Matrículas para cursos Via Rápida Emprego 2013

Na última segunda-feira (29), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do estado de São Paulo iniciou a convocação dos candidatos aprovados para os cursos profissionalizantes e gratuitos.

O Via Rápida Emprego vai convocar mais de 7 mil candidatos. (Foto:Divulgação)

Para selecionar os seus candidatos, o Via Rápida leva em conta alguns critérios, como escolaridade, idade e renda familiar.

Saiba mais: Como participar do Via Rápida

Cursos gratuitos Via Rápida 2013

Nesta primeira etapa do programa ‘Via Rápida Emprego’, serão convocadas 7.100 pessoas para formar 249 turmas. Ao todo a chamada será realizada em 196 municípios paulistas, distribuídos na Grande São Paulo, São José dos Campos, Sorocaba, Campinas, Marília, Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, Baixada Santista, Ribeirão Preto, entre outras regiões.

Os cursos gratuitos Via Rápida 2013 terão início entre os meses de maio e junho. Eles serão ministrados nas unidades da Etec e Fatec do estado. Cada capacitação tem curta duração, mas promete preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho.

Diversos cursos estão sendo oferecidos pelo Via Rápida neste ano, entre eles vale destacar: recepção e atendimento, pintor, eletricista, cozinheiro, assistente administrativo, pedreiro, mecânico, ajudante de laboratório químico, maquiador, porteiro, jardinagem, almoxarife, manicure e pedicure, encanador, processos de açúcar e álcool, panificação, depilador, garçom, camareira, assistente contábil e confeitaria.

Para conhecer a relação completa de cursos por cidade, clique aqui.

Como fazer a matrícula no Via Rápida 2013?

O curso de cozinheiro é uma das opções. (Foto:Divulgação)

O candidato convocado para a matrícula no programa Via Rápida Emprego 2013 receberá um telegrama. Em seguida, ele terá que comparecer ao lugar indicado na correspondência, portando RG e CPF. A convocação também estipula um prazo para se matricular.

Os estudantes do Via Rápida Emprego receberão material didático, vale transporte e auxílio alimentação. Os desempregados sem seguro-desemprego também serão beneficiados com uma bolsa-auxílio no valor de 210,00 reais por mês durante o período de curso.

Programa “Via Rápida Emprego”

O ‘Via Rápida Emprego’ é uma iniciativa do Governo Estadual de São Paulo. O programa foi criado em 2011 e oferece capacitação profissional gratuita.  Em seus primeiros anos de história, o ‘Via Rápida’ atendeu 80 mil pessoas.

O ‘Via Rápida Emprego’ se preocupa com a capacitação da mão-de-obra. (Foto:Divulgação)

Ao todo, o programa de qualificação de São Paulo ofereceu 60 mil vagas para cursos presenciais e outras 40 mil para cursos à distância. Entre as áreas do mercado de trabalho que são valorizadas pela ação, vale ressaltar Turismo, Comércio, Construção Civil e Indústria.

Veja também: Cursos gratuitos São Paulo 2012 – Via rápida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *