Como Conseguir Bolsa de Estudo em Faculdade

como conseguir bolsa de estudo em faculdade

Estudar tem se revelado uma necessidade para as pessoas que desejam desfrutar de melhores chances no mercado de trabalho, por isso a maiorias das pessoas está em busca de cursos profissionalizantes ou nível superior. Apesar de a aprendizagem técnica facilitar o início de muitas carreiras, uma faculdade costuma fazer a diferença no currículo do indivíduo.

As faculdades adeptas a programas de bolsas de estudo procuram oferecer oportunidades para aqueles que não possuem condições financeiras para bancar as mensalidades do curso superior. Para contar com essa vantagem e estudar gratuitamente, o primeiro passo é comprovar a renda familiar.

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) é um projeto do Governo Federal que tem como meta distribuir bolsas em universidades particulares. Em vigor desde 2004, o programa já promoveu a formação de profissionais em diferentes áreas graças a sua parceria com instituições provadas.

Para conseguir uma bolsa pelo Prouni, é necessário conseguir uma boa nota no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ter concluído o Ensino Médio na rede pública e apresentar renda inferior a um salário e meio por pessoa. Cada instituição tem um limite de bolsas ofertadas pelo Prouni, por isso as vagas são muito disputadas pelos candidatos.

As inscrições para o programa Prouni podem ser efetuadas pela internet desde que o indivíduo se enquadre aos pré-requisitos de seleção. Caso o seu nome não conste na primeira lista de selecionados, é necessário aguardar uma segunda chamada. É importante lembrar que as bolsas de estudos podem ser parciais (50%) ou integrais (100%); isso vai depender do perfil de cada candidato. Para mais informações, acesse o site do Prouni.

Existem ainda instituições que promovem o próprio programa de bolsas de estudos, onde são avaliadas a situação de cada estudante antes da concessão. Os critérios de seleção variam, mas sempre procuram favorecer aqueles com limitações financeiras.

Para os profissionais que já possuem nível superior e desejam se especializar, vale a pena conhecer as vantagens do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O programa mantém parceria com grandes universidades para oferecer bolsas de estudos de pós-graduação. Os cursos dessa modalidade estão disponíveis em instituições nacionais e internacionais. Acesse o site do CAPES e conheça as chances de se tornar mestre ou doutor na sua área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *