grade comum.

O EJA permite que jovens e adultos que não concluíram etapas da educação básica na idade certa obtenha o certificado em menos tempo, bem como a prova ENCCEJA permite aos candidatos a eliminação de matérias, o critério para participar da prova do Ensino Médio ENCCEJA é 18 (dezoito) anos completos.

Os candidatos que não foram alfabetizados na idade certa ou não obtiveram certificação das primeiras séries do Ensino Fundamental, poderão participar de Supletivo com aulas presenciais e outros métodos de ensino promovidos pelo estado, e posteriormente realizar a prova ENCCEJA.

Gabarito ENCCEJA 2020

O gabarito constitui de uma grade com número de questões da prova e a resposta correta para cada uma das alternativas, somente é publicado após a realização do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, no dia da prova o candidato poderá trazer o caderno de questões para a casa com as suas respostas que foram dadas durante o exame.

Geralmente no dia seguinte a realização da prova ENCCEJA na “Página do Participante ENCCEJA” é divulgado os gabaritos da prova, cada matéria tem um gabarito ao todo são quatro gabaritos Ciências Naturais, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Ciências Humanas.

Os candidatos poderão corrigir o gabarito através do Caderno do Aluno, e saber quantas questões acertou, o resultado definitivo deve ser divulgado na “Página do Participante ENCCEJA”, caso o candidato tenha rasuras ou preenchido incorretamente a folha para leitura do computador poderá ser penalizado com cancelamento da questão.

Prova ENCCEJA 2020

A prova ENCCEJA 2020 permanecerá com os mesmo critérios para aprovação das provas realizadas no ano de 2019 (dois mil e dezenove), os candidatos poderão ser aprovados parcialmente ou obter certificação.

Para ser aprovado no ENCCEJA é necessário acerto de 10 (dez) questões em cada prova do total de 30 (trinta) questões, também é necessário nota igual a 5(cinco) na redação para aprovação total e parcial de Língua Portuguesa.

Aprovação Total ou Parcial de Matérias 

  • Língua Portuguesa: Redação Nota 5 (cinco), questões da prova igual a 10 (dez) acertos.
  • Matemática: 10 (dez) acertos questões da prova.
  • Ciências Naturais: 10 (dez) acertos questões da prova.
  • Ciências Humanas: 10 (dez) acertos questões da prova.

Data da Prova ENCCEJA 2020

Sairá em breve edital de publicação das datas de inscrição e realização da prova, os candidatos interessados em realizar o Exame Nacional de Certificação de Competências no ano de 2020 devem aguardar a publicação do edital que sairá em breve com as datas para realização de inscrição e prova do exame.

Como consultar o local da prova ENCCEJA 2020

Os locais para realização da prova ENCCEJA 2020 deverão ser publicados na ” Página do Participante ENCCEJA” após período de inscrição, é necessário ficar atento aos horários e data de realização da prova, calcula-se que cerca de 40% dos inscritos não realizam a prova, por este motivo o INEP planeja cobrar taxa de justificativa para os candidatos ausentes a partir do ano de 2020.

Edital ENCCEJA 2020

O Edital ENCCEJA 2020 poderá ser consultado durante a inscrição no site do INEP, após se inscrever no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos os candidatos terão acesso a todas as informações através da “Página do Participante ENCCEJA” com edital que poderá ser consultado a qualquer momento.

No edital são fornecida informações importantes sobre a prestação da prova, fique atentos a realização da prova compareça no dia e horário marcado munidos com caneta esferográfica de cor azul ou preta, lápis de escrever sem estampa, borracha e documento com foto, não são permitidos atrasos.

Resultados ENCCEJA 2020

Os resultados do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos 2020 devem ser consultados na “Página do Participante ENCCEJA” após a realização da prova, também poderá ser consultado os gabaritos para cada uma das matérias e conteúdos do exame. A consulta e informação sobre resultados é de responsabilidade do candidato que deverá informar a instituição no caso de aprovação parcial de uma ou mais matérias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *