Jovem Aprendiz Senac – Oportunidade para você

Jovem Aprendiz Senac – Oportunidade para você

Jovem Aprendiz Senac – Oportunidade para você

erik 16 de março de 2021 Sem categoria

O programa Jovem Aprendiz Senac é um dos meios de levar os mais jovens a terem os primeiros contatos com o mercado de trabalho. Ele busca inserir essas pessoas logo cedo no mercado de trabalho, uma vez que conseguir o primeiro emprego pode ser algo complicado, logo obter ajuda nesse esforço é algo importante.

Anúncios

Normalmente os primeiros empregos que você consegue se dão por pessoas que você conhece, ou seja, por indicação. Mas, nem todas as pessoas possuem conhecidos que podem lhe ajudar a conseguir o primeiro emprego. Logo, ter auxílio de um programa como o Jovem Aprendiz Senac é uma excelente alternativa.

jovem aprendiz seac

Anúncios

O que é o Jovem Aprendiz?

O Jovem Aprendiz é um programa que nasceu devido à Lei da Aprendizagem, que é um decreto que é válido em todo território nacional. Ele faz com que seja obrigatório que as empresas de médio e grande porte, ou seja acima de 5 funcionários, reservem vagas para a contratação de 5% a 15% de empregados que sejam caracterizados como aprendiz.

Isso faz com que seja legal o trabalho de menores de idade. Além de incentivar que sejam contratados pessoas com esse perfil, o que ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens contratados. Sendo uma medida importante, visto que o primeiro emprego costuma ser algo difícil de conseguir.

Em suma, as empresas que aderem a essa lei realizam contratações conforme a disponibilidade em seu quadro de funcionários. Pagando a esses indivíduos os benefícios impostos pelo decreto, e ajudando o mesmo a desenvolver conhecimentos teóricos úteis para função.

Anúncios

Conheça melhor o Senac

Senac é uma sigla para Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Essa instituição é privada, no entanto, não possui fins lucrativos. Logo, a mesma funciona como uma espécie de escola para formar jovens profissionais. Que são preparados principalmente para atuar em áreas como: comércio de bens, serviços e turismo.

Possuindo unidades em mais de 2200 cidades, o Senac é uma instituição muito reconhecida nacionalmente. Aliás, sua infraestrutura permite que forme milhares de alunos todos os anos, que estão prontos para se tornarem profissionais de sucesso.

Os cursos oferecidos pela instituição são bem variados. Indo de cursos de nível básico com workshops e palestras. Até cursos de nível técnico, com graduação e pós graduação. Essa variedade é uma marca interessante da instituição e beneficia muitos os alunos, com as diferentes possibilidades.

Além disso, eles também possuem o Jovem Aprendiz Senac que permite que os jovens e adolescentes tenham o seu primeiro contato com o mercado de trabalho. Sendo essa uma boa alternativa para aquelas pessoas que precisam de auxílio para conseguir seu primeiro emprego.

Como funciona o Jovem Aprendiz Senac

Sendo uma das principais instituições de ensino profissionalizante no Brasil, o Senac não poderia ficar de fora de um programa que auxilia os jovens profissionais a aderirem ao mercado de trabalho. Porque durante os seus mais de 70 anos de existência, o Senac já contribuiu muito com a formação profissional de milhões de brasileiros.

O que acontece é que segundo a Lei Aprendiz Legal, as empresas de médio e grande porte devem contratar jovens de 14 a 24 anos de idade e oferecer a eles cursos para capacitá-los profissionalmente. Assim, sendo o Senac uma das primeiras instituições de ensino profissionalizante, muitas empresas oferecem os cursos do jovem aprendiz através dela.

No entanto, a área de atuação do Jovem Aprendiz Senac irá variar conforme a empresa parceira que você irá atuar. A instituição possui uma grande quantidade de opções de cursos para diferentes áreas, como:

  • Gastronomia;
  • Comercial;
  • Saúde;
  • Vendas;
  • Hotelaria;
  • Finança;
  • Administrativa;
  • Entre outros.

Quando se é contratado como Jovem Aprendiz Senac você passa a receber um salário, assim como os benefícios trabalhistas. E nesse caso também receberá um curso de capacitação profissional no Senac. Em relação ao contrato, ele é de 2 anos e não pode ser estendido.

Em suma, existem documentos necessários para realizar as inscrições no Jovem Aprendiz Senac, como: RG e Declaração original da escola. Não havendo necessidade de muita documentação o processo é bem simples e é algo que vale a pena.

Requisitos para ser um Jovem Aprendiz do Senac

De fato, como para tudo na vida existem exigências para ser um Jovem Aprendiz Senac, são solicitados alguns requisitos para limitar a quantidade de pessoas. Além de ser para destinar as vagas para o público-alvo buscado pelo programa. Assim, as exigências impostas pelo programa Aprendiz Legal, são as seguintes:

  • Ter idade entre 14 a 24 anos;
  • Possuir disponibilidade para cumprir a jornada de trabalho imposta pela empresa, sem que essa jornada prejudique os seus estudos;
  • Estar devidamente matriculado no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio ou ter concluído os estudos recentemente;
  • Não ter trabalhado com carteira assinada anteriormente.

O programa tem um maior foco no público mais jovem que está tendo os primeiros contatos com o mercado de trabalho. Por isso, os requisitos limitam as vagas do programa para esse público, logo os requisitos impostos tem somente esse sentido. Atender preferencialmente aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de serem empregadas.

Benefícios de trabalhar como Jovem Aprendiz

Quem trabalha como Jovem Aprendiz Senac conta com vários benefícios trabalhistas. Que lhe permite ter mais dinheiro no seu dia a dia e uma melhor saúde financeira. Desse modo, os benefícios são diversos como:

  • Assistência médica e odontológica;
  • Férias remuneradas;
  • Vale-alimentação;
  • Vale-transporte;
  • Salário de acordo com a jornada de trabalho;
  • FGTS;
  • 13º salário.

São todos benefícios que um trabalhador normal possui, logo é justo. Uma vez que o programa quer lhe introduzir ao mercado de trabalho é importante que você também receba a porta boa de trabalhar que é o dinheiro recebido.

Inscrições Jovem Aprendiz Senac

Para participar do Jovem Aprendiz Senac, inicialmente você deve fazer a inscrição no site da empresa que está oferecendo a vaga de jovem aprendiz. Eles irão exigir diversos documentos para comprovar a sua situação como:

  • RG e CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado Escolar;
  • Comprovante de Residência.

Depois que você for contratado como jovem aprendiz, você poderá escolher um curso de capacitação profissional no site do Senac da sua região. Por vezes, pode ser que o processo seja realizado pela própria empresa que o contratou. Basta somente combinar tudo certinho com eles.

Anúncios

Outros artigos

Curso De Sushi E Sashimi

28 de outubro de 2010

Curso De Sushi E Sashimi

As pessoas que desejam se profissionalizar na área de culinária japonesa devem se submeter ao curso de sushi e sashimi. Esta formação é consistente e ensino os a...

Cursos De Graduação Uninove

3 de março de 2011

Cursos De Graduação Uninove

Fundada há mais de 50 anos, a Universidade Nove de Julho (UNINOVE) se destaca na área de ensino superior como uma instituição conceituada, moderna e compromissad...