Via Rápida Emprego cursos de qualificação 2017

Inscreva-se no Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo está com novas oportunidades educacionais, que visam qualificar trabalhadores para ocupar diferentes cargos no mercado de trabalho. Leia a matéria para conhecer um pouco mais sobre as vagas disponíveis.

O Via Rápida facilita o ingresso de muitos profissionais no mercado de trabalho. (Foto Ilustrativa)

O Via Rápida facilita o ingresso de muitos profissionais no mercado de trabalho. (Foto Ilustrativa)

O Brasil tem enfrentado uma crise econômica bem complicada, que parece que não vai dar trégua tão cedo. As empresas estão fazendo cortes e milhares de trabalhadores estão tendo que enfrentar o desemprego. Para aumentar as chances de conseguir um novo trabalho, é fundamental investir na formação profissional e se requalificar. Considerando essa realidade, o Via Rápida Emprego tende a ganhar mais força no próximo ano.

Via Rápida Emprego cursos de qualificação 2017 (Foto: Divulgação)

Via Rápida Emprego cursos de qualificação 2017

O Via Rápida nasceu em 2011, como uma tentativa de requalificar profissionais de todo o estado de São Paulo. O programa é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e se encarrega de oferecer qualificação profissional básica de qualidade para a população. Há mais de 150 modalidades disponíveis, sendo que cada curso tem carga horária média de 100 horas.

Via Rápida Emprego (Foto: Divulgação)

Como funciona o Via Rápida 2017 ?

O Via Rápida tem como propósito capacitar, gratuitamente, a população paulista. O programa ajuda a encontrar um emprego, a aperfeiçoar os conhecimentos e também oferece condições para criar o próprio negócio. Sem falar que as empresas, de diferentes setores, passam a contar com mão-de-obra qualificada.

Cada cidade recebe cursos profissionalizantes específicos, que levam em consideração a demanda de cada região. As pessoas interessadas em se qualificar pelo Via Rápida podem ficar à vontade para escolher um curso, de acordo com a vocação ou cargo que já ocupa no mercado de trabalho.

A duração de um curso Via Rápida 2016 é de, em média, um mês. As aulas são realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira. Cada turma tem 20 alunos. Ao término da qualificação, o aluno aprovado recebe um certificado de conclusão. Esse documento é assinado tanto pelo Centro Paula Souza como também pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).

Encontre um emprego novo em 2017 (Foto: Divulgação)

Pré-requisitos Via Rapida Emprego 2017

Para participar do Via Rápida Emprego, é preciso estar de acordo com os pré-requisitos. São eles:

– Ter idade acima de 16 anos

– Ser alfabetizado

– Residir no estado de São Paulo

A seleção realizada pelo programa dá prioridade aos candidatos desempregados, com baixa escolaridade e maior idade. Pessoas com maiores encargos e mulheres responsáveis por suas famílias também possuem preferência na distribuição de vagas.

Cada curso gratuito Via Rápida Emprego exige um nível de escolaridade mínimo. Para fazer a capacitação de soldador, por exemplo, é preciso ter nível fundamental completo. Já a qualificação para zelador pede pelo menos até o 7º ano do fundamental.

Através das suas vagas para cursos gratuitos, o Via Rápida atende públicos específicos da sociedade, como portadores de deficiência, famílias assistidas pelo Renda Cidadã e pela CDHU. As pessoas que estão deixando a cadeia em regime semiaberto também podem garantir uma oportunidade educacional.

Cursos Via Rápida Emprego 2017

Com unidades fixas e móveis, o Via Rápida Emprego promove cursos gratuitos nas áreas de construção civil, comércio, indústria, serviços, transporte e muitas outras. Podem se inscrever pessoas com mais de 16 anos de idade, alfabetizadas, com RG/CPF e que residem em alguma cidade do estado de São Paulo. As vagas são distribuídas, prioritariamente, entre os candidatos que estão desempregados, que possuem baixa escolaridade e com maiores encargos familiares.

Lista de cursos Via Rápida 2017

O curso profissionalizante de eletricista é uma opção. (Foto Ilustrativa)

O curso profissionalizante de eletricista é uma opção. (Foto Ilustrativa)

Veja a seguir algumas opções de cursos gratuitos Via Rápida 2017

Agente de Alimentação Escolar
Assistente de Logística
Depilador
Cuidador de idosos
Cozinheiro Geral
Desenhista de moda
Eletricista de veículos automotores
Ajudante de Laboratório Químico
Ajudante de Manutenção de Refrigeração
Ajustagem Mecânica
Manicure e pedicure
Pintor
Pizzaiolo
Operador de empilhadeira
Recepicionista em meios de hospedagem
Soldador
Tecelagem
Tratorista Agrícola
Assistente de Crédito e Cobrança
Assistente de Logística Portuária
Auxiliar de Cozinha
Chapeiro
Motorista de carga
Motorista de taxi
Cozinheiro Geral
Desenhista de Moda
Encanador
Eletrônica Digital
Manipulador de carnes
Manutenção de Máquinas Agrícolas
Marcenaria
Maquiagem
Organizador de eventos
Operador de telemarketing
Servente de obras
Produtos de chocolate
Rotinas Financeiras
Jardinagem
Informática Básica

Há muitos outros cursos grátis Via Rápida 2017. Veja a lista completa e escolha a qualificação que mais tem a ver com o seu perfil. Ao clicar no curso do seu interesse, será aberta uma pequena janela, que informa as cidades que oferecem vagas.

Manicure e pedicure é uma opção de curso. (Foto Ilustrativa)

Manicure e pedicure é uma opção de curso. (Foto Ilustrativa)

Vagas Via Rápida Emprego

Em outubro de 2015, foram abertas oportunidades de qualificação profissional em quatro cidades da Baixada Santista . Foram ofertadas 1200 vagas, que contemplaram os municípios de São Vicente, Praia Grande, Bertioga e Itanhaém. Os moradores do litoral paulista conterão com 60 opções de cursos, cujas aulas foram lecionadas por professores do Centro Paula Souza.

As carretas do Via Rápida Emprego continuam percorrendo o estado de São Paulo com o intuito de oferecer novas oportunidades educacionais e facilitar a reinserção no mercado de trabalho. As vagas Via Rápida Emprego cursos de qualificação 2016 foram abertas em alguns municípios neste primeiro semestre.

Inscrições abertas Via Rápida 2016

A programação de cursos Via Rápida 2016 está imperdível. Aos poucos o Governo do Estado de São Paulo tem liberado verba para que as instituições parceiras desenvolvem os cursos. Entre os meses de abril e maio de 2016, a carreta do programa ficará em Mongaguá, no litoral paulista. O objetivo da unidade móvel é ofertar 60 vagas, que contemplam as qualificações de eletricista de veículos automotores, mecânico automotivo, mecânico de direção e freios. As aulas terão início em maio. Cada curso terá 100 horas de duração, uma carga horária que será cumprida em 20 dias.

As pessoas interessadas nos cursos básicos de qualificação Via Rápida devem se enquadrar nos pré-requisitos do programa, que considera renda familiar, escolaridade e idade. Depois de matriculado, cada aluno receberá um kit com camiseta e material de estudos. Inscreva-se pela internet e aguarde a convocação Via Rápida 2016.

Como participar?

A inscrição deve ser feita pela internet. (Foto Ilustrativa)

A inscrição deve ser feita pela internet. (Foto Ilustrativa)

Os interessados em participar dos cursos Via Rápida Emprego devem se inscrever através do site oficial do programa (www.viarapida.sp.gov.br). Basta cadastrar o CPF, criar um login, preencher os dados solicitados pelo formulário e escolher a qualificação profissional do seu interesse. Quem não tem acesso à internet em casa pode procurar um posto do Acessa SP para fazer a inscrição.

Assista ao vídeo a seguir para conhecer um pouco mais sobre o programa de educação profissional de São Paulo:

As oportunidades de cursos de qualificação Via Rápida Emprego 2016 estão imperdíveis. Faça o cadastro no site oficial do programa do Governo de São Paulo e aumente as suas chances de crescer profissionalmente. O diploma emitido pela iniciativa é reconhecido no mercado de trabalho e valorizado pelas empresas.  Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre cursos gratuitos.

Add a Comment