Melhores Faculdades Gratuitas De Letras do Brasil

As melhores faculdades gratuitas de Letras do Brasil estão sendo responsáveis pela formação de grandes profissionais. As instituições contam com professores competentes para ministrar as aulas e oferecem uma moderna infraestrutura para que os alunos realizem atividades de pesquisa no campus.

Melhores Faculdades Gratuitas De Letras do Brasil. (Foto Ilustrativa)

A graduação em Letras é um curso disponível nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura, formando assim profissionais da língua portuguesa e outros idiomas. As pessoas que optam por essa carreira devem gostar de literatura, análises textuais, escritas, transcrições e atividades de tradução.

O mercado de trabalho para o formando em Letras é bem amplo, ele pode lecionar língua portuguesa numa escola, assumir a função de copidesque num jornal ou optar pela área de tradução. Profissionais bem formados e que ingressam num programa de mestrado ou doutorado possuem ainda mais oportunidade de crescer dessa área.

Leia mais: Curso à Distância de Letras

Melhores Faculdades Gratuitas De Letras do Brasil

Confira abaixo as melhores faculdades gratuitas de Letras do Brasil, considerando o Ranking Universitário da Folha, atualizado em 2014.

Universidade de São Paulo

A USP tem o melhor curso de Letras do Brasil. (Foto Ilustrativa)

A Universidade de São Paulo (USP) se destaca com o melhor curso de Letras do país. A formação é bem conceituada no mercado de trabalho, tem qualidade de ensino exemplar e costuma incentivar a formação de pesquisadores, através dos cursos de mestrado e doutorado.

Universidade Estadual de Campinas

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) tem o segundo melhor curso de Letras do Brasil, conforme os dados do RUF 2014. Depois de concluir a graduação, os profissionais podem permanecer na instituição e construir uma brilhante carreira acadêmica.

Saiba mais: Mestrado Gratuito na UNICAMP

Universidade Federal de Minas Gerais

Os alunos são estimulados a ler várias obras clássicas. (Foto Ilustrativa)

O curso de Letras da UFMG dura quatro anos e oferece aos alunos uma formação sólida para se posicionar no mercado de trabalho. A graduação prepara profissionais para lidar com a língua, literatura e comunicação humana. Apesar de o foco ser na licenciatura, muitos profissionais em letras acabam se tornando revisores de textos em agências de publicidade, revistas e jornais.

Universidade Estadual Paulista

Na UNESP (Universidade Estadual Paulista) os estudantes podem optar por cursar licenciatura em Letras (Araraquara, Assis e São José do Rio Preto) ou Letras com ênfase em Tradução (São Jose do Rio Preto).

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Muitos fazem Letras e seguem carreira como professor. (Foto Ilustrativa)

Apesar do estado de São Paulo estar bem representado com suas universidades públicas, o Rio de Janeiro também se destaca com o seu curso de Letras. A UFRJ tem um campus excelente para os estudos linguísticos, onde os alunos desenvolvem trabalhos de pesquisas de alta qualidade e ganham reconhecimento internacional.

Veja também: Faculdade de Letras a Distância Grátis

As 9 primeiras posições do ranking RUF 2014, para o curso de Letras, são ocupadas por universidades públicas. A décima colocação, no entanto, traz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), uma instituição particular de excelência. Continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos muitas outras informações sobre cursos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *