Cursos de Fitoterápicos, Cursos de Extenção UFMT

Serão realizados entre os dias 25 de agosto e 11 de dezembro, cursos de fitoterápicos, oferecidos pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, para interessados em saber mais sobre a área de fitoterápicos, poderá contar com 12 cursos de extenção nesta área, que fazem parte do projeto de extensão Etno-Fitos, os cursos contarão com a coordenação do o professor de Farmacologia Domingos Tabajara de Oliveira Martins.

Os cursos de extenção UFMT vão ser no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), CCBS I. as inscrições vão permanecer abertas ate o dia 23 de agosto e podem ser feitas na sala 103 do Departamento de Ciências Básicas em Saúde da FCM. Cada curso disponibilizado vai oferecer 40 vagas e todos os cursos vão ter a carga horária de 24 horas. Confira abaixo qual vão ser os cursos oferecidos:

Obtenção;
Preparo e identificação botânica de plantas medicinais;
Cultivo e produção de mudas de plantas medicinais;
Referenciamento da matéria-prima vegetal;
Selo verde: controle de qualidade farmacognóstico de plantas medicinais e matéria-prima vegetal;
Introdução aos métodos na pesquisa etnobotânica;
Preparo de extratos e extração de óleos essenciais de plantas medicinais;
Controle de qualidade farmacotécnica;
Educação ambiental em plantas medicinais;
Pós-colheita e comercialização das plantas medicinais;
Critérios de qualidade e segurança na preparação e utilização de remédios caseiros com plantas medicinais;
Importância e implantação da farmácia viva no SUS;
Prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos;

Os Projetos vão adquirir como base as Políticas de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. As ofertas para os cursos de extenção em fitoterápicos visam capacitar pessoas para a Rede de Desenvolvimento sustentável de Plantas Medicinais, treinar estudantes em trabalho integrado e interdisciplinar e implantar duas Farmácias Vivas em Cuiabá-MT, utilizando resultados de pesquisa etnofarmacobotânica a ser realizada em Cuiabá.

Para maiores informações sobre os cursos da UFMT, basta ligar para: (65) 3615-8862.

Add a Comment