Pronatec 2018: Conheça as novidades para o próximo ano

Um dos principais programas de formação profissional do Brasil, o Pronatec promete trazer muitas novidades em 2018, continuando a oferecer milhares de vagas em cursos gratuitos de qualificação para quem está em busca de emprego.

Pronatec 2018

Pronatec 2018: Conheça as novidades para o próximo ano (Foto: Pixabay)

Criado em 2011 pelo governo federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego já ajudou na formação de quase 10 milhões de pessoas, em todo o país, por meio de cursos técnicos e de qualificação profissional, oferecidos em parceria com instituições públicas e privadas.

Recentemente, o programa passou por algumas mudanças, começando a ser chamado de Pronatec Oferta Voluntária e oferecendo cursos grátis em instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que disponibilizam as vagas de forma voluntária, sem o recebimento de recursos por parte do Ministério da Educação (MEC).

Novidades do Pronatec para 2018

O Pronatec 2018 dará continuidade à oferta voluntária, que ao longo de 2017 distribuiu centenas de milhares de vagas em cursos gratuitos nas modalidades presencial e à distância, atendendo pessoas de todos os cantos do Brasil.

Conforme o calendário do Pronatec Oferta Voluntária 2018, a primeira oferta do programa no próximo ano estará disponível no mês de fevereiro. O MEC ainda não divulgou detalhes a respeito dessa etapa, mas a expectativa é de que sejam oferecidas, novamente, milhares de vagas.

Pronatec 2018

O Pronatec conta com vários cursos a distância gratuitos (Foto: Pixabay)

Nas edições mais recentes, o programa disponibilizou cursos presenciais como Técnico em Administração, Técnico em Enfermagem, Técnico em Mecânica, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Eletrotécnica e Balconista de Farmácia, entre outras qualificações.

Já na modalidade de cursos à distância gratuitos, foram abertas vagas para qualificações como Agente Comunitário de Saúde, Assistente de Logística, Inglês Básico, Espanhol Básico, Operador de Computador, Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Auxiliar de Farmácia de Manipulação e Representante Comercial, além de muitas outras opções.

É por meio do Pronatec que também serão oferecidos os cursos gratuitos do Plano Progredir, recém-lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e que vai atender aos participantes do Bolsa Família, contribuindo para a autonomia deles.

Quem pode participar

Os cursos gratuitos Pronatec 2018 atendem a uma demanda por qualificações mais rápidas para ingressar no mercado de trabalho, deixando os participantes aptos a ocupar vagas de emprego após poucos meses de estudo.

Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 15 anos e estarem cursando ou terem concluído o ensino fundamental ou o ensino médio, conforme os requisitos do curso desejado.

De acordo com o MEC, alguns públicos têm prioridade para ficar com as vagas, entre os quais:

  • Estudantes da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • Bolsistas integrais de escolas particulares
  • Trabalhadores
  • Beneficiários de programas de transferência de renda do governo federal
  • Mulheres responsáveis pela família
  • Portadores de necessidades especiais
  • Indígenas
  • Integrantes de comunidades quilombolas
  • Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
Pronatec 2018

Cursos técnicos presenciais estão entre os destaque na oferta do Pronatec (Foto: Reprodução internet)

Como se inscrever

O calendário de inscrições do Pronatec 2018 ainda não foi divulgado. Para aproveitar essa chance de se qualificar de graça, fique atento ao site do programa, onde serão divulgadas todas as informações.

Com relação aos cursos grátis do Plano Progredir, inseridos no contexto do Pronatec, maiores detalhes podem ser obtidos na página do projeto.

Add a Comment