Jovem Aprendiz Correios – Como se inscrever?

erik 25 de fevereiro de 2021 Sem categoria

O Jovem Aprendiz Correios auxilia os garotos e garotas que não possuem experiência profissional a entrarem no mercado de trabalho. Como sabemos, ser contratado quando não se tem experiência é difícil. Logo, ter o auxílio de um programa de inclusão ao mercado de trabalho é importante.

Anúncios

Muitas empresas detestam contratar profissionais inexperientes, por isso o governo teve que criar a Lei de Aprendizagem para que sejam criadas oportunidades para essas pessoas. Pois, se ninguém contratar os jovens, eles nunca vão ter experiência.

Por que trabalhar como Jovem Aprendiz nos Correios?

Não importa qual seu nível de conhecimento ou escolaridade, todos já ouvimos falar de uma instituição brasileira chamada Correios. Pois, essa é uma das maiores empresas do Brasil, e é responsável por fazer a entrega e o envio de correspondências em todo o país.

Anúncios

Logo, o Jovem Aprendiz Correios foi criado pelo nosso governo, com o objetivo de oferecer vagas para os jovens que estão tendo os primeiros contatos com o mercado de trabalho. E querem ter a oportunidade de começar a trabalhar já com o pé direito, entrando em uma das maiores instituições do Brasil.

Não sendo um programa exclusivo dos Correios, o Jovem Aprendiz pode ser utilizado por empresas de médio e grande porte. Conforme foi redigido na Lei de Aprendizagem que exige que parte das vagas dessas empresas sejam destinadas aos “aprendizes”.

Jovens que ainda não conseguiram ter sua primeira oportunidade de emprego encontram no programa Jovem Aprendiz Correios uma oportunidade única de se lançar ao mercado de trabalho. Tendo uma porta de entrada como essa, faz com que ter uma carreira de sucesso seja muito mais fácil.

Anúncios

Quais são os requisitos solicitados para participar do Jovem Aprendiz dos Correios?

Para ser chamado para ser um Jovem Aprendiz Correios é necessário atender os requisitos solicitados pelo programa. Então, caso você realize o cadastro, mas não seja chamado é possível que você não atendeu aos requisitos solicitados.

São diversos os critérios utilizados para a seleção dos indivíduos que vão atuar como Jovem Aprendiz Correios. O objetivo deles é fazer uma melhor distribuição das vagas, dando prioridades aqueles jovens que sejam social ou economicamente mais vulneráveis. Logo, os que precisam da renda do programa para ficarem em melhor estado financeiramente.

Existem diversos requisitos solicitados para participar do Jovem Aprendiz Correios, eles são bem diversos, mas enquadram bem um público-alvo. Enfim, os requisitos solicitados para participar Jovem Aprendiz Correios, são:

  • O candidato precisa ter idade entre 14 e 22 anos;
  • É preciso que você tenha concluído ou esteja cursando o Ensino Médio, os estudantes de escolas públicas são priorizados;
  • O candidato precisa ter disponibilidade para cumprir uma carga horária diária de 4 horas por 5 dias na semana;
  • Não pode ter tido experiência profissional.

Pessoas que cumpram com esses requisitos podem participar do Jovem Aprendiz Correios e desfrutar do salário e benefícios pagos pelo mesmo. A experiência profissional adquirida no processo irá ser bastante importante para conseguir obter outras vagas de emprego no futuro. Visto que você terá trabalhado em uma grande empresa, de renome nacional.

É válido ressaltar que nenhum dos requisitos da lista são negociáveis. Ou seja, caso você não se encaixe em algum deles você não poderá participar do programa. O que acaba excluindo muitas pessoas, mas não há muito o que se fazer.

Curso de Aprendizagem para Jovem Aprendiz Correios

Um dos pontos fundamentais do programa Jovem Aprendiz Correios é que o mesmo não pode ser realizado sem participar de um curso de aprendizagem. Então, aqueles indivíduos que decidirem trabalhar para os Correios deverão realizar algum curso de aprendizagem para jovens.

Esse curso muitas vezes é escolhido pelo próprio Correios, que lhe inscreve em algum curso específico após você ser selecionado. No entanto, nada impede que você mesmo procure uma instituição que oferece o tipo de curso que tem a ver com a vaga de jovem aprendiz que você está concorrendo.

Entre elas existem algumas que possuem vestibulinhos que você pode estudar. As instituições mais famosas por oferecer esse tipo de graduação profissionalizante são o Senai e o CIEE. Contudo, existem diversas outras espalhadas por todo nosso território nacional.

A maioria desses cursos são gratuitos e lhe concedem diplomas após sua conclusão. Por exemplo, os cursos realizados no Senai lhe dão um diploma técnico, já em outras instituições lhe concedem um diploma de aprendiz. Então é tudo questão de ver qual a melhor opção para você.

Como se Inscrever no Jovem Aprendiz Correios

De tempos em tempos o Correios abre seleção para contratar jovens aprendizes. O processo ocorre pela internet através do site oficial dos Correios. As inscrições são gratuitas, o que permite que todo mundo tenha oportunidade de ser selecionado.

Na versão 2020 do programa foi solicitado que os candidatos que participassem dos Programa Bolsa Família, Vira Vida/SESI ou que estivessem em cumprimento de medida de proteção ou medida socioeducativa, informassem a sua situação na ficha de inscrição.

Também foi solicitado que no momento que fosse preenchida a ficha de inscrição que o candidato selecionasse o município no qual queria concorrer a vaga. Assim, como o turno em que realizaria a aprendizagem, caso não informasse seria eliminado da seleção.

Anúncios

Outros artigos

Melhores Cursos Técnicos do Mercado 2010

21 de março de 2010

Melhores Cursos Técnicos do Mercado 2010

Para vocês que pretendem conseguir ótimos empregos, fiquem sabendo que vocês poderão realizar cursos técnicos para que vocês possam ter estudos específicos para ...