SISUTEC 2016: vagas e inscrições

Confira as informações sobre SISUTEC 2016: vagas e inscrições. Se você está querendo se capacitar para o mercado de trabalho, então conheça as oportunidades que o programa do MEC tem a oferecer. Leia a matéria e veja as opções de cursos técnicos gratuitos.

Sisutec 2016: vagas e inscrições (Foto Ilustrativa)

Sisutec 2016: vagas e inscrições (Foto Ilustrativa)

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é um programa gerenciado pelo Ministério da Educação que oferece vagas gratuitas em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica.

Os cursos grátis Sisutec são destinados, prioritariamente, aos candidatos que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas obtidas nas provas objetivas e discursiva são utilizadas na seleção dos alunos.

Leia mais: Pronatec 2016: cursos, inscrição

SISUTEC 2016: vagas e inscrições

As vagas do Sisutec são destinadas prioritariamente aos participantes do Enem (Foto Ilustrativa)

As vagas do Sisutec são destinadas prioritariamente aos participantes do Enem (Foto Ilustrativa)

São várias as opções de cursos gratuitos Sisutec 2016: vagas e inscrições. As oportunidade contemplam quem já concluiu o ensino médio e está interessado em aprender uma nova profissão. A maior parte das vagas é para cursos técnicos gratuitos, mas também podem haver oportunidades para cursos de tecnólogo grátis e de outras modalidades.

Esses cursos Sisutec 2016 grátis são ministrados pelas várias instituições de ensino parceiras do programa de qualificação do governo federal, como Senai, Senac, Sesi, Sest, Senar, Institutos Federais de Tecnologia e universidades (tanto públicas quanto particulares).

Cursos na área de Química estão entre os mais procurados (Foto Ilustrativa)

Cursos na área de Química estão entre os mais procurados (Foto Ilustrativa)

As vagas são distribuídas por todo o Brasil, e a oferta varia de acordo com a cidade e a instituição parceira. Geralmente, os cursos gratuitos 2016 do programa atuam na formação de profissionais que estão em falta naquele município, ou seja, a oferta também pode levar em conta as características de cada região.

Mesmo com problemas no orçamento e cortes, o Sisutec deve ofertar novas vagas para cursos técnicos gratuitos nesse ano de 2016. Em 2015, o programa sofreu com atrasos no cronograma e só abriu inscrições no mês de junho.

Saiba mais: Sisutec: instituições participantes

Processos seletivos

Cursos de construção civil (Foto Ilustrativa)

Cursos de construção civil (Foto Ilustrativa)

Os processos seletivos do Sisutec são realizados duas vezes por ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo (há ainda as seleções para vagas remanescentes, que acontecem logo após os processos tradicionais).

As inscrições para o Sisutec 1º semestre de 2016 serão iniciadas em breve, e se você quer participar da seleção, fique atento ao site oficial do programa, www.sisutec.mec.gov.br, onde todas as informações estarão disponíveis.

Veja também: Como aprender em casa? Dicas e cursos grátis

Agora você já conhece tudo sobre o SISUTEC 2016: vagas e inscrições. Para obter maiores detalhes, basta entrar em contato pelo telefone 0800-616161.Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Add a Comment