Matrícula Fácil Ensino Fundamental 2020

Se você é estudante do estado do Rio de Janeiro, já deve saber como as escolas tendem a encher no fim de ano com os pais e responsáveis querendo renovar a matrícula de seus filhos para o ano seguinte. Isso, na verdade, é comum no país inteiro, apesar de ser mais intenso nas grandes cidades.

Para tentar amenizar esse tipo de filas ainda mais no fim de ano, o governo do estado do Rio de Janeiro criou o Matrícula Fácil há alguns anos. O Matrícula Fácil, atualmente, é uma das únicas maneiras aceitas de fazer matrícula em escolas estaduais do Rio, por isso quem ainda não conhece, deve buscar saber todas as informações sobre como participar para não perder nenhuma oportunidade. A seguir, veja como usar o Matrícula Fácil para o ensino fundamental. Confira!

Como funciona o Matrícula Fácil

O Matrícula Fácil é uma plataforma online que aglomera as oportunidades de grande maioria das escolas estaduais de ensino fundamental, médio e EJA do estado do Rio de Janeiro. As escolas parceiras disponibilizam suas vagas no sistema e os alunos e/ou responsáveis efetuam a matrícula, sendo que todos os anos há duas fases, além das listas de espera e também dos tipos de matrícula que são disponibilizados. Por exemplo, caso você queira se transferir de escola, é possível.

Em poucos dias após o encerramento das inscrições, o sistema libera a lista de selecionados que devem ir até a escola para efetivarem a matrícula. Enquanto isso, os demais podem se inscrever na lista de espera para que sejam chamados caso alguma vaga libere. O programa começa a ser realizado no mês de novembro, onde ocorre geralmente o período de renovação.

Oportunidades do Matrícula Fácil

Através do Matrícula Fácil é possível garantir oportunidades para várias séries e anos do ensino fundamental e médio. O sistema é recheado de escolas do ensino fundamental que oferecem do 6º ao 9º ano, no formato regular e no formato EJA.

Quando o assunto é ensino médio, há oportunidades para fazê-lo de forma regular, através do EJA, modelo Inovador, Técnico em Administração ou ainda Curso Normal. Cada uma das oportunidades possui algumas características diferentes, por isso não deixe de conferir no site e ver qual é a melhor opção para você e seus objetivos.

Fases do Matrícula Fácil

O Matrícula Fácil é composto por duas fases e elas acontecem uma após a outra, todos os anos. A primeira fase é online e através dela é possível realizar a pré-matrícula do aluno, reservando assim sua vaga na instituição desejada. Já a segunda fase é destinada somente para os estudantes que não conseguiram se inscrever na primeira fase ou que se inscreveram, mas não foram na instituição para efetivar a matrícula.

Os alunos que participam da segunda fase, devem seguir então as mesmas instruções para que possam ir se matricular na instituição e garantir seus estudos. Sendo assim, somente a 1ª fase é online, sendo que a 2ª fase consiste em ir até a instituição com os documentos para se matricular de fato.

Calendário do Matrícula Fácil

Todos os que desejam participar do Matrícula Fácil devem acompanhar o calendário pela internet. Esse calendário é atualizado todos os anos por meio de outubro, um mês antes da fase de renovação iniciar. Com esse calendário é possível ficar por dentro de todas as etapas e do período de duração delas, assim como de outros detalhes.

A fase de renovação da matrícula é sempre no início de novembro, por isso se esse é o seu objetivo no próximo ano, fique atento. A primeira fase aconteceu de 5 de novembro a 4 de dezembro, mas a lista com o nome dos selecionados ainda não foi divulgada pela plataforma, isso está programado para o dia 20 desse mês. Os selecionados poderão efetivar a matrícula no início de janeiro nas escolas e depois inicia-se a 2ª fase.

Recomendamos que você acompanhe o calendário direto pelo site do Matrícula Fácil, onde há mais detalhes e informações mais concisas. O site é muito simples e você encontra a opção de “Calendário” no menu, juntamente das demais opções.

Como se inscrever no Matrícula Fácil

A inscrição para o Matrícula Fácil acontece online, pelo site http://www.matriculafacil.rj.gov.br/.  Quando o período da 1ª fase estiver aberto, você deve clicar na opção para se inscrever e preencher todos os seus dados pessoais. No caso de alunos menores de idade, são os pais ou responsáveis que devem efetuar a inscrição.

Preencha todos os detalhes e as informações solicitadas, escolha o ano/série, a instituição e os detalhes da vaga. Termine e envie. Agora você deve aguardar a 1ª fase terminar e o sistema liberar a lista de selecionados. Enquanto isso, já pode ir reunindo seus documentos pessoais que serão solicitados na escola, para que seja possível efetivar sua matrícula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *