Matrícula Fácil para Creches 2020

Quem busca por uma vaga para seus filhos em creches sabe o quanto pode ser difícil conseguir um local que ofereça conforto e segurança e ainda tenha vagas disponíveis. Chega essa época do ano e muitos pais e responsáveis já realizam a matrícula de seus filhos para garantir que no ano seguinte vão ter onde deixá-los para ir trabalhar.

É comum encontrarmos muitas creches com enormes filas de pais tentando uma oportunidade e as vagas se esgotando rapidinho. Se você não quer passar por isso e quer garantir desde agora a vaga de seu filho, precisa conhecer o Matrícula Fácil. O Matrícula Fácil é um programa que existe somente no estado do Rio de Janeiro e distribui e organiza as vagas das escolas estaduais, tanto creches, como escolas de ensino fundamental e médio.

Muitas creches usam somente o programa para distribuir suas vagas atualmente, o que diminui consideravelmente os atrasos nas unidades e as filas. A seguir, conheça o programa e veja como participar.

O que é o Matrícula Fácil

O Matrícula Fácil é um programa que foi desenvolvido para facilitar o acesso às vagas das escolas estaduais do Rio de Janeiro. É uma plataforma onde há uma relação de todas as oportunidades das instituições parceiras e os alunos ou responsáveis podem efetuar a inscrição, tentando garantir a vaga para o ano seguinte.

É possível participar do Matrícula Fácil para conseguir uma vaga para creches, escolas do ensino fundamental e médio, tanto na modalidade regular quanto EJA. Tudo é realizado online através do site e em poucos minutos você já está dentro da seleção. É muito fácil participar, você só precisa ficar de olho no calendário para que não perca os prazos.

Como ele funciona

O Matrícula Fácil funciona através de duas fases importantes. A inscrição é online e ela consiste em uma pré-matrícula do estudante. Após terminar o prazo de inscrição, o sistema divulga uma lista dos alocados, ou seja, dos selecionados. Esses então devem confirmar a matrícula na própria instituição dentro do prazo estipulado no calendário, comparecendo ao local com seus documentos pessoais. Caso não façam isso, perdem a oportunidade. Essas vagas então vão para aqueles que se inscreveram na lista de espera.

Todos os anos, é preciso usar o Matrícula Fácil, ainda que seja apenas para renovação de sua matrícula. O sistema ainda permite que você faça transferência para outra escola, caso a que você está matriculado no momento não ofereça o próximo ano. Você também pode se transferir por conta própria, ainda que a escola ofereça os demais anos.

Se você deseja se manter na mesma escola, pode apenas fazer a renovação da matrícula. Abra o olho somente para o calendário, pois o período de renovação de matrícula é o primeiro que acontece todos os anos, geralmente no início de novembro e dura poucos dias.

Fases do Matrícula Fácil

O Matrícula Fácil possui duas fases, sendo uma online e a outra presencial. A primeira fase tende a durar cerca de um mês e consiste no período de inscrição para aqueles

que desejam garantir a matrícula em uma escola. Nesse período os alunos, pais ou responsáveis devem acessar o portal e realizar a matrícula informando todos os dados necessários, escolhendo a escola e a série/ano. Alguns dias após o encerramento, a lista de selecionados é divulgada e eles devem ir até a instituição para confirmar a matrícula.

Já a segunda fase ocorre depois e é para aqueles que não conseguiram se inscrever na primeira fase ou para aqueles que se inscreveram, mas não foram na instituição para fazer a matrícula. Recebem uma nova chance e devem ir até o local com seus documentos em mãos, enquanto aqueles que não se inscreveram, devem usar a plataforma para isso.

Calendário do Matrícula Fácil

O calendário do Matrícula Fácil é de extrema importância e todos os interessados em participar devem ficar de olho nele. Ele pode ser encontrado facilmente no site do programa, basta ir na opção “Calendário” do menu ou acessar diretamente o link http://www.matriculafacil.rj.gov.br/Calendario.aspx.  O calendário é atualizado geralmente em outubro, visto que o programa se inicie em novembro com o período de renovação.

Esse período já ocorreu, assim como as inscrições da primeira fase, agora é aguardar a lista dos selecionados ser divulgada no dia 20 de dezembro. Confira o calendário para ficar ciente dos prazos e datas das demais etapas e não deixe de participar.

Inscreva-se no Matrícula Fácil

Para se inscrever no Matrícula Fácil você deve acessar o site oficial http://www.matriculafacil.rj.gov.br/  e ir no link de inscrição. No momento, esse período já se encerrou, mas você ainda pode participar da segunda fase, é só ficar de olho no site. No momento da inscrição, caso o aluno seja menor de idade, é o responsável que deve preencher todas as informações e depois dar os dados do estudante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *