Como fazer uma boa redação para o Enem e Vestibular?

    Como fazer uma boa redação para o Enem e Vestibular?

    Como fazer uma boa redação para o Enem e Vestibular?

    Lucas 11 de novembro de 2022 Vestibular

    Muitas pessoas ainda se sentem inseguras quando precisam escrever, em especial se a tarefa envolve elaborar uma redação para o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou para o Vestibular. 

    Anúncios

    Escrever um bom texto pode ser, de fato, mais difícil para umas pessoas que para outras, mas é possível garantir uma boa nota ainda que a redação não seja seu forte. 

    Aprenda a fazer uma boa redação para o Enem

    O primeiro passo para entender como elaborar uma boa redação é conhecer a estrutura do texto. Em geral, vestibulares e o próprio Enem pedem uma dissertação argumentativa, a qual deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. 

    Anúncios

    redação para o Enem

    Na introdução, o tema é apresentado de forma breve, sendo estabelecida uma tese. Para construir o texto dissertativo-argumentativo, é preciso defender um ponto de vista acerca do tema, trazendo argumentos que sirvam de base para esse posicionamento. Assim, o objetivo final é convencer, persuadir a pessoa que está lendo. 

    Por esse motivo, é importante saber redigir as frases com clareza e objetividade na forma como você organiza e apresenta as ideias. Para fazer isso, dê preferência a frases curtas e releia cada uma delas assim que colocar o ponto final, verificando se realmente fazem sentido. Às vezes, a falta de um conectivo ou de uma palavra passam despercebidos e, com a releitura, você percebe e corrige esses pequenos deslizes.

    Anúncios

    Tendo definido o ponto de vista a ser defendido, tente planejar sua argumentação antes de passar à etapa da escrita. Para não se perder, coloque os pontos principais no papel, na forma de uma lista rápida.

    Os argumentos são apresentados no desenvolvimento, preferencialmente seguindo uma linha de raciocínio que estabeleça ligações entre eles. Para isso, é importante saber utilizar bem os operadores argumentativos, que marcam oposição, causa, condição, comparação, finalidade, conclusão ou adição.

    Por fim, o parágrafo de conclusão deve amarrar a argumentação, sintetizando o que já foi apresentado. No caso do Enem, é obrigatório trazer a sugestão de como sanar ou amenizar o problema. Recomenda-se que em redações de Vestibular o candidato conheça o estilo da redação daquele processo seletivo.

    Além de praticar a escrita como parte da sua preparação para o Enem ou Vestibular, procure reservar um tempo também para a leitura. O hábito de ler auxilia não apenas para se adquirir familiaridade com os textos e o modo como se estruturam, mas também para se informar sobre atualidades e possíveis temas cobrados nas provas.

    Quanto à prática, planeje-se para escrever pelo menos uma redação por semana. Utilize provas passadas do Enem ou dos Vestibulares para direcionar o tema e, se possível, solicite a correção a um professor. 

    Há também sites que oferecem pacotes de correção com preços acessíveis, como o Redação Nota 1000 e o Me Salva. Este último publica, semanalmente, um ou dois temas indicados para que você elabore seu texto.

    Estudar os modelos disponíveis na internet de redações que obtiveram nota máxima pode também ajudar na preparação. Analise as estratégias linguísticas e argumentativas usadas pelos candidatos e adote os exemplos em seus textos. Dessa forma, você terá mais segurança e, na medida em que for praticando, elaborar uma redação se tornará cada vez mais fácil.

    Se você tiver condições, escolha um cursinho preparatório para o ENEM. Esses cursinho já trazem a grade completa de conteúdos que cai na prova e tem diversos cases de sucesso de aprovados para os melhores cursos.

    Enem 2022

    As provas do Enem 2022 ocorrem a partir do próximo domingo, 13 de novembro. Neste primeiro dia, os candidatos farão as provas de Linguagens e suas Tecnologias, Humanas e suas Tecnologias, além de elaborar uma redação com caráter argumentativo. Na semana seguinte, dia 20 de novembro, os candidatos farão as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

    No ano passado, o tema da Redação foi: Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a Cartilha do Enem 2022, na qual é possível que os candidatos vejam redações que obtiveram nota máxima no último exame.

    Anúncios

    Outros artigos

    Curso de Garçom Senac PE

    6 de outubro de 2010

    Curso de Garçom Senac PE

    Está sendo oferecido através do Centro de Hotelaria e Turismo do SENAC, na cidade de Recife, uma ótima oportunidade de curso profissionalizante para garçons. As ...

    Secitec cursos Estações Digitais 2015

    17 de maio de 2015

    Secitec cursos Estações Digitais 2015

    Secitec cursos Estações Digitais 2015 está com inscrições abertas para as novas turmas dos cursos gratuitos de qualificação, cujas aulas estão previstas para começar...

    Curso de Pedagogia Grátis em SP

    6 de outubro de 2010

    Curso de Pedagogia Grátis em SP

    Curso de Pedagogia Grátis em SP: Estudar em um curso gratuito hoje está cada vez mais fácil e virou desculpa esfarrapada dizer que não existe tempo para o estudo...