Matrícula Fácil 2020

A partir do ano de 2018 (dois mil e dezoito) todos os estados e municípios brasileiros passaram a contar com um Portal de Matrículas, no estado do Rio de Janeiro o portal que permite acesso as vagas é o Matrícula Fácil, através do novo sistema os pais podem ser responsáveis pela escolha da escola onde os filhos vão estudar, verificando vagas disponíveis por meio do computador e internet.

O sistema permite acesso de qualquer micro- computador, notebook, tablet e até mesmo celular, basta entrar no Portal Matrícula Fácil através da internet e consultar as escolas com cagas disponíveis nas proximidades de sua residência. O Matrícula Fácil agiliza o processo de transferência de alunos e matrículas, no passado era necessário ir até a escola para saber sobre abertura de vagas.

Com o Matrícula Fácil os pais e alunos podem além de consultar vagas fazer reservas de vagas nas escolas, para efetivar a matrícula ainda é necessário ir até a escola com os documentos necessários em mãos, também é necessário solicitar transferência pessoalmente na escola onde estuda.

Matrícula Fácil 2020

Matrícula Fácil

Você já pode consultar as escolas com vagas para o primeiro semestre 2020 (dois mil e vinte) no Aplicativo Minha Escola do Estado de São Paulo em breve novas vagas devem ser divulgadas para o portal Matrícula Fácil Rio de Janeiro.

Este ano no Portal Matrícula Fácil Rio de Janeiro ficou ainda mais fácil fazer a consulta de escolas com vagas , é só entrar no site e clicar no ícone quadrado vermelho “Consultar Escolas Com Vagas”, não é necessário fazer login ou a identificação do aluno.

Para fazer a consulta escolha município, bairro e série, o sistema oferece uma relação de escolas que possuem vagas para acesso no primeiro semestre do ano de 2020 (dois mil e vinte), para fazer a reserva de vagas o aluno pode comparecer a secretaria da escola que frequenta ou através do cadastramento no site Matrícula Fácil.

Como Funciona Matrícula Fácil 2020?

O Matrícula Fácil 2020 (dois mil e vinte) funciona da mesma maneira dos anos anteriores, através do site Matrícula Fácil você pode consultar as escolas que possuem vagas na série e ano que deseja ingressar, bem como são próximas a sua residência, a consulta deve ser realizada através da identificação da localidade município e bairro, depois deve ser identificada a série e etapa de educação ou modalidade.

Após escolha da série ou ano o candidato recebe uma relação de escolas que possuem vaga de acordo com o perfil identificado pelo sistema, caso se interesse por uma das vagas oferecidas o candidato poderá solicitar a reserva de vaga na escola onde estuda ou através do cadastramento no site, a escola de ingresso deve solicitar os documentos de matrícula e agendar data e prazo para comparecimento do aluno na secretaria escolar. Veja etapas para realização de transferência e solicitação de vagas:

  • Primeira Etapa Consultar Vagas:Consulte Matrícula Fácil  para saber qual unidade escolar próxima a sua residência possui vagas;
  • Segunda Etapa Fazer Reserva da Vaga:Faça Reserva de Vagas no site ou na secretaria escolar, para transferências é possível fazer reserva na secretaria da escola onde estuda .No caso de solicitação de vagas (educação infantil, primeira série do ensino fundamental e primeira série do ensino médio) os pais ou aluno devem comparecer a escola onde será realizada a matrícula para fazer Reserva da Vaga.
  • Terceira Etapa Fazer a Matrícula: Compareça no prazo determinado para realização da matrícula, com todos os documentos solicitados em mãos.

Vantagens do Matrícula Fácil 2020

No estado do Rio de Janeiro a novidade do Matrícula Fácil 2020 é que não é mais necessário se identificar para Consultar as Vagas do Site, até o primeiro semestre de 2019 (dois mil e dezenove) era necessário fazer cadastramento do aluno no site para saber escolas com vagas disponíveis.

Os candidato da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode utilizar o site Matrícula Fácil Rio de Janeiro para saber escolas com vagas disponíveis no ano e série que desejam ingressar na modalidade escolhida, é necessário comparecer a unidade escolar para fazer reserva de vaga e matrícula.

Como se Inscrever no Matrícula Fácil 2020

Os candidatos podem se cadastrar no site do estado e município onde estudam, o cadastramento ou login é realizado através do RA (Registro do Aluno), o boletim impresso do aluno possui número do registro do aluno, caso o aluno não tenha acesso ao boletim impresso, o número pode ser solicitado na secretaria escolar.

  • RA – Registro do Aluno.
  • Data de Nascimento do Aluno.

No estado de São Paulo é necessário RA (Registro do Aluno) para ter acesso a Plataforma Digital, já em outros estados é permitido o cadastramento no site, para ingressantes da Educação Infantil ou Ensino Fundamental do estado de São Paulo é necessário o comparecimento em uma Unidade Escolar para solicitação de vaga e criação do número de identificação RA (Registro do Aluno), após isso os pais podem acessar o aplicativo  e consultar vagas.

