Programa do Senai de Ações Inclusivas 2013

O Senai (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece oportunidades de ensino profissional para deficientes através do Programa do Senai de Ações Inclusivas. Neste ano, a iniciativa espera beneficiar estudantes de todo o país.

O Senai MT quer favorecer a profissionalização dos deficientes. (Foto:Divulgação)

Cursos gratuitos para deficientes Senai 2013

O Senai está com uma oferta de 3500 vagas para cursos gratuitos de educação profissional voltados para deficientes. As turmas serão montadas no estado de Mato Grosso e as aulas serão presenciais.

Os cursos gratuitos para deficientes Senai 2013 terão duração de 160 a 200 horas. Cada aluno receberá assistência estudantil, ou seja, uma quantia de R$ 2 por hora/aula para ajudar nas despesas com transporte e alimentação.

Os materiais didáticos oferecidos pelo Senai MT são personalizados, ou seja, com versões em áudio e braile. Os portadores de deficiências serão acompanhados por um tutor/intérprete de Libras. As escolas onde as aulas serão promovidas contam com banheiros, carteiras e laboratórios adaptados.

Confira a seguir informações sobre os principais cursos disponíveis no Senai MT:

O curso de panificação é uma das opções. (Foto:Divulgação)

– Língua Brasileira de Sinais (Libras): os alunos terão a oportunidade de aprimorar os conhecimentos da língua materna dos surdos brasileiros. Na medida em que os deficientes aprendem a se comunicar melhor, eles também conseguem se socializar com as outras pessoas.

– Informática: o curso oferece os conhecimentos básicos para lidar com o computador, reconhecendo as limitações de cada estudante e ajudando a superá-las.

– Mecânica de bicicleta: os alunos aprenderão os fundamentos de mecânica, técnicas de montagem e desmontagem, conceitos de manutenção, entre outros temas.

– Panificação: o curso desenvolve as competências relacionadas à fabricação de pães e similares. Ao participarem das aulas, os alunos vão adquirir habilidades para executar as operações básicas.

– Mecânica de automóveis: o curso ensina os conhecimentos básicos para a manutenção de sistemas automotivos.

– Costura Industrial: o curso qualifica os alunos na confecção de produtos de vestuário, ensinando a lidar com os principais equipamentos e as etapas de trabalho.

Inscrições Senai de Ações Inclusivas

As inscrições permanecem abertas até o dia 31 de julho. (Foto:Divulgação)

As inscrições para os cursos permanecem abertas até o dia 31 de julho. Os interessados devem acessar o site oficial do Senai MT para se inscrever ou entrar em contato pelos telefones (65) 3612-1700 e (65) 3688-1200.

Para se inscrever, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos. Também é preciso apresentar cópia do comprovante de residência, RG, CPF e atestado de escolaridade para que a inscrição seja efetuada com sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *