Treinamento Trabalho em Altura

Diariamente ouvimos e vemos nos noticiários casos de acidentes de trabalho envolvendo vitimas em alguns casos até fatais por trabalharem em altura sem serem devidamente treinados. A segurança no trabalho é indispensável, pois ela previne acidentes enquanto os trabalhadores estão exercendo as suas funções, mas é preciso estar consciente dos riscos que esta correndo enquanto trabalha em altura. Nos casos de acidentes podemos constatar que a segurança não esta devidamente tomada, por isso ocorrem, mas se os trabalhadores forem treinados corretamente com certeza os acidentes poderão ser prevenidos e se por uma inconseqüência acontecer será com menos prejuízo a saúde humana.

Qual o objetivo do treinamento em altura?

O treinamento em altura tem como objetivo proporcionar aos supervisores e técnicos os conhecimentos necessários para que possam aumentar as condições de segurança no desenvolvimento dos trabalhos que são realizados em alturas. Um dos motivos em acidentes fatais excessivamente que ocorre nos trabalhos de manutenção e construção realizados em diversos segmentos de atividades que estão relacionadas em trabalhos em altura. Esse tipo de treinamento vem acontecendo consecutivamente para preparar da melhor maneira possível os trabalhadores evitando que eles sofram quedas que na maioria das vezes são fatais ou deixam sérios danos aos acidentados. Esse treinamento que acabar com os acidentes de trabalho que além de darem prejuízo aos acidentados que na maioria das vezes necessitam do afastamento das suas atividades por u longo período ou pela vida toda somando prejuízo não apenas ao próprio trabalhador, mas a empresa contratante dos trabalhos.

O que pode ocasionar um acidente de trabalho?

Ante as estatísticas e varias observações que foram feitas durante anos a conclusão das causas de trabalho em altura mais comuns são:

– Condições do ambiente de trabalho em precariedade

– Os trabalhadores não possuem os equipamentos adequados para exercer a sua função

– A falta de capacitação técnica por parte dos supervisores das obras

– As obras não estão sendo supervisionadas para que possa garantir que os trabalhadores estão devidamente equipados com os acessórios necessários para garantir a sua segurança.

Os acidentes podem causar dês de simples escoriações a lesões, incapacitação parcial ou total e até a morte. Por isso que o treinamento de trabalho em altura se faz tão necessário, principalmente que o país esta em pleno desenvolvimento e crescimento econômico e a necessidade de mão de obra especializada para exercer atividades em altura esta tão grande. Os prédios e shoppings estão sendo construídos em grande escala e cada vez mais altos por que os espaços nos grandes centros estão cada vez menores e só resta a opção de fazer edifícios cada vez mais altos.

Conheça os equipamentos necessários para trabalhar em altura

Os equipamentos necessários para trabalhar em alturas são os seguintes:

– Cinto de segurança – usado para prédios em altura superior a dois metros e que possa correr o risco de queda

– Trava queda de segurança que é acoplado no cinto de segurança garantindo a segurança do trabalhador se houver uma queda

– Capacete

– Luvas

– Botas apropriadas para o trabalho

Os equipamentos usados dependem do tipo de trabalho a ser exercido e as condições que o trabalhador vai exercer a sua função.

Para concluir:

Evitar acidentes de trabalho é a melhor solução para preservar a vida dos trabalhadores, mas para que essa prevenção seja feita é necessário que a obra seja supervisionada por um responsável técnico e que os trabalhadores tenham recebido um treinamento de como trabalhar em alturas com segurança e sem correr risco de morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *