Faculdade à Distância MEC EAD

Você está em busca de uma faculdade à distância MEC EAD? Então saiba que existem muitas instituições, aprovadas pelo Ministério da Educação, que oferecem cursos de qualidade em todo o Brasil. Nessa matéria você encontrar algumas dicas de cursos e descobrirá formas de encontra-los.

Faculdade à Distância MEC EAD. (Foto: Divulgação)

A faculdade a distância deixou de ser apenas uma previsão para os próximos anos, ela já é uma entidade real e baseia-se em tecnologias avançadas. O sistema EAD de ensino só pode ser aprovado quando submetido a uma avaliação do Ministério da Educação, isso implica numa cuidadosa análise da metodologia de cada curso promovido a distância.

Leia mais: Graduação a Distância Gratuita Online

Faculdade à Distância MEC EAD

A graduação à distância foi criada com a intenção de facilitar a vida de milhares de brasileiros que sonham com o ensino superior. Essa modalidade oferece flexibilidade para organizar os horários de estudo e mensalidades com preços mais em conta. No entanto, nem sempre é fácil de tornar um aluno EAD. É preciso ter foco, disciplina e responsabilidade para realizar todas as atividades do ambiente virtual de aprendizagem.

Para uma faculdade à distância ser boa, ela precisa ser reconhecida pelo MEC. (Foto: Divulgação)

A lei diz que a faculdade à distância MEC EAD pode ter a maior parte do seu conteúdo trabalhado à distância, no entanto, é preciso que parte da formação aconteça de forma presencial nos polos de apoio, especialmente as avaliações. O curso deve, ainda, contar com infraestrutura e uma equipe de docentes para oferecer suporte aos alunos.

Cursos de graduação da UAB

A UAB (Universidades Abertas do Brasil) é um projeto criado pelo MEC que incentiva a parceria de diferentes instituições públicas de ensino. O principal objetivo da UAB é adotar a educação à distância para graduar professores, formando profissionais qualificados para encarar os desafios da carreira docente no mercado de trabalho. Para ingressar num curso de graduação ou especialização, os candidatos são submetidos a um processo seletivo de formato tradicional. Para conhecer melhor a didática dos cursos superiores UAB e obter outras informações, acesso o Portal UAB.

A UAB reúne cursos de mais de 100 instituições. (Foto: Divulgação)

Veja também: Vestibular UAB – Graduação a Distância

Os cursos a distância gratuitos aprovados pelo MEC não param por aí, as faculdades públicas estão investindo na plataforma EAD e inovando a tecnologia para as aulas a distância. Um bom exemplo dessa modernização é o IAE (Instituto de Aprendizado Eletrônico) da USP, um sistema que recebeu um investimento de R$ 1,19 milhão e já se encontra em atividade, com a oferta de cursos de graduação EAD.

Como saber se um curso EAD é bom?

Um curso não pode ser aprovado pelo MEC sem ter potencial, ainda mais quando suas aulas são semipresenciais ou a distância. O material didático e a assistência de tutores devem suprir inteiramente o contato com professores ou as atividades práticas. Os métodos didático-pedagógicos precisam estar de acordo com o SEED (Secretaria de Educação a Distância).

Utilize a ferramenta e-MEC para encontrar a melhor faculdade EAD. (Foto: Divulgação)

Antes de iniciar um curso de graduação, procure se informar sobre a viabilidade dessa formação, normalmente todas as instituições públicas são credenciadas pelo Ministério da Educação. Não é somente as universidades que estão inclusas nesse assunto, as escolas técnicas também passam pela criteriosa análise do MEC.

Entre as faculdades aprovadas pelo MEC presentes no Brasil, destacam-se: UFMG, USP, Unicamp, UNESP, UFRJ, UEL, UEM, UFSC, UFSCar e UFMT.

Saiba mais: MEC Cursos EAD Gratuitos

Para ter certeza de que um curso é uma faculdade à distância MEC EAD, você deve acessar o site emec.mec.gov.br e realizar uma busca, conforme o nome do curso, a instituição e modalidade. Se ele consta na base de dados, é sinal de que tem reconhecimento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *