Como estudar mais rápido? Veja 4 técnicas simples para acelerar os seus estudos!

    Como estudar mais rápido? Veja 4 técnicas simples para acelerar os seus estudos!

    Como estudar mais rápido? Veja 4 técnicas simples para acelerar os seus estudos!

    Lucas 4 de dezembro de 2022 Cursos Gratuitos

    Como estudar mais rápido? Quais são os métodos de estudo mais garantidos de forma a acelerar o aprendizado do aluno? Neste guia, separamos não apenas uma, mas três dicas para acelerar seus estudos e também sua aprendizagem de forma saudável e que garanta conhecimento.

    Anúncios

    Leia com a gente e saiba como estudar mais rápido. Vamos lá!

    Como estudar mais rápido

    4 dicas simples de como estudar mais rápido!

    1. Estude rápido: atenção aos detalhes

    Muitas vezes, no estudo e fora dele, damos uma importância excessiva a detalhes que na verdade não são muito relevantes. Lutamos para ver o quadro geral e, com isso, o princípio 80/20 chega até nós.

    Anúncios

    Também conhecido como princípio de Pareto, cuja natureza é estatístico-empírica. É encontrado em vários sistemas que possuem uma estrutura de causa e efeito.

    Em resumo, afirma que aproximadamente 20% das causas causam 80% dos efeitos. Isso se traduz na necessidade de identificar o que realmente importa, resolvendo assim quase todos os obstáculos, obtendo resultados em menos tempo.

    É possível estudar rapidamente graças a este princípio, pois os objetivos realmente prioritários são identificados.

    Anúncios

    Na prática, isso se traduz em um olhar aprofundado sobre a massa de livros a serem estudados para questões ou provas, focando naqueles 20%, aquela fatia mínima, mas crucial, que guarda 80% do tempo que dedicamos ao estudo como refém.

    Nós resolvemos esse objetivo, como ensina o método de Ivy Lee, impedindo-nos de ir mais longe até que acabemos com ele.

    2. A insegurança é um inimigo

    No entanto, ser capaz de tomar uma decisão e, acima de tudo, confiar em seu próprio julgamento não é fácil. A insegurança tende a levar a melhor sobre nós em situações de alto estresse. Por isso nos deixamos obcecar pela necessidade de aprender tudo, para afastar o espectro do fracasso.

    Anúncios

    Mas este é um esforço enorme, que consome tempo e sobrecarrega a mente. O que fazemos para não falhar na verdade aumenta as chances disso acontecer. Colocar tudo em preto e branco ajuda a clarear a mente, nublada por tantos compromissos e tantos livros.

    Como estudar mais rápido? A criação de uma planilha de prioridades é de grande ajuda. Uma lista que deve incluir todas as suas atividades, atribuindo a cada uma uma pontuação de 1 a 3, ou seja, da maior à menor prioridade.

    Reservar um tempo para estruturar melhor esta planilha é uma etapa fundamental. Posteriormente será mais fácil navegar no mar de informações a serem assimiladas.

    3. Como estudar mais rápido: perda de concentração!

    Trancar-se no quarto por horas, forçar-se a olhar para as páginas de um livro nem sempre equivale a estudar com concentração. Ser capaz de manter o foco em uma determinada atividade, que tem um forte impacto em seu cérebro, é uma atividade complexa.

    Também neste caso é necessária uma intervenção preventiva. Você precisa agir antes de iniciar a atividade em si, ou a sessão de estudo neste caso. Convém analisar o que fazer na íntegra, definindo objetivos, como primeiramente aprender as gírias inglês antes da gramática, por exemplo.

    Já abordamos isso antes, demonstrando como enfrentar a montanha sem um plano claro pode resultar em uma queda rápida.

    Assumir o controle da situação é fundamental, oferecendo assim mais uma chance de manter a ansiedade sob controle, que espreita bem nas fases de escuridão total da mente, ou quando você não tem ideia de qual caminho seguir.

    4. Ambiente de estudo

    Como estudar mais rápido? O ambiente escolhido para estudar também é muito importante. Ele deve ser calmo, relaxante e ordenado. Seu quarto deve ser limpo, devidamente arejado e confortável antes de tentar uma sessão de estudos. Isso também – e acima de tudo – se aplica à mesa.

    Preenchê-la com pilhas de livros é apenas uma forma de se distrair, deslocando seus pensamentos do aprendizado para a perspectiva do estudo e possível reprovação.

    Colocar-se no estado de espírito certo é de grande importância. Sair para passear, ver amigos ou apenas cuidar de sua rotina de sono pode fornecer uma energia que você nunca pensou ter. O estudo louco e desesperado não é uma solução.

    Em resumo, pode-se dizer que perdemos o foco principalmente porque estamos cansados, sem planejamento e inseguros. Agora você tem as armas certas para lidar com tudo isso. Esperamos ter ajudado com nossas dicas de como estudar mais rápido. Até a próxima!

    Outros artigos

    Curso De Técnico Em Enfermagem Do Trabalho

    1 de junho de 2018

    Curso De Técnico Em Enfermagem Do Trabalho

    A profissão de enfermeiro é muito requisitada no mercado de trabalho, ainda mais quando a pessoa possui algum tipo de especialização. Não é apenas o curso superior q...

    Cursos Gratuitos em Barra Mansa RJ

    21 de dezembro de 2010

    Cursos Gratuitos em Barra Mansa RJ

    Uma parceria entre a Prefeitura de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro através de parcerias como a da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Sicomércio...

    SENAI MG Cursos Gratuitos MG 2011 BH

    23 de outubro de 2010

    SENAI MG Cursos Gratuitos MG 2011 BH

    A partir do dia 25 de outubro (segunda-feira) vão se iniciar as inscrições para o processo seletivo destinado aos cursos técnicos gratuitos do SENAI MG 2011, a i...