Faculdades de medicina no Paraguai

O curso de Medicina é um dos mais disputados dos vestibulares brasileiros. Os alunos optam por esta graduação porque ela garante altos salários e a possibilidade de construir uma grande carreira.

Medicina se destaca como o sonho profissional de muitas pessoas. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Faculdade de Medicina na Bolívia

De acordo com informações do Conselho Federal de Medicina, o Brasil tem aproximadamente 330 mil médicos, isto é, um profissional da saúde para cada 578 habitantes. Além da carência de mão de obra especializada, nem todas as unidades de atendimento oferecem condições para o trabalho do médico.

A Medicina possui um currículo puxado e os alunos precisam frequentar as aulas no período integral. Após seis anos de estudos, o médico formado pode escolher uma especialidade para fazer residência. Ele também tem liberdade para trabalhar em postos de saúde e hospitais.

No Brasil, os melhores cursos de Medicina são oferecidos pela UnB, UFMG, UFPE, UFRGS, Unesp e Unicamp. No entanto, para conseguir ingressar na graduação, os estudantes precisam superar a concorrência do vestibular e conquistar uma boa posição no processo seletivo.

Para realizar o sonho de fazer Medicina, muitas pessoas passam anos estudando em um cursinho. Quando o dinheiro não é um problema, elas resolvem prestar o vestibular de uma instituição privada e encaram as pesadas mensalidades do curso.

Fazer medicina no Paraguai

Alguns brasileiros migram para o Paraguai para estudar Medicina. (Foto:Divulgação)

Quem não consegue passar em um vestibular brasileiro pode tentar fazer Medicina no exterior. Um dos países mais procurados para esta finalidade é o Paraguai. O território paraguaio faz fronteira com o Brasil, por isso o estudante não terá dificuldades para visitar a família ou até mesmo morar no seu país de origem.

Algumas cidades paraguaias estão bem próximas de municípios brasileiros, como é o caso de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã (MS). Já a Ciudad Del Este fica perto de Foz do Iguaçu (PR). Quem deseja fazer Medicina no Paraguai também encontra boas universidades na capital Assunção.

Entre as instituições paraguaias que oferecem o curso de Medicina, vale ressaltar a UniNorte, a Unida, a Upacifico, a UCA, a UPE e a Uninter. Os estudantes que optam por uma universidade particular no Paraguai costumam pagar mais barato pela mensalidade, em comparação aos valores no Brasil.

Prova Revalida

O médico formado no Paraguai precisa fazer o exame Revalida para trabalhar no Brasil. (Foto:Divulgação)

Depois de concluir o curso de Medicina no Paraguai, o recém-formado precisa fazer o exame Revalida para poder atuar no Brasil. A prova reconhece o diploma estrangeiro e é composta por duas fases. A 1ª etapa é formada por questões objetivas e discursivas. Já 2ª testa as habilidades dentro da área de exercício do médico.

Para validar o diploma de uma universidade paraguaia, o médico precisa providenciar uma série de documentos. Também é necessário buscar uma universidade que mantém convênio com o exame Revalida.

No site: http://www.glauciamedicina.com/243489118, é possível encontrar os nomes e endereços de universidades no Paraguai que oferecem o melhor para os alunos. Na página há um barra do lado esquerdo com ícones para informações essenciais para o futuro estudante, aproveite as dicas e orientações para conseguir a vaga e demais possibilidades para garantir a realização do seu sonho em medicina.

 

Veja também: Faculdade de Medicina Mais Barata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *