Mediotec programa de ensino técnico para estudantes 2017

Mediotec programa de ensino técnico para estudantes 2017 é lançado pelo governo federal, surgindo como uma alternativa de qualificação técnica e profissional para os estudantes do nível médio.

Mediotec programa de ensino técnico para estudantes 2017 (Foto Ilustrativa)

Apresentado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, como um braço do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), o programa Mediotec tem o objetivo de facilitar e aumentar o acesso à formação técnica no Brasil.

A novidade chega para antecipar a reforma do ensino médio que havia sido proposta na Medida Provisória 746/2016, apresentada recentemente, e que gerou muitas polêmicas e discussões.

Mediotec programa de ensino técnico para estudantes 2017

Mendonça Filho ao lado de Michel Temer, na apresentação do Mediotec (Foto: Reprodução Portal Brasil)

Com previsão de ofertar 82 mil vagas já no próximo ano, o Mediotec 2017 promete dar mais autonomia aos estudantes, para que eles possam definir, de maneira mais prática, o seu futuro, do ponto de vista profissional.

O novo programa de ensino técnico do governo federal chega para suprir, em partes, a carência deixada pelo Pronatec, uma vez que o projeto lançado anteriormente teve poucos investimentos em 2016.

De acordo com Mendonça Filho, serão liberados R$ 700 milhões ainda este ano para os estados que possuem oferta de ensino técnico, e em janeiro haverá um novo repasse de verbas para as instituições privadas, Sistema S e institutos federais, que são parceiros do programa.

Como funciona o Mediotec 2017

O programa vai disponibilizar diversas opções de cursos técnicos gratuitos em 2017 (Foto Ilustrativa)

Como funciona o Mediotec? O programa pretende oferecer aos estudantes uma alternativa para o seu futuro profissional, que é ingressar no ensino técnico, para aumentar as possibilidades de conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.

Direcionado aos jovens do ensino médio, o Mediotec traz dupla certificação, permitindo que o estudante conclua, ao mesmo tempo, o nível médio e o ensino técnico. Ou seja, alunos do ensino médio poderão fazer cursos técnicos gratuitos.

A promessa é de pelo menos 82 mil vagas no ensino técnico já em 2017 (Foto Ilustrativa)

O programa vai fortalecer uma das mudanças no ensino médio propostas pela Medida Provisória, que prevê a possibilidade de o estudante escolher uma trajetória de formação entre cinco áreas, e uma delas é justamente a formação técnica e profissional.

Em breve devem ser divulgados novos detalhes a respeito do funcionamento do projeto, inscrições para o Mediotec 2017 e outras informações.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.