Pronatec 2016: Cursos, inscrição

Saiba mais sobre o Pronatec 2016: Cursos, inscrição, uma iniciativa que amplia o acesso dos brasileiros à educação profissional e tecnológica. Nessa matéria, você vai entender melhor como funciona o programa, quais são os cursos disponíveis e como se inscrever para o próximo ano.

Pronatec 2016 Cursos, inscrição. (Foto Ilustrativa)

Com a demanda de mão-de-obra especializada crescendo em todo o Brasil, o Governo Federal resolveu criar um programa que estimula a capacitação de trabalhadores para o mercado de trabalho. Essa iniciativa, que já tem mais de 4 anos de história, recebeu o nome de Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego).

Leia mais: 7 Cursos SENAI Pronatec pra fazer em 2015

O Pronatec atende milhares de brasileiros, oferecendo vagas gratuitas para cursos profissionalizantes, de norte a sul do país. Essas oportunidades educacionais são distribuídas, preferencialmente, entre as pessoas de baixa renda, beneficiários de programas de transferência de renda, trabalhadores desempregados e solicitantes de seguro desemprego.

Pronatec 2016: Cursos, inscrição

O Pronatec amplia o acesso à educação profissional e tecnológica. (Foto Ilustrativa)

Em sua primeira fase, que durou de 2011 a 2014, o Pronatec se comprometeu com a distribuição de 8 milhões de vagas para cursos gratuitos. No momento, o programa está vivendo a sua 2ª fase, que prometeu ofertar 12 milhões de oportunidades educacionais até 2019. Essa nova meta, no entanto, pode não ser alcançada, já que o Governo está fazendo sérios cortes financeiros.

O Mundo das Tribos selecionou mais detalhes sobre o Pronatec 2016: Cursos, inscrição. Confira os tópicos abaixo para ficar bem informado sobre o programa do Governo Federal.

Veja também: Pronatec bolsas para cursos profissionais em 2015

Cursos gratuitos Pronatec 2016

Cursos técnicos: a formação, com carga horária mínima de 800 horas, tem como objetivo preparar profissionais de nível técnico para trabalhar no setor produtivo de diferentes áreas.

Quem não tem tempo a perder pode fazer os cursos de curta duração. (Foto Ilustrativa)

Cursos de formação inicial e continuada (FIC): essa modalidade é perfeita para quem está em busca de uma qualificação rápida e focada nas funções mais demandadas do mercado de trabalho. A carga horária mínima é 160 horas.

Inscrições Pronatec 2016

O Pronatec abre inscrições em diferentes ocasiões. (Foto Ilustrativa)

Quer garantir a sua vaga no Pronatec 2016? Então saiba que é possível se inscrever de três formas. Confira:

Sisutec

O Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) seleciona os brasileiros que desejam ingressar no ensino técnico gratuito. Em 2016, a classificação será realizada com base no desempenho dos candidatos no Enem 2015. Acesse sisutec.mec.gov.br e veja como se inscrever.

Site do Pronatec

O site oficial do Pronatec também recebe inscrições online, a fim de preencher as vagas abertas de cursos gratuitos em todo país. Ao acessar a página, é necessário buscar as oportunidades por estado, município e escolaridade. Se não houver vagas disponíveis nas opções escolhidas, basta preencher um formulário eletrônico para receber notificações via e-mail.

CRAS ou CREAS

Procure o Centro de Referência Especializado de Assistência Social do seu município e veja quais cursos gratuitos do Pronatec estão com vagas disponíveis. As oportunidades visam requalificar trabalhadores para o mercado de trabalho.

Saiba mais: sisutec.mec.gov.br – Cursos Gratuitos Pronatec 2015

Agora você já sabe como funciona o Pronatec 2016: Cursos, inscrição. Não perca tempo e garanta a sua vaga para estudar gratuitamente no próximo ano. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre cursos profissionalizantes gratuitos.

 

Add a Comment