Curso Gratuito de Licitação

O curso gratuito de licitação representa uma ótima oportunidade para os profissionais de Direito que desejam aumentar os conhecimentos ou buscam atualização na área. O curso também é voltado para empresários que desejam compreender melhor os métodos de licitações.

Curso Gratuito de Licitação. (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

O que é Licitação?

A Licitação é um procedimento administrativo feito pelos governos, seja ele federal, municipal ou estadual. Quando há uma obra feita pelo governo, por exemplo, o material de construção é fornecido pela loja que apresentar o menor preço. Essa é uma forma de licitação. Tudo precisa ser acertado corretamente antes do projeto iniciar.

O processo de licitação propõe uma competição por menor preço. Os produtos acabam saindo mais em conta para o governo em si, do que para os consumidores comuns.

Estudar licitações deve ser algo a parte do tradicional curso de direito, principalmente quando a pessoa deseja se tornar especialista na área. Na internet, é possível encontrar diferentes sites que oferecem o curso a distância de licitação.

Veja também: Curso de Administração Pública Gratuito

Quando você ganha uma licitação, presta serviço ou vende produtos para o governo. (Foto: Divulgação)

Quem não está podendo pagar uma especialização presencial ou à distância pode recorrer ao curso grátis de licitação. O aprendizado é mais básico e não tem acompanhamento pedagógico, mas com certeza consegue ampliar os conhecimentos legislativos.

Onde fazer curso gratuito de licitação?

Confira a seguir algumas opções de curso gratuito de licitação:

Controladoria Geral da União

A Controladoria Geral da União (CGU), através da sua escola virtual, oferece um curso de licitação pela internet. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Embaixada do Reino Unido e aborda temas relacionados às licitações e aos contratos celebrados pela Administração Pública. Ao final do curso, o aluno faz uma prova. Se ele apresentar um bom desempenho, recebe certificado. Carga horária: 40 horas.

Tribunal de Contas da União

No site TCU, Tribunal de Contas da União, você encontra tópicos relacionados com Licitações Públicas. Se a sua ideia é aprender gratuitamente sobre o assunto, sem precisar do certificado de conclusão, esse é o site mais indicado. Na página você encontra um ótimo material para estudo. Todo o conteúdo do site pode ser considerado um curso, mas sem exercícios, provas ou diploma.

Para entender melhor de licitações, faça o curso de compras governamentais do Sebrae. (Foto: Divulgação)

SEBRAE

O SEBRAE fornece conhecimentos para os empreendedores brasileiros. Ele fala sobre licitações no curso EAD de compras governamentais. A formação é totalmente gratuita, tem duração de 15 horas e o seu conteúdo fica disponível para acesso por 30 dias. O aluno contará com as orientações de um tutor experiente.

O Sebrae também oferece uma ótima ferramenta para quem deseja pesquisar licitações em andamento, cancelada ou concluída.

Cursos Pagos de licitação

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está com inscrições abertas para o curso de licitações e contratos administrativos pelo sistema EAD. As aulas terão início no dia 15 de setembro de 2014. A carga horária é de 30 horas. Valor do investimento: R$ 880,00.

Agora que você já sabe onde fazer curso gratuito de licitação, invista tempo e disposição na sua atualização profissional. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *