A Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) declarou nesta sexta-feira (4 de janeiro) que vai ampliar a oferta de vagas em cursos gratuitos. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) será um dos grandes responsáveis por essa disponibilidade de oportunidades em qualificações profissionais em 2013. A Fieb acredita que as vagas nesse ano passarão de 12 mil para 23 mil e beneficiará famílias de baixa renda.
Anúncios
Leia mais sobre: Senai Bahia – cursos gratuitos Senai BA 2012-2013
Cursos gratuitos Senai e Cimatec
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), juntos vão disponibilizar para 2013 cerca de 24 mil oportunidades em cursos gratuitos na Bahia. As qualificações profissionais promovidas pelas instituições parceiras da Fieb atendem a demanda do mercado de trabalho local, o que facilita a inclusão dos estudantes nesse meio. As inscrições para os cursos na Bahia serão abertas ao longo do ano e as informações serão divulgadas por meio do site www.senai.fieb.org.br.
Outros investimentos da Fieb previsto para 2013
O presidente da Fieb, José de Freitas Mascarenhas, também anunciou que a organização trabalhará vai investir nos ensinos básico e médio, como por exemplo, na reforma da Escola Retiro, na qual será disponibilizada uma verba de R$ 23,7 milhões. A escola vai atender 1,5 mil estudantes no ensino médio. Ao todo, a Federação contará com um orçamento de R$ 662 milhões para este ano.
Anúncios
Saiba mais sobre: Cursos técnicos – Senai, Senac e Sebrae 2012-2013
Mascarenhas disse também que a economia da Bahia deverá crescer acima da média nacional. O PIB (Produto Interno Bruto) estadual deve fechar o ano com crescimento de 3%, estimulado pelos setores de comércio e serviços e construção, contra cerca de 0,9% de crescimento do Brasil.
Por isso, quem não procurou uma capacitação profissional deve fazer isso rapidamente, já que com a movimentação do mercado baiano o número de vagas crescerá. No entanto, as companhias precisam e exigem mão de obra capacitada. Acompanhe sempre o site www.senai.fieb.org.br para saber se há novos cursos em aberto.