Treinamento para comissário de vôo

A profissão de comissário de bordo encanta muita gente há várias gerações. O comissário é quem toma as medidas de prevenção e segurança a partir do momento em que o avião decola, é responsável pela segurança dos passageiros. Além disso ele confere todos os itens de segurança, equipamentos como travesseiro e cobertor e ajuda diretamente o comandante de vôo.

Quanto a idade dos pretendentes, a idade mínima para se tornar um comissário de bordo é de 18 anos. A principio, não há exigências quanto a idade máxima, porém existe uma grande variação na percepção das empresas quanto a isso. Enquanto algumas empresas firmam um limite máximo de 30 anos, outras são mais maleáveis e admitem candidatos acima dos 35 anos e sem experiência. Vale lembrar que ter o ensino médio completo é uma exigência geral de todas as empresas do ramo.

Ter nível superior ou estar cursando pode ser usado como diferencial. Falar inglês ou outro idioma também. É necessário ter boa aparência, o que significa ter peso proporcional à altura, dentes brancos e regulares, pele sem marcas, boa postura, boa articulação verbal.

Os tempos mudam, e os procedimentos acompanham tais mudanças, no passado o curso necessário para se tornar um comissário de bordo era ministrado pela própria companhia aérea que recrutava candidatos. Nos tempos de hoje, o curso é ministrado por escolas especificas especializadas na formação de comissários de bordo. Estas escolas devem ser homologadas pela ANAC (Agência nacional de Aviação Civil). Sendo assim, o candidato, antes de mais nada deve fazer este curso, visto como requisito necessário para ingressar na profissão.

A ASAS Escola de Aviação, situada no Rio de Janeiro, realiza o curso preparatório para comissários de bordo. Para realização deste curso é necessário fazer o exame médico do CEMAL. Se você mora no Rio de Janeiro e se interessa pelo assunto, entre no site www.asas-rj.com.br e saiba mais sobre o assunto.

O curso de comissário de bordo também pode ser encontrado na Escola de Aviação Flight, basta acessar o site www.escolaflight.com.br.

Outro local onde podemos encontrar o curso preparatório para comissários de bordo é na escola SAT FZ (Safety & Aviation Training). Esta é voltada a preparar e formar profissionais da Aviação Civil. É uma instituição bem conceituada que possui links diretos com diversas companhias aéreas. Acesse o site www.satfortaleza.com para maiores informações.

A duração do curso é de quatro a cinco meses. Quando o aluno faz sua matrícula, recebe da Escola uma carta de apresentação para fazer o exame médico obrigatório realizado pela DIRSA (Diretoria de Saúde da Aeronáutica), através do CEMAL (Centro de Medicina Aeroespacial), ou outro órgão por ela determinado.

O preço do exame está em média R$350,00 aproximadamente, e consiste em um check up completo e quem não for considerado apto não poderá exercer a profissão.

Após concluir o curso, o aluno deve prestar o exame para obter a licença de vôo. A prova é on line e feita nas dependências da ANAC.

Se for aprovado, o candidato receberá o número da sua Licença de vôo e será oficialmente um comissário. Aí já pode enviar currículos para as companhias aéreas e realizar o sonho de voar sem ter asas!

Sendo assim, informamos que a companhia aérea Emirates Airlines irá realizar o segundo Cabin Crew Open Day  no Brasil no dia 20 de maio de 2011. O objetivo do evento é selecionar candidatos para o cargo de comissário de bordo. São oferecidas 30 vagas.

Para se candidatar às vagas o candidato deve ter o ensino médio completo, ser fluente em inglês escrito e  falado e ser maior de 21 anos. Aos interessados basta acessar o link: http://www.vagatrabalho.com.br/2011/05/09/emirate-airlines-abre-30-vagas-para-comissario-de-bordo/ , obter maiores informações e fazer sua inscrição.

Para você que quer conhecer o mundo trabalhando, esta é uma ótima opção!

Add a Comment