Plataforma Freire 2019 Inscrições | Cursos de Licenciatura e Pedagogia

A Plataforma Freire é um sistema criado pelo Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo qualificar professores de todo Brasil ou atualizar os currículos dos docentes. Para que o programa consiga manter a sua proposta, ele tem parceria com várias instituições de ensino promotoras de cursos de licenciatura.

Inscrições na Plataforma Freire | freire.capes.gov.br

A formação oferecida pela Plataforma Freire é moderna, conceituada e contribui de certo modo com a qualidade da educação no Brasil. Muitos professores que trabalham em escolas no nordeste sem graduação podem agora contar com a chance de concluir um curso de qualidade na área em que deseja atuar.

O programa que leva o nome do principal alfabetizador brasileiro é especialmente voltado para docentes. O plano nacional de formação de professores promove cursos públicos e gratuitos nos 21 estados brasileiros e fortalece a cada edição sua parceria com instituições de ensino superior.

Plataforma Freire

Através da Plataforma Freire o docente poderá ter sua formação de forma presencial ou semi presencial.

Os cursos da Plataforma Freire fora criado especialmente para os professores que lecionam em escolas municipais e estaduais sem qualificação apropriada. Entre as formações possíveis pelo programa destaca-se a graduação em Pedagogia. Os cursos disponíveis pertencem as modalidades a distância, presencial e semipresencial. Se você deseja fazer um curso oferecido pela Plataforma Freire, pode estar conferindo os cursos disponíveis e os estados em que são oferecidos. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o link sso.capes.gov.br
  2. Selecione o tipo de formação e em seguida, UF, Município e modalidade
  3. Você vai ver a lista dos cursos disponíveis.

Critérios Plataforma Freire

Em 2019, a Plataforma Freire manterá os mesmos critérios de seleção adotados nos anos anteriores. A formação para o primeiro semestre repete a oferta de cursos de iniciação, formação continuada e especialização. A gama de oportunidades reconhece as necessidades da Educação Brasileira.

Os cursos Plataforma Freire são bastante disputados pelos professores que buscam qualificação ou atualização, por isso os interessados precisam ficar atentos ao calendário do programa. Para ter acesso ao sistema da Plataforma Freire é necessário fazer o cadastro junto ao SSD.

Calendário Plataforma Freire

Se você deseja fazer o curso de licenciatura precisa então ficar atento as datas e ao período de inscrição do curso de formação de professores.

De acordo com o programa, pelo menos 105 mil vagas serão oferecidas em cursos de 1ª licenciatura. Confira o calendário:

  • Cadastro do currículo e solicitação de vaga

pelos professores da educação básica 16/10/2017 a 01/12/2017

  • Análise, pelas secretarias de educação, das

vagas solicitadas 13/11/2017 a 15/12/2017

Por meio do endereço eletrônico da plataforma, freire.capes.gov.br, o interessado consegue se inscrever e para isso é necessário um cadastro nesta primeira etapa.

A validação da sua inscrição, segunda parte do procedimento, é realizada pela secretaria estadual ou municipal de educação. Eles vão autorizar a participação do interessado e vai enviar o nome dele para a universidade que oferece determinado curso. Todo esse processo você consegue acompanhar através do seu usuário na plataforma.

O resultado deve ser anunciado até dia 30 de junho e a partir do meio do ano é que os professores começarão os cursos.

Conheça os cursos de licenciatura da plataforma Freire (Foto: Divulgação plataforma Freire)

Conheça os cursos de licenciatura da plataforma Freire (Foto: Divulgação plataforma Freire)

Curso de licenciatura

Os cursos de licenciatura estão disponíveis de três formas: à distância, semi presencial e presencial. Para saber qual o curso de formação está disponível na sua região, você precisa colocar o estado e depois a cidade.

A partir daí o sistema apontará o que está disponível para sua cidade. Caso não haja nenhum curso disponível, altere a forma de aprendizado. A modalidade do curso que você escolheu pode não estar disponível, mas ao trocar para outro modo de aprendizagem, talvez você encontre uma opção.

O principal objetivo da rede é ofertar uma formação inicial e até continuada para os professores da rede pública de Educação Básica. Docentes dos anos finais do fundamental e do médio podem fazer o curso nas disciplinas que já lecionam. Entre os cursos disponíveis estão Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências, Letras-Português, História e Geografia.

Vale lembrar que o sistema da Plataforma Freire foi criado em 2009 pelo Ministério da Educação. A meta é sempre realizar a gestão e um acompanhamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.

No Responses

Add a Comment