Lista de cursos gratuitos Pronatec 2013: saiba mais

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com inscrições abertas em todo o Brasil. O objetivo da inciativa é ocupar 2,3 milhões de vagas disponíveis para a educação profissional. As oportunidades estão distribuídas entre cursos técnicos, formação inicial e continuada.

O Pronatec facilita o acesso ao ensino profissionalizante. (Foto:Divulgação)

As pessoas que estão interessadas em fazer um curso profissionalizante gratuito devem acessar o site oficial do Pronatec e efetuar a inscrição online. O formulário requer dados pessoais e de contato para que o candidato possa ser notificado futuramente.

Saiba mais: Pronatec 2013 inscrições online

Lista de cursos ofertados Pronatec

No site do Pronatec é possível encontrar uma relação de todos os cursos gratuitos oferecidos pelo programa, separados por áreas. Os eixos tecnológicos são: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Veja a seguir alguns dos principais cursos:

Ensino técnico

CuidadoR de idosos, necropsia, prótese dentária, radiologia, meio ambiente, massoterapia, farmácia, estética, eletrônica, petroquímica, mecânica, soldagem, secretaria escolar, alimentação escolar, administração, comércio, logística, serviços jurídicos, computação gráfica, contabilidade, transporte, saneamento, desenho militar, forças especiais, panificação, agroindústria, artesanato, design, paisagismo, processos gráficos, móveis, têxtil, agronegócio, eventos, segurança no trabalho, cozinha, entre muitos outros.

Os cursos pertencem as modalidades de Ensino Técnico e FIC (Formação Inicial e Continuada). (Foto:Divulgação)

FIC – Formação Inicial e Continuada

Agente comunitário de saúde, atendente de nutrição, cabeleireiro, massagista, depiladora, cuidador de idoso, desenhista mecânico, eletricista, montador, mecânico, pintor de automóveis, auxiliar de secretaria escolar, inspetor escolar, almoxarife, recepcionista, auxiliar administrativo, vendedor, barista, chapista, churrasqueiro, salgadeiro, garçom, operador de computador, administrador de banco de dados, programador de web, carpinteiro, frentista, montador de móveis, jardineiro, vidraceiro, pedreiro, açougueiro, produtor de cerveja, padeiro, alfaiate, dublador, ilustrador, vitrinista, sonoplasta, fotógrafo, florista, editor gráfico, costureiro, entre muitos outros.

Para conferir a lista completa de cursos Pronatec 2013 e detalhes sobre cada formação profissional, acesse o site oficial.

Sobre o Pronatec

O Pronatec foi criado em 2011 pelo Governo Federal. (Foto:Divulgação)

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino profissionalizante entre os brasileiros. Os cursos gratuitos do programa são ministrados em institutos federais, centros federais e entidades do sistema S (Senai e Senac, por exemplo).

Em seu primeiro ano de existência, o Pronatec atendeu mais de 2,5 milhões de brasileiros. Até 2014, o programa espera concretizar o seu objetivo de oferecer educação profissional para 8 milhões de estudantes e trabalhadores.

Veja também: Cursos Pronatec Copa: informações, inscrições

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0