Bolsa Acordo Senac MG 2010: Inscrições

Senac Minas Gerais

Programa de bolsas de estudo para cursos técnicos e de capacitação, inédito em Uberaba, está com inscrições abertas até o próximo dia 30. Trata-se do Programa Bolsa Acordo, do Senac Minas que, como informa o gerente regional do Senac, Manoel Carlos Baião Júnior, é voltado a pessoas de baixo poder aquisitivo, cuja renda familiar seja de até 1,5 salário mínimo.
Serão 40 vagas disponíveis para cada um dos cursos técnico oferecidos, com turmas específicas para alunos bolsistas. Porém, ele garante que a grade curricular e o conteúdo programático são os mesmos. As inscrições são para turmas de Administração, Contabilidade e Secretariado no período matutino. Já no turno da tarde, os cursos técnicos são para Enfermagem, Segurança do Trabalho e Estética. “A partir de novembro, mais 40 vagas estarão abertas para o curso técnico em Estética Facial, sendo 20 pela manhã e outras 20 à tarde. Lembrando que haverá ainda inscrições para cursos de capacitação.”
De acordo com ele, as vagas para capacitação serão para os cursos de serviços de garçom/garçonete aplicados em restaurante de hotel, recepcionista para meios de hospedagem, cozinheiro básico, maquiador, manicure e pedicure, que acontecerão pela manhã. No período da tarde haverá o curso de personal stylist (consultor de imagem), recepcionista em meios de hospedagem, técnicas em produções culinárias aplicadas em cozinha de hotel, garçom básico, auxiliar administrativo, auxiliar de pessoal, cabeleireiro, manicure e pedicure.
O cadastramento para o preenchimento das vagas deve ser feito no link do Bolsa Acordo no site do Senac (www.mg.senac.br/bolsaacordo), quando a pessoa deve informar dados pessoais e escolaridade em um formulário eletrônico. “O candidato ainda poderá selecionar até três cursos por ordem de sua preferência, observando os requisitos de acesso aos mesmos”, conta.
“Entre os critérios de seleção estabelecidos, além da renda familiar per capita, está a análise da posição na família, se é arrimo ou dependente; escolaridade; situação de trabalho; egressos dos Programa de Aprendizagem em Comércio e Bens; Serviços e Turismo do Senac Minas; das pessoas com deficiência e avaliação da documentação do candidato.”
A divulgação do resultado da seleção será informada no site do Senac Minas e as matrículas deverão ser efetuadas entre os dias 8 e 11 de junho.
O Senac Uberaba possui hoje 15 turmas de técnicos em andamento e no mês são realizados cerca de 16 cursos de qualificação profissional. Anualmente, o Senac forma aproximadamente 7 mil alunos. A unidade do Senac em Uberaba fica na avenida Santa Beatriz, 1.340, no bairro Santa Maria. (JB)

As inscrições para as 70 vagas do Bolso Acordo ainda podem ser feitas. Os cursos técnicos de Administração e secretariado não têm custo dos seus participantes. As inscrições no Senac Araxá podem ser feitas até o dia 20.

O objetivo do projeto, que não têm custo para os participantes, é ampliar o acesso ao ensino profissionalizante para pessoas com baixa renda familiar e que não ultrapassa 1,5 salário mínimo, sendo assim, a soma dos rendimentos deve ser dividido pela quantidade de pessoas do grupo familiar não deve superar.
As 70 vagas disponíveis para os cursos técnicos de Administração e Secretariado serão divididos em quatro turmas nos períodos matutinos e vespertinos. Para se inscrever o candidato deve ter, no mínimo, 16 anos e esteja cursando o 2º do Ensino Médio.

O gerente do Senac, Manoel Carlos Bayão Júnior, diz que a iniciativa faz parte da política de incentivo da instituição que planeja ampliar o acesso ao ensino profissionalizante. Essa é uma ótima oportunidade para quem busca qualificação com metas de ampliar a inserção no mercado de trabalho.

O edital e formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial do Senac Minas Gerais www.mg.senac.br/bolsaacordo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *