Transferência de Faculdade Particular para Pública

Você sabia que é possível fazer a transferência de faculdade particular para pública? Sim, há oportunidades em vários cursos de Universidades pelo país, porém é preciso seguir uma série de protocolos e ficar atento as vagas remanescentes, datas, documentação e muito mais! Se você está realmente comprometido leia o artigo e saiba todas as informações!

Anúncios

Transferência de Faculdade Particular para Pública. (Imagem: Divulgação Pixabay)

Transferência de Faculdade Particular para Pública

Muitos tem o sonho de ingressar em uma faculdade pública por diversos motivos. Porém, a concorrência é grande e as vagas são limitadas. Tem pessoas que se preparam por anos para então, conquistar aquela vaga tão desejada.

Anúncios

Todo mundo sabe que é preciso e exigido muito esforço para passar em uma faculdade pública e, nem todos conseguem de primeira. Então, escolhem estudar em uma faculdade particular por um período e depois realizar a transferência.

Primeiros Passos para a Transferência de Faculdade Particular para Pública

Primeiros Passos para a Transferência de Faculdade Particular para Pública. (Imagem: Banco de Imagem Canva)

A verdade é que este tema já foi discussão de muitos anos aqui no Brasil, principalmente, desde 2005, quando tivemos alguns casos que chegaram inclusive no STF (Supremo Tribunal Federal), e tudo isso por parecer injusto com quem estudou e se dedicou para entrar no ensino superior público.

Anúncios

Um tema polêmico que divide opiniões, mas que já há alguns anos foi oficialmente regulamentado e com instruções que devem ser seguidas à risca por quem deseja realizar a transferência e conquistar o diploma.

Há dois caminhos possíveis, o primeiro é se atentar e seguir as informações sobre as vagas remanescentes na universidade e curso desejado, entrar em contato com a instituição para verificar toda a documentação necessária, datas para a prova de transferência e outras exigências específicas de cada local.

Leia mais informações sobre: Transferir bolsa Prouni: Saiba mais

Como fazer a transferência de faculdades?

É preciso seguir todas as orientações e processos de transferência específico da universidade que deseja entrar. (Imagem: Banco Canva)

Cada Instituição segue um protocolo, por exemplo, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), realiza provas de transferências para selecionar alunos vindos de outras universidades. Nesta prova são cobrados conhecimentos específicos do curso, ou seja, não basta só enviar os documentos!

Processo Seletivo para transferência

Todas as instituições seguem por Lei o processo seletivo. A Advocacia-Geral da União (AGU), desde 2014, demonstrou em ação judicial, caso de um estudante da faculdade do interior do Tocantins que solicitava transferência para Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO), que os alunos que estão matriculados em universidades particulares só podem ser transferidos para uma pública se participarem do processo seletivo.

Dicas para fazer a transferência

Existe todo um protocolo a ser seguido e é importante se preparar para a prova. (Imagem: Banco Canva)

Para saber como funciona transferência de faculdades o ideal é entrar em contato com a secretaria da faculdade privada em que está cursando, angariar informações e também, checar com a faculdade publica que se deseja fazer a transferência, pois cada faculdade adota procedimentos diferentes, o ideal é se informar direto na faculdade pública em que se tem interesse de ingressar.

Vale lembrar, que também é um processo seletivo com muitos alunos também buscando a transferência, e não necessariamente porque você enviou a documentação e realizou a prova já teve a transferência aprovada!

Leia mais informações sobre: As vantagens de estudar numa universidade particular

Análise da Grade Curricular

A grade curricular é analisada, para saber se o aluno irá abonar as matérias já cursadas em determinado período de tempo.

O ideal é procurar saber o quanto antes os procedimentos necessários para a transferência, pois geralmente as vagas disponibilizadas para este procedimento são escassas, devido a preferência em transferência de alunos dentro da própria universidade pública, ou seja, as vagas disponíveis para alunos de escolas privadas são poucas, e se antecipar é uma das melhores dicas para transferir faculdade.

Entre em contato com a universidade pública em que almeja ingressar e verifique a quantidade de vagas disponíveis, bem como todos os procedimentos necessários, e o principal, não deixe de se preparar para a avaliação aplicada ao aluno, para que seja possível a transferência da faculdade privada para a faculdade pública.  Veja que, a transferência só pode ocorrer se o aluno passar na prova de avaliação onde consta todas as disciplinas que ele vai cursar.

Como são milhares de alunos brasileiros que buscam fazer essa transferência e o número de vagas disponíveis são ainda menores, é importante que você se antecipe e se prepare para fazer a prova, pois só vai passar, aquele aluno que estiver bem preparado. Boa sorte!

Vagas remanescentes

O que são vagas remanescentes?  São vagas originadas por alunos desistentes e repetência. Então, são também variantes e escassas. Então, dependendo do curso e da Universidade pode ter vagas ao longo do ano ou, mas provavelmente, depois do período de rematrícula

Como já mencionamos, o processo varia de faculdade para faculdade. As vagas remanescentes são apenas para alguns cursos e é aplicado um processo de seleção por meio de provas diferentes do vestibular regular e outras análises de currículo.

Vestibular

Outra opção, seria realmente prestar novamente o vestibular regular e depois, caso você tenha aprovação, solicitar a equivalência/ eliminação das matérias já cursadas na faculdade particular.

Dicas para não cometer erros ao transferir sua faculdade

Para realizar a transferência de faculdades é preciso ter certeza e estar consciente de todo processo. (Imagem: Banco Canva)

Nós separamos algumas dicas para você sair na frente e fazer tudo certo para conquistar sua tão sonhada transferência de faculdade com muita consciência.

  • Vale lembrar que as vagas em aberto não são garantia de transferência, então, mesmo que você esteja já cursando uma faculdade e estudando, prepare-se para a prova. Em alguns casos, é ainda mais específica que o próprio vestibular. É fundamental estar preparado.

 

  • Caso você esteja cursando na área de Biológicas e quer ir para área de Exatas, fique sabendo que não será possível eliminar matérias. É preciso fazer todas as obrigatórias! Então, sua graduação levará mais tempo, ok?!

 

  • Vale lembrar que é preciso ponderar e pensar se realmente os motivos valem a pena. Muitas vezes, se é apenas pela economia da mensalidade, coloque no papel os gastos se a Universidade Pública se for longe de casa. Se o ensino da sua faculdade é de qualidade, o que vale é o esforço individual e comprometimento.

 

  • Liste todos os benefícios que a sua universidade atual oferece como intercâmbios, bolsas, convênios com outras empresas, estágios. Pondere para realmente, caso consiga a transferência, não se arrepender.

Gostou das dicas? Deixe aqui um comentário falando o seu motivo de buscar a transferência de faculdade.

Anúncios

Add a Comment