Vagas para cursos técnicos de graça

Vagas para cursos técnicos de graça é o que você está procurando? Então saiba que novas oportunidades são lançadas diariamente em todo o Brasil. Na Bahia, por exemplo, há uma oferta de 10 mil vagas gratuitas para 52 cursos técnicos. Leia a matéria e confira mais informações.

Vagas para cursos técnicos de graça. (Foto Ilustrativa)

O ensino técnico tem sido cada vez mais valorizado pelas empresas, de diferentes segmentos. Essa modalidade desenvolve competências práticas em diferentes especialidades, valorizando técnicas modernas e tecnologias avançadas. Quem tem um diploma técnico aumenta as chances de adquirir um emprego e garante um bom salário.

Leia mais: Cursos Técnicos na Bahia e em Salvador

Vagas para cursos técnicos de graça

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está oferecendo mais de 10 mil vagas para cursos técnicos gratuitos, através das escolas da rede estadual. As oportunidades educacionais estão disponíveis em todo o estado, principalmente nas cidades de Salvador, Simões Filho e Camaçari.

As vagas para cursos técnicos de graça na Bahia estão sendo ofertadas através de dois programas, com a intenção de ajudar os trabalhadores de baixa renda e jovens que buscam o primeiro emprego.

Há vagas abertas para cursos técnicos na Bahia. (Foto Ilustrativa)

Todos os cidadãos que já concluíram o ensino fundamental podem participar da Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores Integrada à Educação de Jovens. Esse programa estimula a qualificação básica entre aqueles que desejam cursar o ensino médio juntamente com o técnico.

Veja também: Cursos Gratuitos Salvador BA 2015

O outro programa que contribui com a oferta de vagas gratuitas é a Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores Integrada à Educação de Adultos. Nesse caso, a ideia é disponibilizar cursos de educação profissional técnica para quem já concluiu o ensino técnico.

Parte das oportunidades oferecidas nesse ano pretende atender uma lista de espera do programa Médio Subsequente (Prosub) de 2014. A distribuição das vagas será realizada através de sorteio eletrônico.

A lista completa de cursos está disponível no site da Secretaria da Educação. (Foto Ilustrativa)

Inscrições para cursos na Bahia

Não há uma seleção unificada para as vagas na Bahia. Para conhecer as oportunidades e se inscrever, basta acessar o site www.educacao.ba.gov.br. O prazo para participar se estende até 24 de julho.

Cursos técnicos gratuitos em todo o Brasil

Caso você não more na Bahia, saiba que existe uma iniciativa nacional que distribui vagas gratuitas para cursos técnicos: o Sisutec. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica é uma iniciativa do Ministério da Educação que distribui oportunidades em instituições públicas e privadas através de um sistema informatizado.

Outra opção bacana para encontrar cursos técnicos gratuitos é o Sisutec. (Foto Ilustrativa)

O Sisutec 2015 entrou na fase das vagas remanescentes. Ou seja, o sistema vai distribuir as oportunidades que não foram preenchidas nas etapas anteriores. Nesse caso, a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é requisito obrigatório. As inscrições seguem abertas de 20 de julho a 02 de agosto.

Saiba mais: Sisutec 2015: cursos, vagas, inscrição

Viu só como é fácil garantir uma das vagas para cursos técnicos de graça? Você só precisa ficar atento às iniciativas estaduais e federais. Continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos e amplie as suas chances de construir uma carreira bem sucedida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *