Cursos grátis em Ribeirão Preto 2016

Os cursos grátis em Ribeirão Preto 2016 são indicados aos trabalhadores que não possuem condições financeiras de pagar a capacitação. Eles também podem servir para ocupar o tempo livre de crianças e jovens.A oferta de oportunidades tem aumentado nos últimos anos, contemplando não só a cidade de Ribeirão Preto, mas também os municípios vizinhos.

Cursos gratuitos em Ribeirão Preto 2015. (Foto: Reprodução)

Ribeirão Preto é um município situado no interior de São Paulo. Há muitas empresas comerciais e industriais no seu território, que empregam uma população tem mais de 650 mil habitantes. Várias instituições oferecem cursos gratuitos na cidade para capacitar a mão de obra dos trabalhadores, principalmente através de cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

Veja também: Cursos profissionalizantes em Ribeirão Preto 2016

Cursos grátis em Ribeirão Preto 2016

Nos últimos anos, a cidade de Ribeirão Preto passou a contar com mais vagas gratuitas para cursos profissionalizantes, graças à iniciativa do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O programa do governo federal tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica, principalmente entre aqueles que estudaram o ensino médio na rede pública e recebem benefícios de programas sociais.

Além do estímulo gerado pelo Pronatec, também existem instituições que oferecem cursos gratuitos através de processos seletivos, como é o caso do Senai e da Etec.

O Pronatec ampliou a oferta de cursos gratuitos. (Foto: Reprodução)

Você não sabe onde encontrar cursos gratuitos em Ribeirão Preto 2016? Então confira algumas sugestões:

Senai Ribeirão Preto

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece cursos grátis em Ribeirão Preto, com o propósito de capacitar profissionais para trabalhar em diferentes setores industriais. A escola trabalha com cursos técnicos de eletroeletrônica, mecânica, eletromecânica, segurança do trabalho e informática. Também são concedidas vagas gratuitas para aprendizagem de mecânico automobilístico, assistente administrativo, marceneiro, caldeiro, mecânico de manutenção, entre outros cursos.

O Senai Ribeirão Preto está se preparando para o processo seletivo de aprendizagem industrial aberto a comunidade. Os jovens interessados nos cursos gratuitos terão o prazo de 02 a 13 de maio para realizar a inscrição.

Os cursos preparam para o mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

Senac Ribeirão Preto

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição que normalmente cobra pelos seus cursos, mas que também trabalha com a oferta de vagas gratuitas. Através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), o Senac Ribeirão Preto oferece bolsas para espanhol básico, inglês básico e  inglês intermediário. A unidade também executa o Pronatec.

Saiba mais: Senac Ribeirão Preto – Cursos Técnicos

ETEC Ribeirão Preto

A ETEC, escola técnica do Centro Paula Souza, oferece ótimas opções de cursos técnicos gratuitos. Os alunos podem se formar nas carreiras de Administração, Automação Industrial, Design de Interiores, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Nutrição, Mecatrônica, Mecânica, Secretariado e Telecomunicações. O vestibulinho 2º semestre de 2016 receberá inscrições entre 13 de abril e 11 de maio.

Há opções de cursos técnicos, como é o caso de edificações. (Foto: Divulgação)

Programa Kabuki

O Programa Kabuki está com inscrições abertas para cursos gratuitos em Ribeirão Preto 2016. Há 185 vagas abertas, que contemplam os cursos de música, dança e teatro. As oportunidades serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos candidatos. Para se inscrever, os interessados devem ter até 16 anos de idade.

Os cursos grátis serão realizados nas unidades Céu das Artes (Rua Benedicto Jacinto de Souza, 330 – Ribeirão Verde), no Centro Cultural Campos Elísesos (Rua Capitão Salomão, 250 – Campos Elíseos), no Centro Cultural Quintino Facci II (Rua Ernesto Petersen, 36 – Quintino II) e na Vila Tecnológica (Rua das Tecnologias s/n, casa 14 – Alexandre Balbo II)

As crianças e os adolescentes interessados em realizar a inscrição devem apresentar documento de identidade, foto 3×4, RG, comprovante de matrícula e comprovante de residência.

UNIP Ribeirão Preto

A UNIP, no âmbito do Pronatec, oferece oportunidades para cursos técnicos gratuitos. As vagas são distribuídas duas vezes por ano, através do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Até o momento, a universidade ainda não se pronunciou sobre os cursos gratuitos de 2016.

Veja também: Vagas de Empregos Ribeirão Preto, SP: 2016 Trabalho

Aproveite as dicas de cursos grátis em Ribeirão Preto 2016 e se prepare para apostar na sua carreira. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *