Pronatec terá curso para produção de etanol no Piauí

O Pronatec terá curso para produção de etanol no Piauí. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego está se preparando para oferecer um novo título de formação profissional. Leia a matéria para conhecer mais detalhes sobre essa oportunidade.

Pronatec terá curso para produção de etanol no Piauí. (Foto Ilustrativa)
Pronatec terá curso para produção de etanol no Piauí. (Foto Ilustrativa)

Rejane Dias, secretária estadual de Educação do Piauí, anunciou a abertura do curso de produção de etanol no âmbito do Pronatec. O objetivo é habilitar trabalhadores para atuar em empresas especializadas na produção de álcool, açúcar e pasta de tomate, especialmente na região oeste do estado.

Leia mais: PRONATEC 2016: Inscrições, cursos e vagas

A criação do curso de produção de etanol se fez necessária devido a implantação da Terracal na cidade de Guadalupe, no Piauí. Essa empresa, especializada em bioenergia e alimentos, recebeu um investimento generoso de R$5,3 bilhões para se consolidar no município piauiense.

Pronatec terá curso para produção de etanol no Piauí

O Pronatec terá curso para produção de etanol no Piauí, em parceria com a Escola Agrotécnica Frei José Apicella. Essa instituição de ensino profissionalizante já se destaca em projetos agrícolas desenvolvidos com os alunos, como a plantação de pastagens, construção de currais e manejo.

Sobre o curso de produção de etanol

O novo curso de produção de etanol, que será oferecido através do Pronatec, vai integrar o eixo tecnológico de produção industrial. Ao longo das aulas, os alunos vão aprender como controlar, operar e supervisionar os processos tecnológicos que envolvem a produção de etanol.

A produção de etanol será intensificada no Piauí. (Foto Ilustrativa)
A produção de etanol será intensificada no Piauí. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Curso técnico de açúcar e álcool Senai

Diversos temas serão abordados ao longo do curso de produção de etanol, que estão ligados à industrialização da cana-de-açúcar. Entre eles, vale destacar: cana-de-açúcar e derivados, álcool e derivados, processos de fabricação, microbiologia, biotecnologia e gestão de resíduos. Enfim, os alunos aprendem a lidar com todas as fases da produção do combustível, desde a colheita da cana até a distribuição do etanol.

A secretaria estadual da educação chegou a se reunir com diretores, supervisores e professores da rede estadual de Guadalupe. O encontro foi produtivo e buscou ampliar a presença do Pronatec na cidade, com novos cursos profissionalizantes nos próximos meses.

Esse curso profissionalizante espera formar mão-de-obra qualificada. (Foto Ilustrativa)
Esse curso profissionalizante espera formar mão-de-obra qualificada. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Curso de Açúcar e Álcool Grátis

O Pronatec terá curso para produção de etanol no Piauí e você não pode perder essa oportunidade. Passando pela formação profissional, será possível ampliar as chances de conseguir um emprego, mesmo em tempos de crise econômica. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre cursos gratuitos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *