Curso Gratuito na Área de Cinema no RJ

Curso Gratuito na Área de Cinema no RJ – O cinema foi criado no final do século XIX, em 1895, na França e para chegar à projeção atual que temos hoje foram feitos diversas investigações sobre o efeito aos fundamentos da ciência óptica afim de proporcionar ao telespectador uma realidade cada vez mais envolvente. No Rio de Janeiro essa arte de expressão é mais comum do que em outros estados brasileiros e por esse motivo são oferecidos mais oportunidades de cursos nessa área de atuação.

Curso Gratuito na Área de Cinema no RJ

O mercado cinematográfico atual está cada vez mais exigente e para isso a formação através de uma capacitação de qualidade é fundamental. Para a realização do filme é necessário que todas as partes que fazem a composição do filme estejam em harmonia e atentos. Para que aconteça a realização de um filme são necessários alguns profissionais, tais como:

  • Roteirista, esse é o profissional responsável por criar o diálogo existente na história;
  • O diretor é aquele que designa as funções de cada um no ‘set de filmagem’;
  • O diretor de Fotografia é o responsável pela escolha de iluminação, melhores lentes para serem usada nas cenas entre outras funções;
  • Produtor é o responsável por cuidar da realização do filme, através de patrocínios e parceiros, e é ele quem tratará da parte burocrática da equipe;
  • Existem vários outros profissionais envolvidos: Compositor musical; Técnicos; Cameras-man; Editores; Coreógrafos; Figurinistas; Maquiadores e vários outros.

O Cinema brasileiro tem crescido com o passar do tempo, tanto que já vimos filmes que concorreram a prêmiações mais respeitadas da área do cinema, como é o exemplo do “Tropa de Elite”. Essa crescente tem trazido interessados por atuação nessa área e diversos jovens procuram por cursos para área de cinema. O Rio de Janeiro é uma das cidades em que mais se produzem novelas e filmes, sendo assim, algumas instituições oferecem o curso. Selecionamos alguns cursos que podem ser encontrados na cidade do Rio de Janeiro.

Cursos no Senai

O Sistema FIRJAN, em parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual – SICAV-RJ oferece cursos gratuitos em diversas área. Os interessados poderão optar por vagas em: Ilustrador; Editor de Vídeo; Roteirista de Animação e Operador de Videografismo. As vagas são limitadas em 40 vagas entre todos os cursos.

Para fazer sua inscrição você deverá levar originais e cópias de documentos como: Carteira de identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e duas fotos 3×4 na secretaria do SENAI Maracanã. É exigido o Ensino Fundamental incompleto (editor de vídeo) e Ensino Médio completo (operador de videografismo). Para mais informações, consulte o edital do curso ou entre em contato com a secretaria do SENAI Maracanã – Rua São Francisco Xavier, 417, Rio de Janeiro – Telefone (21) 3978-5309.

Prefeitura do Rio de Janeiro

O curso oferecido pela prefeitura é minstrado em diferentes unidades do SENAI, no Rio de Janeiro. Na unidade de Laranjeiras serão oferecidos os cursos de fotógrafo, sonoplasta, editor de vídeo e operador de câmera (para maiores de 18 anos).

Para se inscrever no curso o aluno deverá ter mais de 15 anos e não poderá ser participante de nenhuma atividade do PRONATEC. O interessado deverá efetuar a pré-inscrição através da internet, preenchendo o fomulário de matrícula e encaminhar para o email. Para ver o passo a passo da inscrição, acesse o link www.rio.rj.gov.br/web/smc/exibeconteudo.

Add a Comment