Matrícula Fácil Queimados 2020

Se você mora no estado do Rio de Janeiro, já deve ter ouvido falar no Matrícula Fácil. Ele já existe há alguns anos e está se tornando cada vez mais popular no estado por ser uma das únicas maneiras de conseguir uma vaga em uma escola estadual. O objetivo do programa é acabar com as filas nas instituições e fornecer as vagas de forma organizada e disciplinada, evitando confusões e permitindo que todos tenham acesso às oportunidades.

Não é fácil ir até as instituições em busca de vagas para seus filhos, ainda mais em cidades como o Rio de Janeiro. A existência de programas como esse faz que você consiga encontrar todas as vagas em um só lugar, sem nem precisar sair de casa. Todos os anos, mais escolas aderem ao Matrícula Fácil e assim distribuem mais vagas para os estudantes de todo o estado do Rio de Janeiro.

No sistema você encontra vagas para diversas cidades do estado, entre elas Queimados. A seguir, obtenha mais detalhes e veja como participar.

Do que se trata o Matrícula Fácil

O Matrícula Fácil foi criado pelo estado do Rio de Janeiro com o objetivo de facilitar o acesso às vagas da rede estadual de ensino, como creches, escolas de ensino fundamental e médio. Dessa forma, os pais e responsáveis conseguem encontrar todas as oportunidades em um único lugar, sem precisarem ir até as instituições em busca de vagas, correndo o risco de as mesmas já terem se esgotado.

Você pode fazer a pré-matrícula do seu filho na plataforma e aguardar a lista dos selecionados para, de fato, fazer a matrícula na instituição. O Matrícula Fácil garante que não haja filas nas instituições e aumenta o acesso à educação, para que assim mais e mais pessoas consigam estudar e terminar os estudos.

Como participar do Matrícula Fácil

Se você está em busca de uma vaga na escola, seja para seu filho ou para você mesmo, pode participar do Matrícula Fácil no fim do ano. O programa começa a ser realizado em novembro, por isso é bom ficar de olho no site nessa época. A participação ocorre por meio de uma inscrição online, chamada de pré-matrícula.

Em caso de estudante menor de idade, são os pais ou responsáveis que devem realizar a inscrição e inserir os dados do aluno. Com tudo preenchido, basta aguardar a seleção e conferir a lista de alocados que é divulgada pelo sistema.

Há prazos e datas para todas essas etapas e eles podem ser conferidos no calendário do Matrícula Fácil. Se você for participar, recomendamos que dê uma boa olhada nesse calendário e acompanhe todas as etapas para não perder nenhuma oportunidade.

Fases do Matrícula Fácil

Antes de participar, você também deve conhecer as fases do Matrícula Fácil, que são duas. Nesse ano, a primeira fase já aconteceu, mas ainda é possível participar por meio da segunda fase.

A primeira fase consiste na realização das inscrições online e dura cerca de um mês. É nesse período que os pais e responsáveis devem realizar a pré-matrícula selecionando a escola, ano/série e demais detalhes, além de fornecer todos os dados

pessoais do estudante. Os estudantes que forem selecionados, devem comparecer na instituição de ensino dentro do prazo estipulado pelo programa, para realizarem de fato a matrícula. É preciso ter em mãos alguns documentos pessoais.

A segunda fase é destinada para os que não foram na instituição realizar a matrícula e para aqueles que não conseguiram se inscrever na primeira fase. É uma nova chance: aqueles que foram selecionados, mas não foram na instituição, agora recebem um novo prazo para que efetivem a matrícula. Os que não conseguiram se inscrever na primeira fase, recebem também um novo prazo para fazerem a inscrição.

Calendário do Matrícula Fácil

Se você quer participar do programa, precisa conferir o calendário que é disponibilizado no site. O calendário possui os prazos de todas as etapas do programa e é atualizado anualmente, mais basicamente em outubro, antes do programa começar.

De acordo com o calendário, já foram realizadas as etapas de renovação e inscrição. Agora, no dia 20 de dezembro, está programado para ser liberada a lista de estudantes selecionados. No calendário você pode conferir o prazo de inscrição na instituição e também quando iniciará a segunda fase, mas tudo indica que será somente em 2020.

Todos podem participar?

Muitos estudantes ficam com dúvidas sobre os requisitos do Matrícula Fácil e a boa notícia é que ele não possui nenhum requisito muito específico. Como o programa é realizado somente no Rio de Janeiro, a única necessidade é que você queira estudar em uma escola do estado.

Mesmo que você seja de outro estado, pode se matricular em uma escola do Rio, desde que realmente vá viajar para o local para aproveitar a oportunidade. Não há outros requisitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *