IFPA Processo Seletivo 2021 | Vagas Abertas

IFPA Processo Seletivo 2021 | Vagas Abertas

Patricia Kelly 12 de novembro de 2021 Sem categoria

O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará está com processo seletivo em andamento para egresso de cursos profissionalizantes nas modalidades Cursos Técnicos Integrados, Cursos Subsequentes e Cursos de Graduação, os interessados podem se inscrever até o dia 12 de novembro.

Anúncios

IFPA Processo Seletivo 2021

São oferecidas 2.940 vagas para Cursos Técnicos Integrados, 1.485 vagas para Cursos Subsequentes e 1.588 vagas para Cursos de Graduação, as vagas estão distribuídas entre os campus Abaetetuba, Altamira, Amamindeia, Avançado Vigia, belém Bragança, Breves, Cametá, Castanhas, Conceição do Araguaia, Itaituba, Óbidos, Paragominas, Paraupebas, Santarém e Tucuruí.

O processo seletivo das escolas estaduais brasileiras é realizado por meio de mérito do aluno, desta maneira é utilizado o critério de avaliação média aritmética das últimas séries cursadas pelos alunos, no ato da inscrição o aluno deve informar a nota da última série ou ciclo concluído, há vagas para formação EJA- Educação de Jovens e Adultos, Cursos Técnicos Integrados, Subsequentes e de Graduação.

Anúncios

Saiba mais sobre a formação técnica integrada e cursos subsequentes neste artigo do site Via Cursos Gratuitos!

Processo Seletivo 

O Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciências e tecnologia do Pará funciona por meio do nível de escolaridade de cada candidato que deseja ingressar em um dos cursos do instituto, na página principal do IFPA o candidato escolhe um botão de acordo com o nível de escolaridade:

Anúncios
  • Nível Fundamental Completo
  • Ensino Médio Completo
  • Ensino Superior Completo
  • Cursos de Curta Duração
  • Programa de Formação de Professores

Clicando sobre um dos botões o candidato é direcionado para o processo seletivo, os candidatos que concluírem o Ensino Médio neste ano de 2021 (dois mil e vinte e um) poderão inscrever-se para os cursos técnicos de formação subsequente ou cursos de graduação.

O critério de classificação utilizado pelas escolas federais é a nota dos últimos anos, ou seja do terceiro ano do ensino médio para os cursos subsequentes, e nota do ENEM para os cursos de graduação. Para o curso de graduação são realizados dois processos seletivos PSU ( utiliza notas de edições anteriores do ENEM) e inscrição no site IFPA e o SISU (utiliza a nota da última edição do ENEM), para participar do SISU o candidato deve aguardar o resultado da prova ENEM.

Site Oficial: prosel.ifpa.edu.br

Inscrições Formação Integrada 

Na modalidade Formação Integrada os candidatos devem ter concluído o Ensino Fundamental, será considerado para critério de classificação no processo seletivo a nota da 7° (sétima série) e 8° (oitava série) do Ensino Fundamental  de todas as matérias.

Os candidatos que não tiverem em mãos o Histórico Escolar do Curso de Ensino Fundamental deverão solicitar certidão de conclusão ou certificado de aluno regularmente matriculado na oitavo série do ensino fundamental, também deve ser apresentado o boletim do último ano do aluno para fins de classificação será utilizada a média das matérias do último ano cursadas.

Chamada Pública 

O Instituto Federal do Pará  faz chamada pública de alunos interessados em realizar o ensino médio na modalidade integrada, curso profissionalizante concomitante a formação básica, os alunos interessados deverão comparecer no campus escolhido com todos os documentos em mãos até o dia 12 de novembro. Veja, documentos necessários para a matrículas:

  • Requerimento de Matrícula Devidamente Preenchido (Veja o edital);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ( original e cópia);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio (origina e cópia);
  • Comprovante ou Atestado de Aluno Regularmente Matriculado no Último Ano do Ensino Fundamental;
  • Boletim de Notas dos Últimos Anos do Ensino Fundamental ou Histórico Parcial;
  • Certidão de Nascimento e Casamento ( original e cópia);
  • Documento de Identidade ou Carteira de Habilitação (original e cópia);
  • CPF (original e cópia);
  • Certificado de Alistamento Militar (original e cópia);
  • Título de Eleitor e Comprovante de Votação da Última Eleição (original e cópia);
  • Comprovante de Residência Atualizado (original e cópia);
  • 1 Foto 3×4 Recente Sem Carimbo e Rasura;
  • 1 Pasta Plástica Porta Documentos Com Aba elástica.
Anúncios

Outros artigos

Curso de Estofamento de Móveis Gratuito

25 de outubro de 2010

Curso de Estofamento de Móveis Gratuito

Ser um profissional “estofador de móveis” está relacionada à área de restauração de moveis e esta área possui um lugar importante no mercado moveleiro. Só que pa...

Cursos gratuitos Programa Novos Talentos

11 de setembro de 2013

Cursos gratuitos Programa Novos Talentos

A partir desta segunda-feira (9), o programa Novos Talentos oferece vagas para cursos gratuitos em diversas cidades pernambucanas. A iniciativa espera melhorar a cap...