Matrícula Fácil 2020

O Matrícula Fácil 2020 é uma maneira de estudantes do estado do Rio de Janeiro podem contar para estudarem todos os anos. Através desse programa, são distribuídas as vagas e oportunidades do ensino fundamental e médio das escolas estaduais, para que assim todos os jovens tenham acesso à educação e possam terminar seus estudos.

Ele é um programa voltado somente para o estado do Rio de Janeiro e abre suas inscrições todos os anos, no final do ano. Todos os anos, os alunos matriculados nas escolas estaduais precisam participar do programa para garantir sua vaga no ano seguinte, de modo contrário podem ter que sair da escola.

Tudo pode ser feito pela internet de modo muito simples e rápido, basta seguir todas as instruções. A seguir, veja como funciona o Matrícula Fácil 2020.

Como funciona o Matrícula Fácil 2020

O Matrícula Fácil foi criado para acelerar o procedimento de efetivar matrículas nas escolas todos os anos. Essa é uma ação muito importante e que os estudantes devem fazer anualmente, como a renovação da matrícula, para garantirem a vaga na escola. Antigamente, tudo isso era feito presencialmente, o que fazia com que as escolas ficassem cheias de pessoas e de filas enormes.

Agora tudo pode ser feito online em simples passos que você consegue fazer sozinho e sem dificuldade. Foi criado também para garantir ainda mais que pais e responsáveis possam garantir as oportunidades e vagas de seus filhos nas escolas estaduais do Rio de Janeiro.

O portal por onde tudo é realizado, é extremamente intuitivo e simples de mexer. Você encontra todas as informações que busca rapidamente e logo na página inicial, sem nenhuma informação ficando escondida. E caso tenha dúvidas, pode acessar uma página com todas as dúvidas frequentes.

Quando começam as inscrições?

As inscrições para o Matrícula Fácil 2020 são realizadas pela internet e abrem no final de cada ano, mais basicamente a partir de outubro ou novembro todos os anos eles já começam a divulgar as informações e abrem as vagas para que os alunos possam garantir a vaga no próximo ano.

As matrículas tendem a ir até dezembro, no máximo, mas caso alguém não efetive a mesma na escola, ela volta para o sistema e assim mais pessoas podem participar. É bom ficar de olho no site para saber exatamente quando for possível participar, eles divulgam todas essas informações.

Lista de Escolas

Há uma série de escolas estaduais do Rio de Janeiro que fazem parte do programa e permitem que seus alunos realizem a matrícula pelo portal. Quando as inscrições estão abertas, o portal disponibiliza uma página onde você pode conferir a lista completa de escolas participantes. No entanto, quando o período de inscrição termina, essa informação sai do site.

Ainda assim, é possível ter uma boa noção de quais escolas estaduais usam o Matrícula Fácil. Caso você queira saber se a sua escola usa o sistema, basta ir até a diretoria e pedir pela informação. Basicamente e de modo geral, todas as escolas estaduais participam, mas há algumas exceções.

Você pode aguardar o período de inscrição ser anunciado e então acessar o site e simular a sua inscrição para conferir as escolas. Depois, caso encontre a que deseja, pode de fato fazer sua matrícula e garantir que você estude no próximo ano.

Como fazer transferência de Escola?

O Matrícula Fácil 2020 também permite que os estudantes interessados façam transferência de escola em dois casos. A inscrição de continuidade, como é chamada, é o aluno que já está matriculado em uma escola, mas que não oferta o próximo ano, então ele precisa ser encaminhado para outra escola que ofereça o ano/série que irá realizar para que possa continuar seus estudos.

Além disso, é possível também fazer a transferência por interesse próprio, que são os alunos já matriculados em uma escola e que desejam se transferir para outra no próximo ano. Tudo isso pode ser feito pelo portal, na hora de se matricular, você só informa seus dados e o tipo de matrícula desejada. É claro, nesse caso, deverá também escolher a escola para a qual deseja se transferir. No entanto, tudo é feito rapidamente e sem complicação.

Tipos de matrículas no Matrícula Fácil 2020

O Matrícula Fácil 2020 disponibiliza para os estudantes e seus responsáveis alguns diferentes tipos de matrículas, dependendo de sua necessidade. O Matrícula Fácil disponibiliza essas opções de matrículas e você pode selecionar aquela que desejar no site.

A matrícula de renovação é aquela para alunos já matriculados que precisam renovar sua matrícula para que possam continuar estudando na mesma escola. A inscrição de continuidade é aquela que já mencionamos, quando o aluno já possui uma matrícula, mas precisa ser encaminhado para outra escola, pois a que está atualmente não possui o ano/sério que irá no ano seguinte.

Pense bem na hora de ir se matricular para ver qual modalidade atende melhor suas necessidades.

Como se inscrever no Matrícula Fácil 2020

As inscrições para o Matrícula Fácil 2020 são realizadas somente pela internet, no próprio site da plataforma. Você deve acessar o site http://www.matriculafacil.rj.gov.br/  para conferir todas as informações, inclusive o período de inscrição. A 1ª fase do Matrícula Fácil 2020 já se encerrou, com as inscrições indo até 4 de dezembro.

Quando as inscrições estiverem abertas, você deve preencher todos os seus dados pessoais que são solicitados, assim como fazer a identificação do seu responsável. Preencha o restante do formulário com os dados do aluno e da escola desejada, assim como o tipo de matrícula desejada. É possível também definir alguns detalhes sobre a vaga.

Encerre o procedimento e agora basta aguardar o período de inscrição se encerrar e a seleção acontecer. O Matrícula Fácil entra em contato com todos os selecionados pelos meios de contato que forem informados no formulário. Por isso, certifique que você colocou dados verdadeiros e corretos, para não correr o risco de perder a vaga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *