vestibulinhoetec.com.br inscrições

O vestibulinhoetec.com.br ajudará você através desse processo seletivo a entrar em um Escola Técnica Estadual de São Paulo espera formar novas turmas de alunos para o segundo semestre de 2016.

As inscrições no vestibulinho podem ser realizadas pela internet. (Foto Ilustrativa)

As inscrições no vestibulinho podem ser realizadas pela internet. (Foto Ilustrativa)

vestibulinhoetec.com.br  é uma instituição que integra o Centro Paula Souza, com o objetivo de oferecer vagas para cursos técnicos gratuitos em todo o estado de São Paulo. Atualmente, 160 municípios paulistas contam com as escolas técnicas, totalizando 217 unidades para atender 221 mil estudantes. A cada semestre acontece um processo seletivo para montar as turmas, também chamado de vestibulinho.

Vestibulinhoetec.com.br Inscrições

O período de inscrições vestibulinho Etec 2º semestre 2016 segue aberto de 13 de abril até às 15h do dia 13 de maio de 2016. Para se inscrever no exame, os interessados precisam ter acesso à internet e o CPF em mãos.

Você não sabe como fazer a inscrição no vestibulinho 2016? Então confira o passo a passo a seguir e aprenda:

1. Acesse o site www.vestibulinhoetec.com.br.

2. Clique no botão “Iniciar Inscrição”.

Página de inscrição do vestibulinho Etec. (Foto Ilustrativa)

Página de inscrição do vestibulinho Etec. (Foto Ilustrativa)

3. Preencha o formulário eletrônico do vestibulinho Etec 2016 com os dados de acesso, ou seja, nome completo, CPF e email. Depois, defina a unidade, informe os dados pessoais e de escolaridade. Você também terá que responder um pequeno questionário para conseguir concluir o processo de inscrição.

4. Ao concluir a inscrição, imprima o boleto para pagar a taxa no valor de R$30,00.

Inscrições no site www.vestibulinhoetec.com.br, como fazer 3

Após concluir a inscrição, pague a taxa no valor de 30 reais. (Foto Ilustrativa)

Provas vestibulinho Etec

Como já é de costume, o vestibulinho etec  2016 será formado por 50 questões objetivas, relacionadas às principais disciplinas do Ensino Médio, ou seja, Português, Matemática, História, Química, Biologia, História e Geografia. O conteúdo tem como objetivo testar as competências e habilidades dos candidatos.

Para fazer a prova da Etec, o candidato deve levar apenas caneta esferográfica preta ou azul, lápis preto, borracha e régua. Também é necessário apresentar um documento de identidade com foto, como RH ou CNH.

A prova tem 50 questões objetivas. (Foto Ilustrativa)

A prova tem 50 questões objetivas. (Foto Ilustrativa)

Calendário Vestibulinho Etec 2016

O calendário do vestibulinho Etec 2º Semestre já foi divulgado pelo Centro Paula Souza. Veja a seguir como ficaram as datas:

– De 13 de abril a 11 de maio: Inscrições

– 14 de junho: Divulgação dos locais de Exame

– 19 de junho, 13h30min: Aplicação do exame

– 19 de junho, 18h00min: Divulgação do gabarito no site oficial

– A partir de 06 de julho:  lista de classificação geral para os cursos com prova de aptidão

– A partir de 12 de julho:  classificação geral vestibulinho ETEC

–  13, 14 e 15 de julho –  1ª chamada e matrícula

– 18, 19 e 20 de julho:  2ª chamada e matrícula

– 21 de julho: 3ª chamada e matrícula

Cursos técnicos gratuitos ETEC 2016

A ETEC tem cursos técnicos em várias áreas. (Foto: Divulgação)

A Etec tem muitas opções de cursos técnicos, incluindo Açúcar e Álcool, Alimentos, Bioquímica, Contabilidade, Agroindústria, Edificações, Segurança do Trabalho, Administração, Informática, Desenho de Construção Civil, Enfermagem, Eletrotécnica, Mecânica, Farmácia, Química, entre outros. Para conferir a lista completa, basta acessar o site oficial da escola técnica.

O processo seletivo de meio de ano se encarrega de selecionar novos alunos para a modalidade de ensino técnico, que será realizada de forma presencial, semipresencial ou EAD. Também há vagas especiais para as pessoas que estão fazendo o ensino médio através do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Unidades Etec e cursos

Todas as escolas técnicas do Centro Paula Souza estão mobilizadas para montar novas turmas de alunos. A Etec Sorocaba, por exemplo, tem vaga abertas para quatro unidades, que contemplam os cursos de Recursos Humanos, Automação Industrial, Administração, Edificações, Contabilidade, entre outros.

A Etec Mococa tem recebido um grande número de inscrições para o segundo semestre de 2016. Há três escolas técnicas instaladas no município, que promovem cursos técnicos de Administração, Serviços Jurídicos, Eventos, Guia de Turismo, Mecânica, Informática e tantos outros.

O vestibulinho 2016 também vai selecionar novos alunos para a Etec Americana. A unidade contará com novas turmas para os cursos de Design de Interiores, Edificações, Informática, Logística, Segurança do Trabalho e outras habilitações.

Confira a lista completa de unidades e cursos técnicos. Dessa forma, você fica por dentro das habilitações disponíveis no seu município.

Modalidades de cursos ETEC

Ensino técnico presencial: o vestibulinho do 2º semestre espera preencher vagas remanescentes para cursos técnicos gratuitos, nas áreas de Nutrição Recursos Humanos, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Mecânica, Informática, entre outras. As aulas acontecerão diariamente nas escolas técnicas de todo o estado.

Ensino técnico à distância: quem não tem tempo de frequentar a sala de aula todos os dias pode recorrer aos cursos técnicos gratuitos à distância da ETEC. A modalidade EAD contempla as seguintes habilitações: Administração, Comércio, Secretariado e Guia de Turismo.

Ensino técnico semipresencial: essa modalidade se diferencia das demais porque combina aulas presenciais e à distância. Além de frequentar a escola técnica, os alunos também realizam algumas disciplinas por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Ensino técnico integrado ao EJA: os alunos que estão cursando a Educação para Jovens e Adultos podem adquirir também uma formação profissionalizante. Para participar dessa modalidade, oferecida exclusivamente no período noturno, é preciso ter 18 anos completos até o dia 31 de julho de 2016.

Documentos para matrícula Etec 2016

Já comece a providenciar os documentos para a matrícula. (Foto Ilustrativa)

Já comece a providenciar os documentos para a matrícula. (Foto Ilustrativa)

A matrícula na Etec exige a apresentação de alguns documentos comprobatórios, como RG (original e cópia), CPF (original e cópia) histórico escolar com certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio e 2 (duas) fotos 3×4. A lista completa de documentos se encontra no manual do candidato.

Perguntas e respostas sobre o vestibulinho etec

Quais são os requisitos para estudar na Etec?

Os pré-requisitos variam conforme a modalidade. Para fazer ensino médio EJA integrado ao técnico, por exemplo, é preciso estar matriculado na Educação de Jovens e Adultos e ter mais de 18 anos. Nos demais cursos técnicos, o candidato deve estar matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio.

A Etec trabalha com o sistema de cotas?

Sim. As cotas são deliberadas através do Sistema de Pontuação Acrescida. Isso significa que, do total de vagas, 10% são preenchidas com alunos oriundos da rede pública e 3% com afrodescendentes. Quem se enquadra nas duas condições tem 13%.

A Etec devolve a taxa da inscrição?

Não. Depois de pagar a taxa no valor de 30 reais, o candidato não tem como reaver esse dinheiro.

Quanto tempo dura a prova do vestibulinho?

O candidato tem quatro horas para realizar as questões. O portão da escola será aberto às 12h30 e fechado às 13h30.

Como se preparar para vestibulinho ETEC?

Passar no vestibulinho não é uma tarefa tão complicada quanto ser aprovado no vestibular. No entanto, vale à pena estudar um pouco para garantir uma boa posição e não ficar dependendo da 2ª e 3ª chamada. Veja:

#1 – Leia o edital com atenção

O edital reúne informações essenciais sobre o processo seletivo da Etec, como modalidades de cursos, inscrições, datas, documentos necessários, entre outros dados. Faça uma leitura atenta do documento e não deixe passar nenhum detalhe.

Leia atentamente o edital e o manual do aluno. (Foto Ilustrativa)

Leia atentamente o edital e o manual do aluno. (Foto Ilustrativa)

 

#2 – Estude interpretação de texto

Praticamente todas as questões do vestibulinho testam as habilidades de interpretação de texto, gráficos ou tabelas. É preciso ler o enunciado com cuidado, bem como as alternativas apresentadas em cada questão. Em caso de dúvidas na hora de responder, elimine as respostas improváveis.

#3 – Treine matemática

Alguns assuntos caem com frequência nas provas da Etec, como regra de três, soma, subtração, frações, multiplicação, equações de segundo grau e teorema de Pitágoras. Relembre a teoria sobre esses temas e faça exercícios para assimilar melhor o conteúdo.

#4 – Estude História

Temas relacionados à História também caem no exame, especialmente História do Brasil, Primeira e Segunda Guerra Mundial. Assista algumas videoaulas sobre esses assuntos e elabore os seus resumos.

#5 – Não se esqueça de química, física e biologia

As questões que abordam ciências da natureza não são tão complexas. De qualquer forma, vale a pena estudar eletricidade, corpo humano, doenças e as principais fórmulas de química.

Estude o conteúdo, faça resumos e resolva exercícios. (Foto Ilustrativa)

Estude o conteúdo, faça resumos e resolva exercícios. (Foto Ilustrativa)

#6 – Faça as provas anteriores

Acesse o site oficial da Etec e baixe as provas anteriores do Vestibulinho. Depois, tente resolver as questões em casa. Esse exercício permite identificar os assuntos recorrentes e as principais dificuldades.

O vestibulinho ETEC tem 50 questões. Para disputar uma das vagas, o candidato precisa acertar pelo menos metade desse número, ou seja, 25 questões. Quem consegue 30 acertos está praticamente dentro do curso técnico escolhido.

Acesse o endereço www.vestibulinhoetec.com.br, faça a sua inscrição e aguarde a data do exame. Não se esqueça de ler atentamente o manual do candidato. Estude na Etec em 2016 e aumente as suas chances de construir uma carreira profissional de sucesso.

Locais de prova Vestibulinho Etec 2016 2º semestre

Os candidatos já podem conferir o local onde farão a prova da Etec 2016 (Foto: Reprodução Etec)

Os candidatos já podem conferir o local onde farão a prova da Etec 2016 (Foto: Reprodução Etec)

A consulta aos locais de prova Vestibulinho Etec 2016 2º semestre já está disponível, permitindo que os candidatos às vagas em cursos técnicos gratuitos SP verifiquem, com antecedência, onde irão fazer o exame.

Se você vai participar do segundo processo seletivo Etec SP 2016 e quer saber onde vai fazer a prova da Etec, basta acessar o site da instituição e clicar na opção “Ver local de prova”. Agora, é só digitar o número do seu CPF e clicar em “Consultar”.

Imprima ou anote as informações e não se esqueça de sair cedo de casa, no dia do exame, para não ter qualquer risco de se atrasar e perder a prova.

Cursos mais procurados no Vestibulinho Etec segundo semestre 2016

O curso de Enfermagem é o mais concorrido no Vestibulinho Etec para o segundo semestre de 2016 (Foto Ilustrativa)

O curso de Enfermagem é o mais concorrido no Vestibulinho Etec para o segundo semestre de 2016 (Foto Ilustrativa)

Saiu a lista dos cursos mais concorridos Etec 2016 segundo semestre. Se a qualificação que você quer fazer está entre as mais procuradas, a dica é reforçar ainda mais os estudos, para aumentar as suas chances.

Os 10 cursos mais procurados no Vestibulinho Etec 2016 2º semestre são:

  1. Enfermagem (Etec Carlos de Campos, manhã): 25,65 candidatos/vaga
  2. Enfermagem (Etec Parque da Juventude, manhã): 15,40 candidatos/vaga
  3. Manutenção Automotiva (Etec Martin Luther King, noite): 14,80 candidatos/vaga
  4. Processos Fotográficos (Etec de Artes, manhã): 14,47 candidatos/vaga
  5. Mecatrônica (Etec Martin Luther King, noite): 13,93 candidatos/vaga
  6. Administração (Etec Martin Luther King, noite): 13,90 candidatos/vaga
  7. Enfermagem (Etec Rubens de Faria e Souza, tarde): 13,67 candidatos/vaga
  8. Mecatrônica (Etec Martin Luther King, tarde): 13,50 candidatos/vaga
  9. Farmácia (Etec de Cidade Tiradentes, noite): 13,10 candidatos/vaga
  10. Administração (Etec Presidente Vargas, noite): 12,78 candidatos/vaga

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Add a Comment