Supletivo a Distância Gratuito RJ

Supletivo a Distancia Gratuito RJ é uma alternativa para quem não conseguiu terminar os estudos da idade regular concluir o Ensino Médio, sem precisar frequentar as aulas presenciais. Os estudos garantem certificado de conclusão de curso validado pelo Ministério da Educação. Com o documento, é possível concorrera a novas oportunidades de trabalho, como concursos públicos, graduações, que abram portas para uma melhor posição no mercado de trabalho e um salário melhor. Veja as vantagens do supletivo online.

Supletivo a Distância Gratuito RJ. (Imagem: Divulgação)

Supletivo a Distancia Gratuito RJ

O Supletivo EAD é regulamentado pelo Ministério da Educação, na Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases, que determina dois tipos de módulos à distância no País: Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Ensino Médio (1° ao 3° ano). Os estudos online, no entanto, apenas podem ser feitos a partir do quarto ano.

Supletivo a Distancia Gratuito RJ é voltado para aqueles que não conseguiram concluir a educação básica, por isso, as escolas credenciadas pelo MEC exigem idade mínima para fazer a matrícula. A idade mínima está a partir de 15 anos, para supletivo de Ensino Fundamental e 18 anos, para o Ensino Médio.

Duração do Supletivo EAD

Teclas do computador

O supletivo a distância é uma opção para quem busca terminar os estudos e não tem muito tempo. (Imagem: Divulgação).

O aluno do Supletivo EAD pode concluir as séries de forma rápida. No caso do Ensino Fundamental e Médio, por exemplo, o tempo de conclusão dos cursos podem ser de metade do que é estabelecido pelo ensino regular. Ou seja, no total são, no mínimo, 6 meses, por série. Em dois anos, é possível completar as 4 séries.

Entre as vantagens em se fazer o Supletivo a Distancia RJ é que não é preciso assistir às aulas presenciais, já que o estudo é feito pela internet. O aluno pode escolher o melhor horário para os estudos.

O prazo para inscrição é ilimitado, já que os estudos estão disponíveis em qualquer período do ano. Basta o aluno fazer a matrícula online, pela internet, e cadastrar uma senha de acesso para entrar no ambiente virtual das aulas.

As provas de cada período, que podem ser mensais ou bimestrais, no entanto, devem ser feitas no ambiente escolar, ou seja, na sede ou polo da escola.

Algumas escolas do RJ oferecem modelos variados de aula. Cada escola tem uma metodologia, Elas exigem a presença do aluno nas provas finais e algumas também pedem que o estudante compareça às aulas presenciais, em uma determinada semana, para contar com apoio de professores, tutores ou grupos de estudo.

Como escolher a escola no RJ?

Supletivo online

Há várias opções de supletivos gratuitos online no RJ veja cada um deles. (Imagem: Divulgação)

Pela internet, diversas escolas oferecem o Supletivo a Distância Gratuito RJ, mas é preciso tomar alguns cuidados na hora da escolha.

Uma escola séria, primeiro, é credenciada e reconhecida pelos órgãos públicos. Ou seja, no caso, pela secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Sem a certificação, a escola não é capaz de emitir o documento oficial de conclusão do curso.

Se a escola não determinar que as provas sejam feitas no local físico da sede ou se ainda cobrar para emitir o diploma, desconfie, pois são práticas que desrespeitam a determinação do Ministério da Educação.

Dicas para fazer matrícula para o supletivo

Estudando pelo computador

Para fazer o supletivo gratuito é preciso ter disciplina e assistir a todas as aulas. (Imagem: Divulgação)

Antes de fazer a matrícula, confira a opinião de outros estudantes, verifique se há material didático e tire todas as dúvidas sobre exercícios, provas… Verifique ainda se a escola oferece tutores para tirar as dúvidas e se possui grupos de estudo.

No Rio de Janeiro, há supletivos EAD gratuitos e privados. Os cursos gratuitos podem ser feito s no Senai ou no Sesi mais próximo. Matricule-se em um Supletivo a Distancia Gratuito RJ.

Add a Comment