Jovem Aprendiz Senai esta com vagas abertas

A primeira vez que ouvimos falar do programa Jovem Aprendiz, foi quando o mesmo foi criado pela Eletrobrás. Com esse programa eles tentavam buscar profissionais qualificados para a empresa, refinando os mesmos desde jovens. Enquanto isso, o Jovem Aprendiz Senai surgiu somente em 2005.

Anúncios

Desde seu lançamento, o programa já ajudou mais de 75 mil jovens profissionais a conseguirem empregos, ainda cedo. Basicamente esses números representam que a cada ano pelo menos 5 mil jovens são contratados para o programa.

Quem faz parte do Jovem Aprendiz Senai está compondo um grupo seleto de indivíduos que participam de um eficiente programa de colocação profissional. Junto ao Sesc e ao Senac, o Senai compõem a trindade que mais forma profissionais técnicos no Brasil.

Anúncios

E o melhor de tudo é quando eles participam do Jovem Aprendiz Senai e podem aprimorar os conhecimentos técnicos-profissionais que receberam. Se tornando assim um profissional do mais alto nível.

Sobre o Programa Jovem Aprendiz Senai

Dos 75 mil jovens aprendizes citados anteriormente cerca de 20 mil deles conseguiram ter suas carteiras assinadas depois do programa. Isso é um número fantástico que mostra como esse programa Jovem Aprendiz Senai está no caminho certo.

É válido ressaltar que dentro desses 20 mil só foram contabilizados os profissionais contratados pela mesma empresa onde realizaram o programa. Mas, obviamente os demais também devem ter conseguido emprego em outros locais.

Anúncios

Por essa alta taxa de contratação que tantos jovens desejam fazer parte do programa Jovem Aprendiz Senai. Pois, todos sabemos que começar uma carreira profissional é complicado, afinal sempre exigem experiência para as mais diversas vagas. E quando se é o jovem não temos a experiência requerida.

Mas, quando você participa do Jovem Aprendiz no Senai, que é uma grande instituição, a situação fica melhor. Pois, você estará atuando juntamente a uma organização de porte nacional.

Requisitos para participar do Jovem Aprendiz Senai

São exigidas algumas coisas para quem quer participar do Jovem Aprendiz Senai, pois o programa é para um público específico. Logo, são colocadas restrições para somente esse público participar.

É exigido pelo Jovem Aprendiz Senai que o participante tenha obrigatoriamente entre 14 e 24 anos de idade. Também é válido ressaltar que quem possui carteira assinada ou já tenha assinado também não pode participar do Jovem Aprendiz Senai, pois obrigatoriamente tem que ser o seu primeiro emprego.

Outro ponto fundamental exigido é o que o mesmo ainda deve estar estudando ou já ter concluído pelo menos o ensino médio. Essa questão se aplica aos alunos que ainda estão dentro da faixa etária escolar obrigatória.

Esse fator não é imposto pela lei, no entanto, é uma determinação realizada pelo próprio Senai. O que está na lei de número 10.097/2000, juntamente com o decreto Federal nº 5.598/2005, é somente sobre a determinação dos jovens aprendizes.

Mais exatamente determina que empresas de médio e grande porte devem possuir uma certa porcentagem de vagas para “jovens aprendizes”, seja ele em trabalho ou em estágio. E também que obrigatoriamente os mesmos devem dispor de alguma função dentro da empresa.

Benefícios do Jovem Aprendiz

Existem muitos motivos para o Jovem Aprendiz Senai ser um cargo tão pretendido pelas pessoas, e os benefícios que o mesmo oferece é um desses motivos. Além de ganhar uma larga experiência profissional ao se atuar trabalhando como Jovem Aprendiz Senai, você ainda conta com benefícios trabalhistas, como:

  • Férias Remuneradas e Coincidentes com as Escolares;
  • Curso de Capacitação e Formação Profissional;
  • Carteira de Trabalho Assinada;
  • Salário Mínimo/hora;
  • Vale-Transporte;
  • 13º Salário.

As bonificações do Jovem Aprendiz Senai são semelhantes às de um funcionário normal de uma empresa. Afinal, o grande objetivo desse programa é inserir jovens e prepará-los para o mercado profissional. Por isso, é importante pagar a eles também a parte boa de ser um assalariado.

Quais são os deveres de um candidato?

Quem quiser ser um Jovem Aprendiz Senai precisa possuir pelo menos de 4 a 6 horas diárias livres para realizar o trabalho proposto pela empresa. No entanto, se o candidato à vaga já tiver concluído o ensino básico ele poderá ter uma jornada maior de trabalho, podendo chegar até as 8 horas diárias.

Em relação ao período de trabalho é feito de uma forma que visa acima de tudo não atrapalhar os estudos do aluno. Fazendo com que o trabalho permita ela cursar tranquilamente o currículo acadêmico.

Para isso é necessário que exista uma compatibilidade consensual entre os turnos que ele irá trabalhar e os escolares. Outro ponto exigido para o Jovem Aprendiz Senai é que o mesmo precisa possuir noções minimamente básicas do Pacote Microsoft Office. Ou seja, Word, Excel e Power Point.

Mas, apesar de requerer esse conhecimento, não é solicitado nenhuma experiência profissional. Afinal, não faria sentido já que o foco principal do programa é conceder ao indivíduo a primeira vaga de emprego.

Portadores de Necessidades Especiais

É bastante comum que quando lançados editais para Jovem Aprendiz Senai algumas vagas sejam para pessoas portadores de necessidades especiais. Isso se reflete nos número de pessoas com essas condições que já ingressaram ao programa, que chega a 20 mil.

O Senai também oferece cursos únicos e formas de ensino exclusivas que foram aprimorados para a classe especial de alunos. Pois, o Senai acredita que todos devem ser ajudados para lutarem com condições iguais por suas vagas de trabalho.

Como fazer a inscrição?

Você pode realizar a inscrição para o programa em todas as cidades que contam com a empresa. No entanto, isso é feito através da própria unidade. Pois, como existem muitas unidades por todo país, fazer um site geral para cuidar disso geraria muito esforço.

Então o método mais fácil é acessar o site oficial do Senai, descer a página e pesquisar pela a unidade mais próxima de você. Para que assim você possa se deslocar até a mesma e solicitar para participar do Jovem Aprendiz Senai.

Se quiser você também pode realizar cursos diferenciados de aprendizagem industrial, que podem ser consultados através do site oficial do Senai. Sendo essa uma boa alternativa para se qualificar, caso não consiga ser aprovado no Jovem Aprendiz Senai.

Anúncios

Add a Comment