Vagas Disponíveis Portal Matrícula Fácil

As vagas disponíveis no Portal Matrícula Fácil são atualizadas semestralmente, e abertas por período determinado, desta maneira após o início das aulas as vagas não podem mais ser vistas no portal, somente após o levantamento do semestre é que são contabilizados os números de transferidos e vagas disponíveis na escola.

Para consultar escolas com vagas disponíveis o candidato deve aguardar a abertura de vagas, os candidatos do Ensino Médio que precisam de vagas em escolas públicas podem acompanhar durante o primeiro semestre periodicamente as modificações do Portal ou Aplicativo isso porque é um período de muitas mudanças e o sistema deve ser atualizado duas ou três vezes.

Os egressos do Ensino Médio de Escolas Públicas são automaticamente transferidos para a escola mais próxima da Unidade de Ensino Fundamental onde estudavam, porém existem desistências de vagas devido a escolha principalmente do egresso no Ensino Profissionalizante de alunos aprovados em Escolas Técnicas Estaduais e Federais.

É necessário aguardar a transferência dos alunos de Escolas Técnicas para realização da abertura de vagas, ocorre também que alguns alunos estão com endereço desatualizado e ao terminarem o Ensino Fundamental são transferidos para Unidades Escolares que não são próximas de sua residência.

Lista de Espera Matrícula Fácil 2020

É possível aguardar a vaga na Lista de espera, este é um recurso que pode ou não estar presente no aplicativo ou portal do estado e município que realiza a matrícula, depende da localidade, no estado de São Paulo a Secretaria da Escola Digital permite que o aluno escolha a escola onde deseja estudar caso caso não tenha interesse em nenhuma das outras escolas com vagas disponíveis.

Através da resposta a pergunta “Qual Escola Deseja Estudar?” o sistema faz uma busca para saber se existe vaga para Unidade Escolar escolhida, caso a escola não tenha vagas o candidato deve escolher entre a opção ver novas escolas ou aguardar na fila de espera, o candidato deve acompanhar o aplicativo que fará a reserva da vaga assim que ela surgir.

Nos estados onde esta opção não aparece de maneira online é necessário ir até a escola onde tem interesse em estudar e pedir para ser colocado na lista de espera, o secretário escolar deve entrar em contato com o candidato assim que a vaga de interesse surgir.

Escolas Participantes do Matrícula Fácil

O Sistema Matrícula Fácil está em fase de nacionalização, desta maneira todas as escolas públicas devem fazer parte do sistema com o objetivo de facilitar as transferências de alunos entre os estados e cidades brasileiras, alguns sistemas tiveram início por meio dos estados e distritos próximos, já outros é composto apenas de um município abrangendo pouquíssimas escolas.

Também é necessário unificar a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) para melhor funcionamento do sistema Matrícula Fácil, esta já é uma realidade para o Rio de Janeiro onde os ingressantes do EJA podem verificar vagas e escolas através do site Matrícula Fácil.

EJA Matrícula Fácil 

A Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na maioria dos estados brasileiros ainda não possui a opção de realização de matrícula através da internet, exceto o Rio de Janeiro que possui um site com o objetivo de fornecer informação aos candidatos desta modalidade de ensino.

No site é possível saber quais são as escolas com vagas disponíveis para a modalidade EJA e período escolhido, porém não é possível fazer a reserva de vaga, após verificação das vagas disponíveis os candidatos devem comparecer até a Unidade Escolar e solicitar matrícula ou transferência.

Cadastro Matrícula Fácil 2020

É necessário número do RA (Registro do Aluno) e data de nascimento para realização do cadastro ou login no sistema de Matrícula Online.

Perda da Vaga Matrícula Fácil 2020

Após a reserva da matrícula online ou pessoalmente na secretaria escolar o candidato somente perde a vaga caso não compareça na Unidade Escolar escolhida em prazo determinado, também é importante que todos os documentos solicitados estejam em mãos, veja documentos necessários para a matrícula:

  • Número do Registro do Aluno (RA);
  • Certidão de Nascimento (Original e Cópia);
  • Certidão de Casamento (Original e Cópia);
  • Cópia da Caderneta de Vacinação- Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Documento Original de Transferência emitido pela escola onde o aluno estuda;
  • Comprovante de Residência (Original e Cópia);
  • Foto 3×4 Recente.

Estados com Matrícula Escolar 2020

Alagoas: www.matriculasonline.al.gov.br.  

Amazônia: www.matriculas.am.gov.br.

Goiás: www.matricula.go.gov.br.

Mato Grosso do Sul: www.matriculadigital.ms.gov.br.

Rio de Janeiro: www.matriculafacil.rj.gov.br

Roraima: www.matricula.seduc.ro.gov.br.

São Paulo: www.sed.educacao.sp.gov.br.

Santa Catarina: www.serieweb.sed.sc.gov.br.

Sergipe: www.matriculaonline.seduc.se.gov.br.

Tocantins: www.matricula.seduc.to.gob.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *