Pronatec GO 2012 Cursos gratuitos

Os cursos são de curta duração e visam a capacitação profissional. (Foto:Divulgação)

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) juntamente com o Instituto Federal Goiano, irá promover cursos gratuitos que visam à capacitação profissional. A parceria espera ocupar 230 vagas, disponíveis no campus de Iporá.

A iniciativa do Pronatec GO 2012 tem como objetivo promover oito cursos de curta duração para qualificar a mão-de-obra no estado de Goiás. Com esta formação profissional, os alunos contarão com maiores oportunidades no mercado de trabalho e podem aprimorar um ofício.

Saiba mais: Cursos Técnicos do Pronatec 2012

Cursos gratuitos Pronatec GO 2012

Os cursos oferecidos no campus do Instituto Federal Goiano de Iporá pertencem à modalidade de Qualificação Profissional, sendo que cada um tem uma carga horária mínima de 160 horas. Confira a seguir mais informações sobre as capacitações possíveis pelo Pronatec GO:

Auxiliar técnico em agropecuária: este curso possui uma carga horária de 200 horas e visa à formação do profissional para trabalhar em propriedades rurais. O aluno aprenderá a executar projetos, além de lidar com a produção animal, vegetal e agroindústria.

Operador de computadores: as pessoas que participarem deste curso terão a chance de aprender como montar planilhas eletrônicas, fazer apresentação de slides, configurar sistema operacional, usar de aplicativos de escritório, entre outras competências relacionadas ao âmbito da informática. Curso de 160 horas.

O curso de auxiliar de confeitaria é uma das possibilidades de formação. (Foto:Divulgação)

Auxiliar de confeitaria: o curso, com uma carga horária de 160 horas, habita profissionais para auxiliar no preparo, na montagem e na finalização dos produtos de confeitaria. Entre as habilidades adquiridas, vale ressaltar a preparação de recheios e coberturas de bolos.

Montagem e manutenção de computadores: o profissional habilitado neste curso está apto para solucionar problemas em sistemas operacionais e software aplicativos. Ele também monta, instala e configura de acordo com os procedimentos técnicos. Curso de 160 horas.

Auxiliar de fiscalização ambiental: os alunos aprendem sobre legislação ambiental e sanitária para realizar vistorias, inspeções e análises em todos os tipos de locais. Curso de 160 horas.

Merendeira: formação ensina como preparar refeições escolares, de acordo com os conceitos nutricionais, de higiene e normas de segurança. Curso de 160 horas.

Promotor de vendas: este curso forma um profissional responsável por impulsionar as vendas através da divulgação dos produtos e pesquisa de mercado. O aluno também adquire competências para repor mercadorias e elaborar relatórios. A carga horária é de 160 horas.

Auxiliar administrativo: o aluno aprende como lidar com os processos administrativos da empresa, executando atividades de apoio em finanças, RH, vendas, logísticas, entre outras áreas. Curso de 160 horas.

Saiba mais: Cursos Pronatec Copa – informações, inscrições

Inscrições Pronatec GO 2012

Os cursos Pronatec representam uma ótima oportunidade para conseguir espaço no mercado de trabalho. (Foto:Divulgação)

Os alunos que estão cursando o Ensino Médio na rede pública e contam com idade igual ou superior a 16 anos devem procurar suas escolas para fazer a inscrição em um curso Pronatec GO 2012. No caso dos beneficiários do bolsa família, é necessário comparecer ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

Os membros do programa Soldado Cidadão podem efetuar a inscrição em uma unidade de comando, enquanto os solicitantes do seguro-desemprego devem se inscrever no SINE (Sistema Nacional de Emprego).

De acordo com os critérios do Pronatec, as vagas para os cursos gratuitos são distribuídas preferencialmente entre os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, EJA e beneficiários de programas federais.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (64) 3674-0400.

 

 

Add a Comment