Curso de AgroEcologia, Preços, Onde Fazer

A preocupação atual com o meio ambiente é um fator determinante para muitos aspectos da indústria. Não se trata apenas de uma boa prática com intuito de melhora a vida de uma camada específica da sociedade, ou também de ajudar um país ou estado a ser inserido no mercado mundial. O meio ambiente, com o passar dos anos, vem sofrendo cada vez mais com o impacto causado pelas ferramentas humanas, criadas para movimentar o mercado e a sociedade atual.

Esta agressão ao meio ambiente, no entanto, não afeta um número de pessoas, e sim todos os seres humanos. E, enquanto o próprio ser humano acredita que está “matando” a natureza, a verdade pode ser considerada pior para as pessoas, pois, é fato que a natureza da Terra já passou e superou diferentes estágios problemáticos, se adaptando à situação do planeta e, hoje, as pessoas acreditam que estão acabando com a natureza, somente pelo fato de que o ambiente está se tornando inabitável para os próprios seres humanos. A possível conclusão disso é que estamos nos matando e a natureza vai continuar, com ou sem as pessoas.

Mas, ainda que este cenário seja pessimista, nos dias de hoje, muitos profissionais trabalham para reverter esta situação, em busca de uma sociedade ecologicamente sustentável. Por isso, muitas pessoas estão buscando cursos de Agroecologia, procurando cada vez mais saber sobre o assunto. Para você que deseja informações sobre, onde é possível estudar e os preços relacionados aos cursos no ramo

No site do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) existe o curso de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável: Princípios e Práticas. As últimas turmas abertas foram em janeiro de 2011, e não há um cronograma informando as próximas, no entanto é possível se cadastrar para receber informações sobre as turmas vindouras. A última edição do curso aconteceu na Sede do IPÊ, na Rodovia D.Pedro I, Km 47, em Nazaré Paulista, no estado de São Paulo.

Na página da Universidade Federal do Paraná Litoral, conhecida como UFPR Litoral, o curso de Agroecologia tem duração de três anos e conta com 40 vagas. Na página sobre o curso é possível encontrar informações acerca do profissional da área e os campos de atuação, além de poder conferir a tabela contendo os módulos ofertados. O conteúdo pode ser acessado pelo endereço www.litoral.ufpr.br/agroecologia.

Sobre o termo Agroecologia
Para quem não conhece, Agroecologia é uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Esta é a definição que o Portal Agroecologia.inf.br apresenta e sua página de explicação do termo. A agraecologia tem como ciclo construtivo doze passos que explicam seu funcionamento e, ao mesmo tempo, mostram as características e benefícios que o modo de trabalho pode trazer às pessoas e a sociedade em que ela está inserida.  No próprio Portal, uma apresentação animada mostra estes passos, que parte da (1º) Agroecologia e passa pela (2º) Renovação Natural do Solo, (3º) Aumento da biodiversidade, (4º) Aumento da Fertilidade, (5º) Produção de Alimentos Saudáveis, (6º) Valorização da Cultura Local, (7º) Geração de renda, (8º) Fortalecimento da juventude rural, (9º) Participação da mulher na produção, (10º) Igualdade de gênero, (11º) Alimentos saudáveis, (12º) Melhoria da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *