Curso De Artes Plásticas, Onde Fazer, Faculdades

Quem gosta do meio artístico vai se sentir familiarizado com o curso de Artes Plásticas. Ao longo da formação os alunos aprendem sobre os períodos da história da Arte, suas influências e também desenvolvem várias técnicas para a produção artística, como pinturas, desenhos, colagens, esculturas, entre outras manifestações.

Artes Plásticas não é uma carreira fácil de seguir no mercado de trabalho, isso porque o campo é muito limitado e seleto para quem deseja viver da produção artística. Normalmente as pessoas formadas nessa área lecionam em escolas ou universidades a disciplina de educação artística.

O profissional formado em Artes Plásticas aprende como desenvolver sua criatividade e incorpora as influências de outros artistas consagrados em suas obras. Ao longo do curso aprendem como trabalhar com a linguagem visual e lidam com diversos materiais que possibilitam a produção, como tintas, papéis, argila, madeira, metal e materiais recicláveis.

A graduação em Artes Plásticas dura em média quatro anos e prepara o profissional para ingressar no mercado. O curso se revela prazeroso para as pessoas apaixonadas pela produção artística e aumenta suas oportunidades de emprego ao abranger o a área de animação gráfica. Com aulas práticas e teóricas, os estudantes de Artes aprendem como aplicar os conhecimentos das correntes artísticas nos trabalhos e também aprofundam os estudos sobre curadoria de exposições.

No conteúdo programático do curso superior de Artes Plásticas estão inclusas disciplinas como Desenho Artístico, História da Arte, Arte Brasileira, Pintura Gravura, Evolução das Artes Visuais, Escultura, Formas Tridimensionais, Fotografia, Cerâmica, Pintura, Plástica, Filosofia, entre outras. Lembrando que na formação para professores de educação artística, o curso inclui matérias pedagógicas. Cada universidade adota o seu próprio programa de disciplinas para o curso de Artes.

O artista plástico pode trabalhar em mostras culturais, nas técnicas de animação, com esculturas e restauração de obras de arte. A área de multimídia tem inovado o perfil desse profissional no mercado de trabalho e concedido novas oportunidades de empregos relacionados à computação gráfica.

Quem não sabe onde fazer o curso de Artes Plásticas deve pesquisar a lista de instituições de ensino que promovem a formação. Para ingressar numa universidade pública, normalmente o candidato precisa ser aprovado tanto no vestibular como no teste de aptidão. As faculdades particulares também oferecem bons cursos na área, mas os estudantes precisam se dedicar a formação para realmente conseguir trabalhar dentro desse segmento de Artes Visuais.

O teste de aptidão tem como finalidade avaliar as competências do estudante para ingressar na carreira de artista plástico, por isso é recomendado ter certa afinidade com a área e conhecer técnicas que te coloquem na frente dos demais concorrentes. Entre as universidades que se destacam com o curso de Artes Plásticas, é válido mencionar UNESP, UNICAMP, USP, UERJ, UDESC, UFBA e UNB.

Os profissionais formados em Artes encontrarão oportunidades de crescer nos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A empregabilidade também tem aumentado na Região Nordeste, já que possui uma riqueza cultural própria. O artista plástico que busca se destacar no mercado precisa fazer uma pós-graduação e se tornar especialista num determinado assunto de sua área, enriquecendo o currículo dessa maneira.

Na USP, o departamento de Artes Plásticas desenvolve diferentes trabalhos juntos com os alunos, treinando-os para a carreira de bacharelado ou licenciatura. O corpo docente é formado por professores qualificados e ainda tem importante atuação no programa de pós da universidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *