Curso de Agronomia Onde encontrar


Você está em dúvida sobre qual curso superior deve fazer como está o mercado de trabalho e área de atuação profissional?

Nesse post vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o curso de agronomia, as disciplinas que formam o curso, a área de atuação profissional, faixa salarial e finalmente algumas faculdades que oferecem o curso.

Agronomia são a ciência e técnica usada para melhorar a qualidade e produtividade dos rebanhos, lavouras e produtos agroindustriais.

O profissional denominado agrônomo está totalmente envolvido em todas as etapas do agronegócio.

Responsável pelo planejamento, organização, acompanhamento do preparo e cultivo do solo, combate as pragas e doenças, colheita, armazenamento e distribuição da safra.

No rebanho cuida da alimentação, reprodução, saúde e abate de animais.

Gerencia a industrialização, comercialização dos alimentos de origem animal e vegetal.

O agrônomo acompanha diariamente a produção no campo, bem como, desempenha funções em escritórios, mantendo-se atualizados sobre as tecnologias e pesquisas cientificas da área entre outras tarefas.

Um agrônomo atualmente recebe cerca de R$ 3060,00 mensalmente, o mercado conta com poucos profissionais atuando na área. O mercado está em expansão carente de profissionais especializados para suprir suas necessidades. Com o desenvolvimento sustentável o mercado está em sua melhor fase de produção de grãos, grande oportunidade para ingressar em empresas de sementes agroquímicas como a Cargill.

Já na pecuária grandes oportunidades na produção, manejo e recuperação de pastagens, vagas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

A intensificação do comércio exterior aumenta a demanda na área de gestão, nas indústrias de equipamentos e produtos agropecuários a procura é para venda e orientação técnica para o produtor rural.

Esses são apenas alguns exemplos do campo de atuação para um profissional da área, veja que com a demanda do mercado um agrônomo não precisa necessariamente atuar nos confins desse Brasil varonil, mas independente do campo de atuação ele deve gostar e acima de tudo valorizar o trabalho rural.

O curso superior de agronomia abrange as matérias da área de ciências biológicas, bioquímica, matemática, informática e estatística, a duração é de cinco anos e o ponto forte do curso é a intensificação das disciplinas profissionalizantes logo nos três primeiros anos, o que é de grande valia para a conquista de um estágio na área.

Existem várias denominações para o curso dentre elas podemos citar: Agro ecologia, Agronomia, Ciências Agrônomas e Ambientais, Ciências Agrícolas, Engenharia Agronômica dentre outras.

Ficou interessado? Confira a lista de algumas instituições que oferecem o curso:

Fead – Belo Horizonte -MG

Informações: www.fead.br

Uniron – Porto Velho – RO

Informações: www.uniron.edu.br

FAI – Faculdades em Itapiranga – SC

www.seifai.edu.br

Universidade de Brasília – DF

Universidade Anhanguera Campo Grande – MS

www.unidero.br

Faculdade Vértice em Matipó – MG

www.faculdadevertice.com.br

Universidade de Marília – SP

www.unimar.com.br

Universidade Taubaté – SP

www.unitau.com.br

Faculdade Cantareira – SP

www.cantareira.br

Para escolher a faculdade onde deseja cursar, além do valor das mensalidades, verifique a grade de disciplinas e se o curso é reconhecido e autorizado pelo MEC – Ministério de Educação e Cultura, é bom verificar qual a nota de classificação do curso, busque o máximo de informações sobre a faculdade e o curso e evite transtornos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *