Melhores Faculdades de Arquitetura do Brasil

Arquitetura é a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, seguindo critérios de conforto, estética e funcionalidade. Com duração média de cinco anos, o curso, também conhecido como Arquitetura e Urbanismo, possibilita o profissional a atuar em diversas vertentes da área (de projetos e coordenação de construções e reformas à decoração de ambientes).

Há quem associe Arquitetura à Engenharia Civil, uma vez que ambos profissionais tendem a trabalhar em parceria. Contudo, cabe ao arquiteto realizar a planta do imóvel e determinar os materiais a serem utilizados na obra. Enquanto o engenheiro acompanha a construção e gerencia custos e mão de obra.

A grade curricular do curso mescla disciplinas de Humanas e Exatas – como história da arte, computação gráfica, matemática e resistência de materiais. O primeiro semestre tende a ser exclusivamente teórico. As aulas práticas começam a partir do segundo. Vale ressaltar que, além da criatividade requerida para elaborar os esboços, todo projeto necessita de muitos cálculos também.

Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios para quem estuda arquitetura. De acordo com o Crea-SP, o salário inicial para os arquitetos é de R$ 3.060,00 por seis horas diárias de trabalho.

O profissional tem duas possibilidades para exercer a profissão: trabalhar para uma empresa, que tende a atender projetos maiores, como obras de infra-estrutura (pontes, rodovias, portos…) ou construções de grandes empreendimentos. Quem opta pela autonomia geralmente atende a projetos residenciais.

Já as possibilidades de exercer a profissão são bastante variadas. Pode-se trabalhar com Arquitetura de Interiores; organizando espaços internos (definindo materiais de acabamentos, distribuição de móveis e considerando a acústica, iluminação e ventilação), Arquitetura Industrial; planejando projetos para instalação de indústrias (respeitando normas e padrões técnicos e de segurança), Arquitetura Verde; desenvolvendo projetos que respeitem o meio ambiente e integrem com as características naturais do local, Comunicação Visual; criando a identidade visual para empresas e produtos, Paisagismo e Ambiente; desenvolvendo espaços abertos e suas combinações adequadas, Edificação e Construção; projetando e coordenando obras, Luminotécnica; responsável pela iluminação de espaços e eventos, Restauro de Edifícios; recuperando residências e empreendimentos antigos ou deteriorados, Urbanismo; planejando bairro, cidade ou região de acordo com plano diretor e zoneamento que direcionarão seu crescimento.

Aos interessados em ingressar na profissão, confiram abaixo a lista das universidades com os melhores cursos de Arquitetura do Brasil – os dados, fornecidos pelo MEC, foram obtidos com a divulgação do Índice Geral de Curso, divulgado em janeiro de 2011, referente ao período de 2007 a 2009:

UFV – Fundação Universidade Federal de Viçosa
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
PUC-RIO – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
UEL – Universidade Estadual de Londrina
UFU – Universidade Federal de Uberlândia
UFPR – Universidade Federal do Paraná
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
UEM – Universidade Estadual de Maringá
PUC MINAS – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
UNIVATES – Centro Universitário Univates
UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul
UNISINOS – Universidade do Vale do Rio Dos Sinos
UFPB – Universidade Federal da Paraíba

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0