Faculdade de Artes Cênicas SP

Quando as cortinas se abrem e um espetáculo teatral se inicia, uma grande equipe está empenhada para fazer com que uma história encante os olhos dos espectadores. Não apenas os atores, que emprestam suas expressões, mas também os responsáveis pela preparação, direção, cenário, trilha sonora e uma infinidade de outros detalhes que, somados, tornam-se um momento de lazer para tantas pessoas.

Para fazer parte do universo teatral, nada melhor do que estudar com quem entende do assunto. A Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), disponibiliza cursos de graduação de Artes Cênicas com quatro habilitações diferentes, ideal para quem quer se especializar em algum segmento. Com processo seletivo realizado em duas fases, uma vez por ano, os alunos inscritos no curso de Artes Cênicas devem se preparar não só para as provas do Vestibular, com conteúdo do Ensino Médio, como também para as provas de habilidades específicas, divulgadas aqui: http://www.fuvest.br/index.html .

Se você está interessado em estudar para ser um profissional das Artes Cênicas, conheça as habilitações oferecidas pela ECA. Todos os cursos tem duração mínima de oito semestres e máxima de 14.

– Artes Cênicas (Bacharelado) – Habilitação em Cenografia

Com o objetivo de formar profissionais da área da cenografia, este curso dá ênfase a disciplinas da área, mas também trabalha a formação corporal e da história do teatro. Algumas das disciplinas obrigatórias são: Improvisação, História do Teatro, Jogos Teatrais, Teatro de Animação, História da Cenografia e Indumentária, Desenho de Materiais Cenográficos e Iluminação.

– Artes Cênicas (Bacharelado) – Habilitação em Direção Teatral

Se o seu sonho é se tornar um grande diretor de teatro, sua trajetória pode começar nesse curso. Além das disciplinas comuns a todas as habilitações de artes cênicas, aqui o aluno aprende também Direção Teatral, Expressão Vocal, Canto para o Ator, entre outras disciplinas.

– Artes Cênicas (Bacharelado) – Habilitação em Interpretação Teatral

Este curso foi desenvolvido especificamente para a formação de atores. Com disciplinas que também fazem parte das outras habilitações, o aluno que opta pela Interpretação Teatral participa também do aprendizado voltado para Maquiagem e Caracterização, Dança Contemporânea, Canto para o Ator, Teoria do Teatro, entre outras.

– Artes Cênicas (Bacharelado) – Habilitação em Teoria do Teatro

Para aqueles que apreciam a prática, mas gostam mais da teoria, esta é a habilitação ideal das artes cênicas. Aqui, os módulos que são maiores nas outras habilitações ganham durações parecidas para que o aluno tenha uma visão global do que é ensinado.

Para outras informações sobre os cursos, acesse: http://www3.eca.usp.br/graduacao/cursos

Mercado de trabalho

Além do teatro, os profissionais formados em Artes Cênicas podem trabalhar também em produções de cinema e televisão, que crescem cada vez mais no Brasil. Uma vez que o cinema nacional tem ganhado espaço até mesmo internacionalmente e que o mercado de novelas brasileiras tem reflexo no mundo inteiro, uma boa alternativa é procurar um lugar nesse tipo de produção. No entanto, muitos optam por integrarem grupos de teatros já estabelecidos, que viajam pelo Brasil inteiro ou, até mesmo, montar novos grupos e investir em produções autorais, com o objetivo de ganhar espaço no mercado cultural.

Add a Comment