Matrícula Fácil Ensino Médio RJ 2020

A Matrícula Fácil 2020 é um sistema desenvolvido pelo governo do estado do Rio de Janeiro para simplificar e tornar mais rápida a realização das matrículas dos estudantes da rede estadual de ensino. Todos os anos, os pais e responsáveis precisam refazer a matrícula do estudante nas escolas para garantir a vaga no ano seguinte. Se isso não é feito, o estudante precisa buscar outra escola.

Durante muitos anos esses procedimentos foram realizados nas próprias escolas, mas sempre causou muito tumulto e filas enormes. Agora, tudo ficou mais fácil e prático. Em poucos minutos você refaz a matrícula do seu filho ou o matricula em uma nova instituição e o melhor, tudo de graça. A seguir, veja como funciona.

Como funciona o Matrícula Fácil

O Matrícula Fácil é uma plataforma onde as escolas estaduais de ensino fundamental e médio disponibilizam suas vagas para que os estudantes possam atualizar a matrícula ou se matricularem pela primeira vez. Pelo site, você pode acompanhar todos os detalhes e inclusive conferir a lista de escolas.

Há muitas escolas de ensino médio do estado do Rio de Janeiro que utilizam da plataforma, por isso caso você queira ingressar em uma, deve ficar de olho e participar quando for possível. Depois de se cadastrar, tudo o que deve ser feito é aguardar a seleção. Os alunos que forem aprovados, devem comparecer então na própria instituição para efetivarem a matrícula e garantirem seus estudos no próximo ano.

Calendário Matrícula Fácil 2020

Todos os anos o Matrícula Fácil divulga um novo calendário com as datas de todas as etapas que serão realizadas. É importante acompanhar esse calendário, assim você saberá os prazos para participar e todos os demais detalhes. O calendário pode ser encontrado no site do Matrícula Fácil, basta ir na opção “Calendário”.

De acordo com esse calendário, a renovação da matrícula para o ano que vem aconteceu entre 6 e 22 de novembro. As inscrições para a 1º fase da Matrícula Fácil aconteceram entre 5 de novembro e 4 de dezembro. No dia 20 desse mês, os inscritos poderão conferir se foram alocados ou não, pois o sistema libera uma lista com todos os nomes.

Esses que forem alocados, tem o período entre 6 e 8 de janeiro para confirmarem a matrícula. Essa confirmação geralmente deve ser feita na própria escola, comparecendo com os documentos pessoais para efetivar sua matrícula.

Documentos para confirmar Matrícula

Os alunos alocados devem comparecer na instituição de ensino acompanhados de seus responsáveis e com alguns documentos pessoais em mãos para que possam confirmar a matrícula e garantir a continuidade de seus estudos.

Nesse momento, para que seja confirmada a matrícula, o estudante deverá apresentar os seguintes documentos: histórico escolar, RG, duas fotos 3×4, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento para alunos menores de idade e documento de transferência, quando for o caso.

Tendo esses documentos em mãos, você conseguirá confirmar sua matrícula e garantir a sua vaga.

Lista de Espera Matrícula Fácil 2020

Os alunos que não foram alocados, ou seja, que não são selecionados para a primeira chamada, podem participar de uma lista de espera que é disponibilizada no próprio site pela plataforma. Isso acontece porque, nem sempre todos os alunos que são alocados, fazem de fato a matrícula.

Assim, sobram algumas vagas remanescentes, e eles as oferecem para os alunos inscritos na lista de espera. Para se inscrever na lista de espera, você deve clicar no link referente a essa opção, no site do Matrícula Fácil. Após conferir a lista dos alocados, você encontrará na página uma opção de participar da lista de espera.

Depois disso, é só aguardar. Caso seja chamado, deverá ir confirmar a matrícula na instituição, apresentando todos os documentos mencionados acima.

Quem pode participar do Matrícula Fácil 2020

Muitos estudantes se perguntam se são aptos a participar do Matrícula Fácil 2020 e descobrir essa informação é muito fácil. O Matrícula Fácil, até um momento, é um serviço disponibilizado somente para as escolas estaduais do Rio de Janeiro, portanto só podem participar pessoas que pretendem estudar em uma escola do estado.

Por isso, caso você seja do Rio Grande do Sul, por exemplo, e vá morar no Rio de Janeiro, poderá participar do Matrícula Fácil para garantir uma vaga em uma escola. Não são ofertadas oportunidades para escolas de outros estados.

Matrícula Fácil 2020

O Matrícula Fácil já existe há alguns anos e milhares de pais e responsáveis utilizam da plataforma todos os anos para renovarem a matrícula de seus filhos e garantirem seus estudos. Ainda assim, muitas pessoas não estão cientes de sua existência. É fundamental tornar o portal mais conhecido, para diminuir ainda mais o número de crianças que não estão na escola e promover a alfabetização.

Se você ainda não conhecia, poderá usar a plataforma para o ano seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *