Cursos Técnicos Gratuitos: SP, RJ, MG

Cursos Técnicos Gratuitos: SP, RJ, MG é o que você está procurando? Então saiba que existem muitas possibilidades de formação técnica e gratuita nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O número de vagas aumentou, inclusive, por causa do PRONATEC.

Cursos Técnicos Gratuitos: SP, RJ, MG. (Foto: Divulgação)

O ensino técnico tem se tornado cada vez mais relevante no Brasil. Esta modalidade, que dura de 1 a 2 anos, prepara os alunos para uma ocupação no mercado de trabalho. A ideia é que o curso apresente os conhecimentos práticos de uma determinada área, seja com foco na indústria ou no comércio.

PRONATEC Cursos Técnicos Gratuitos: SP, RJ, MG

O Governo Federal percebeu que as empresas brasileiras estavam com um grande déficit de mão-de-obra qualificada, por isso resolveu lançar o Pronatec (Programa nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A iniciativa abriu suas primeiras vagas no ano de 2011, contemplando não só a modalidade técnica, mas também de qualificação profissional. As vagas são oferecidas graças a parceria com instituições de ensino, como SENAI, SENAT, SENAC, SENAR, Rede Estadual e Rede Federal.

Quando foi lançado, o programa estabeleceu a meta de oferecer 8 milhões de oportunidade para cursos gratuitos até o fim de 2014. O Governo praticamente atingiu o seu objetivo e já anunciou uma nova etapa, o Pronatec 2.0. O objetivo, a partir de 2015, é gerar 12 milhões de oportunidades de educação profissional. Boa parte destas vagas contempla a região Sudeste, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O PRONATEC é um meio de conseguir vagas para cursos técnicos gratuitos. (Foto: Divulgação)

Através do Pronatec, inclusive, muitas instituições privadas estão oferecendo vagas para cursos técnicos gratuitamente, como é o caso da UNIP, Estácio de Sá, UniBH, Anhanguera, UNICID, Unimonte, Anhembi Morumbi, entre muitas outras.

As inscrições para os cursos técnicos gratuitos do Pronatec acontecem duas vezes por ano, através do Sisutec, um sistema informatizado do MEC.

Onde encontrar cursos técnicos gratuitos SP, RJ e MG?

Você está buscando vagas de Cursos Técnicos Gratuitos: SP, RJ, MG? Então confira algumas sugestões a seguir:

• Cursos técnicos gratuitos SP

São Paulo tem várias instituições públicas que trabalham com cursos técnicos grátis SP, como é o caso da ETEC (Centro Paula Souza), SENAI e IFSP. Também existe a possibilidade de conseguir bolsa de estudo em uma das unidades do SENAC, por meio do Programa Senac de Gratuidade.

• Cursos técnicos gratuitos RJ

As escolas técnicas RJ também oferecem cursos técnicos gratuitos de qualidade, como é o caso da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica). Novas vagas são abertas para formar profissionais de diferentes áreas, como Informática, Edificações, Automação Industrial, Eletrônica, Mecânica, entre outras.

A CEFET-MG é a principais instituição de ensino técnico de Minas. (Foto: Divulgação)

• Cursos técnicos gratuitos MG

Você está procurando uma boa escola técnica MG? Então experimente conhecer os cursos do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). Edificações, Produção de Moda, Mineração, Mecânica, Estradas, Informática, Química, Metalurgia e Rede de Computadores são apenas algumas opções de cursos técnicos gratuitos.

Veja também: Pronatec MG: Cursos gratuitos em Governador Valadares

Agora que você já sabe onde encontrar Cursos Técnicos Gratuitos: SP, RJ, MG, não deixe de investir na sua formação profissional.

Add a Comment