Cursos Grátis RJ SENAI/Firjan | www.educacaoprofissional.rj.gov.br

Na matéria “Cursos Grátis RJ SENAI/Firjan | www.educacaoprofissional.rj.gov.br” você irá conhecer as possibilidades de ensino profissionalizante que existem no estado do Rio de Janeiro. Os cursos são totalmente gratuitos e visam preparar a mão-de-obra para as necessidades do mercado de trabalho.

Cursos Grátis RJ SENAI/Firjan | www.educacaoprofissional.rj.gov.br. (Foto: Divulgação)

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma instituição que existe desde a década de 40, com o propósito de treinar os trabalhadores para atuar em diferentes segmentos da indústria. Os alunos do Senai normalmente encontram emprego nas empresas industriais que integram a FIRJAN, isto é, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Leia mais: Senai RJ Cursos Gratuitos 2014 Firjan

Cursos Grátis RJ SENAI/Firjan | www.educacaoprofissional.rj.gov.br

O FIRJAN incentiva a educação profissional em todo o estado através de um programa de qualificação que contempla filhos e netos de agentes de segurança pública do estado. A iniciativa é resultado de um convênio estabelecido pela federação com o governo estadual. Os cursos oferecidos pertencem às áreas de Panificação, Informática, Gráfica, Eletricidade, Automotiva de manutenção e Administração.

O Senai Rio prepara para o mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

Continue lendo a matéria “Cursos Grátis RJ SENAI/Firjan | www.educacaoprofissional.rj.gov.br” e conheça as diferentes formas de se profissionalizar gratuitamente no Rio.

Cursos gratuitos Senai RJ 2015

Os cursos gratuitos RJ Senai/Firjan foram criados com o objetivo de ampliar o número de profissionais qualificados. Só em 2014, a instituição abriu 45 mil vagas gratuitas, distribuídas em 42 escolas do Senai e situadas em 22 cidades. As oportunidades foram abertas para qualificação profissional, ensino técnico e aprendizagem.

Pronatec

O Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, é uma iniciativa do governo federal que facilita o acesso à educação profissional. Várias vagas são oferecidas para cursos gratuitos de qualificação, como é o caso de Auxiliar Administrativo, Almoxarifado, Confeiteiro, Eletricista de Automóveis, Modelista, Montador de Andaimes, Torneiro Mecânico, Pedreiro, Programador web, entre muitos outros.

O Senai tem várias empresas industriais como parceiras. (Foto: Divulgação)

Através do Pronatec, as pessoas também podem participar de cursos técnicos gratuitos integrados ao ensino médio ou subsequente no Senai Rio. As vagas são para diferentes áreas, tais como: Administração, Edificações, Alimentos, Petróleo e Gás, Redes de Computadores, Mecânica, Informática, Metalurgia, Logística, Automação Industrial, entre outras.

Aprendizagem Industrial

A Firjan, por meio do Senai Rio, estimula a aprendizagem industrial para as empresas. O objetivo é capacitar jovens com idade entre 14 e 24 anos para desempenhar atividades em diferentes segmentos da indústria. Entre as opções de cursos, vale ressaltar: Ajudante de cozinha, animador digital, carpinteiro, costureiro, eletricista, operador de câmera, operador de telemarketing, entre outros.

Animador digital é uma opção de curso. (Foto: Divulgação)

Se você quer obter mais informações sobre o tema “Cursos Grátis RJ SENAI/Firjan | www.educacaoprofissional.rj.gov.br”, não deixe de visitar o portal Cursos Senai Rio e acompanhe as novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *